Uma língua é feita de palavras bonitas, palavras úteis, palavras irritantes, palavras que deliciam, palavras que não servem para nada, e as palavras mais feias como tudo. Pois, hoje, apetece-me falar destas últimas.

Ando a juntar materiais para um livro sobre a nossa estimada língua. Ora, lembrei-me de perguntar aos leitores da página Certas Palavras quais são as palavras mais bonitas, os erros mais irritantes e as palavras mais feias do português…
As respostas foram muitas e muito interessantes. Pois, hoje, revelo aqui as doze palavras mais feias da língua — segundo os meus leitores. (Os palavrões, palavras feias por natureza, hão-de ser revelados noutra lista.)
Esta e as outras listas serão incluídas no tal livro, cujo título irei enviar, em breve, a todos os leitores que participaram neste exercício. Muito obrigado!
Começo pelo 12.º lugar e termino na palavra mais feia…
12 – Picheleiro
Desconfio que o problema, neste caso, é a palavra que está ali por trás, a bater à porta. Porque a actividade dum picheleiro é inocente…
Leia também: 5 palavras inglesas que enganam os portugueses
11 – Furúnculo
Uma palavra com muito «u», mais ou menos nasal. Como é que uma palavra com vogais tão monótonas havia de ser bonita? Ainda por cima, o que vem à nossa cabeça quando a ouvimos não é das coisas mais agradáveis do mundo.
10 – Nauseabundo
Será do som? Será da náusea? Será do bundo? Será do cheiro? Não sei, mas sei que ninguém parece gostar da palavrinha (que, aliás, tem pouco de «inha»).
09 – Conspurcar
Não gostamos de palavras porcas, está visto. Queremos a língua limpa, a cheirar a rosas. Que ninguém a conspurque, se faz favor!
08 – Porrada
Pode ser uma palavra feia, mas a verdade é que, quando há porrada, muita gente quer ver.
07 – Corrupção
Será que o «rr» é especialmente feio? Aparece em várias destas palavras. É um som que arranha — mas é bem provável que, no caso da corrupção, o problema seja mesmo a dita cuja (e «dita cuja», não sendo uma só palavra, também merecia aparecer numa destas listas).
06 – Escarro
Temos o «rr» e temos o nojo. Junta-se a fome à vontade de comer e surge uma palavra feia como poucas.
05 – Sovaco
Nem muito desodorizante retira o cheiro incomodativo à palavra…
04 – Ódio
Não é bonito. Nem o ódio nem, pelos vistos, a palavra que o refere.
Leia também: 22 palavras da língua portuguesa espalhadas pelo mundo
03 – Cônjuge
Como é que alguém que amamos ganhou um nome tão feio?
02 – Escroque
Muito som /k/ e um significado a dar para o feio aliam-se para dar o segundo lugar ao escroque. Mas se for um escroque badalhoco, ganha o primeiro lugar…
01 – Badalhoco
Não gostamos de palavras sujas, está visto. O «badalhoco» ganha o prémio de palavra mais feia da língua. O que não quer dizer que não continue, por muitos e bons anos, nos dicionários e nas bocas de todos os falantes…
Tenho de deixar aqui algumas menções desonrosas. Houve referências a palavras como: «sobrancelha», «idem», «carrasco», «cueca», «ranho», «repudiar», «chato», «coima», «concomitantemente», «sanfona», «contabilidade»…
Há palavras que nos deixam com um mau sabor na boca. Não faz mal — as palavras bonitas também são muitas, mas ficam para outro dia…
Autor: Marco Neves
Autor dos livros Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa e A Baleia Que Engoliu Um Espanhol.
Saiba mais nesta página.
Comentários 2