Há mais de 306.949 palavras portuguesas. Não podemos aprender todas, mas podemos aprender uma por dia! «Putativo» e mais 9 palavras curiosas da Língua Portuguesa.
Na língua portuguesa, há diversas palavras que podemos e devemos aprender. No maior dicionário de português, estão 306.949 palavras. Esta emblemática obra é a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), uma obra que representa uma das melhores fontes para se constatar a vasta riqueza das palavras que existem na língua portuguesa.
Na verdade, são ainda mais de 306.949 palavras, pois noutros dicionários estão contidas palavras que não aparecem neste, nem noutros; tal como na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) há, naturalmente, muitas palavras que não estão presentes noutros dicionários existentes no mercado. Devemos ainda recordar que não é raro o “nascimento” de novas palavras, que surgem sob determinados contextos e que só são posteriormente integradas nos dicionários.
Apesar de toda a diversidade da língua portuguesa, a verdade é que segundo os especialistas apenas 1500 palavras fazem parte daquilo que é frequentemente chamado de vocabulário ativo (uma média, em pessoas com um nível médio de instrução).
Mais de 306.949 palavras é um número bastante elevado, não é? Não podemos aprender todas, mas podemos e devemos aprender uma palavra de português por dia. Preparado para o desafio?
Leia também: «Insoço» é erro de português?
«Putativo» e mais 9 palavras curiosas da Língua Portuguesa
Sabável
Termo que vem de sabor, sob a forma do radical irregular ”sab-”+”-ável”. Sabável é adjetivo de 2 géneros que, no Brasil, significa agradável ao paladar; saboroso.
Indolente
Termo que vem do latim indolente-, «que não sofre». Indolente é adjetivo de 2 géneros que significa ocioso; preguiçoso. Significa também negligente. Indolente também pode significar insensível à dor; letárgico.
Na medicina, diz-se indolente de um processo patológico que persiste em não cicatrizar ou em não se resolver.
Putativo
Termo que vem do latim putatīvu-, com o mesmo significado. Putativo é adjetivo que significa que se supõe ser o que não é; suposto.
Putativo, no Direito, é contrato realizado de modo indevido, mas de boa-fé, por desconhecimento das causas que o tornam inválido.
Aselha
Termo que vem do latim ansicŭla-, «pequena asa». Aselha é nome feminino que significa pequena asa, laçada, presilha. É ainda adjetivo e nome de 2 géneros. No sentido coloquial, aselha significa pessoa que é desajeitada.
Congruente
Termo que vem do latim congruente-, «conveniente». Congruente é adjetivo de 2 géneros. É congruente, quando há congruência. É quando há relação harmoniosa entre as partes de um todo. Congruente significa que é conforme com; que é adequado ou conveniente. É coerente, é proporcionado.
Na geometria, diz-se congruente de figura geométrica que é sobreponível a outra.
Na matemática, números congruentes são números que, divididos por um terceiro, dão restos iguais.
Opulência
Termo que vem do latim opulentĭa-, com o mesmo significado. Opulência é nome feminino que significa riqueza extraordinária. É ainda abundância. Também significa sumptuosidade, magnificência. Significa “ricaços”, em sentido figurado.
Leia também: «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa
Estorvo
Derivação regressiva de estorvar. Estorvo é nome masculino que significa ato ou efeito de estorvar. É tudo o que não deixa avançar, dizer, obrar, etc. Estorvo é impedimento; obstáculo; embaraço; dificuldade; oposição.
Na náutica, estorvo é pedaço de corda com que se ligam os remos aos toletes. Estorvos, no plural, pronuncia-se com vogal fechada: estorvos /ô/.
Despótico
Termo que vem do grego despotikós, «relativo ao senhor». Despótico é adjetivo que significa próprio de déspota. É tirânico; prepotente.
Arrebatante
Termo que vem de arrebatar+-ante. É adjetivo de 2 géneros que significa que arrebata. Na heráldica, arrebatante é atitude de arrebatar a presa.
Emancipação
Termo que vem do latim emancipatiōne-, com o mesmo significado. Emancipação é nome feminino que significa ato ou efeito de emancipar ou de se emancipar. É libertação do jugo de uma autoridade, de uma sujeição ou de um preconceito; soberania. Emancipação também significa autonomização; independência.
No Direito, emancipação é aquisição (por um menor) de capacidade para o exercício de determinados direitos, deixando de depender do consentimento dos seus representantes legais.