Conheça uma cidade invulgar e encantadora, que se destaca pela capacidade de receber das suas gentes, tornando-a na cidade mais acolhedora de Portugal.
O nosso país tem estado nas bocas do mundo, como um destino de excelência. São vários os destinos turísticos portugueses a serem destacados pelas suas imensas virtudes. Há diversas cidades de Portugal que são destacadas em revistas e plataformas digitais internacionais.
De norte a sul, ilhas incluídas, há cidades que encantam, existindo destinos que atraem viajantes de diversas partes do mundo. Uma dessas cidades destaca-se não só pelo seu património, não apenas pela beleza natural, mas também pelas pessoas.
Ponta Delgada já foi selecionada uma das 10 cidades mais acolhedoras do mundo integrando o TOP10 de uma eleição da Booking. Fique a conhecer uma cidade invulgar, que encanta por diversas razões, mas destaca-se pela capacidade de acolher das suas gentes.
Provavelmente, a cidade mais acolhedora de Portugal
A fonte
A Booking é uma plataforma digital ligada ao universo do turismo e ao mundo das viagens. É frequente ver os cidadãos de vários pontos do planeta a recorrer a este sítio web internacional para reservar os locais onde realizam as suas férias. O interesse é tão elevado que esta plataforma se encontra disponível em 43 idiomas.
A distinção
A cidade portuguesa de Ponta Delgada integrou o top 10 do ranking da Booking que identificou as 10 cidades mais acolhedoras do mundo. A eleição revelou-se um feito notável que diz bem da amabilidade das pessoas de Ponta Delgada.
As cidades mais acolhedoras do mundo foram identificadas com a ajuda de 232 milhões de avaliações dos viajantes. O top 3 é composto por Matera (em Itália), Bled (na Eslovénia) e Taitung (em Taiwan).
Reconhecimento
Ponta Delgada é a única representante portuguesa neste TOP 10, ficando em nono lugar. As pessoas desta cidade compreendem como poucos a importância de receber bem os viajantes de todo o mundo. Por isso, os habitantes de Ponta Delgada são um bom exemplo da hospitalidade portuguesa.
Localização
Ponta Delgada é capital económica da Região Autónoma dos Açores, um destino português maravilhoso.
Ela proporciona momentos inesquecíveis a quem visita esta cidade. Todos os que a visitam vivem uma experiência completamente distinta.
Esta cidade é especial, pois apresenta uma beleza singular, onde se destaca a mistura do verde e azul com branco e cinza-escuro. Distingue-se pelo mar e pela serra. Os encantos naturais são indescritíveis, mas também há construções que tornam Ponta Delgada numa cidade inigualável.
Breve história
Esta cidade tem uma História com mais de cinco séculos. Foi no reinado de D. João III, que Ponta Delgada foi elevada a cidade, conforme reza a carta régia de 2 de abril de 1546. Aconteceu após a primeira capital da ilha (que foi Vila Franca do Campo) ter sido devastada pelo terrível terramoto de 1522.
Em Ponta Delgada, não faltam elementos que servem de testemunhos preciosos do passado da cidade. No início foi um simples povoado de pescadores. Estas pessoas foram atraídas pelas enseadas seguras. No entanto, depressa começou a desempenhar o papel de principal porto da Ilha de São Miguel.
A cidade desenvolveu-se, cresceu. Durante os séculos XVII e XVIII, viu surgir algumas construções relevantes, como os conventos, as igrejas e as casa senhoriais que atualmente ainda definem o seu centro histórico.
Estilo de vida
Esta é uma cidade multifacetada. Há grande dinamismo na cidade, existindo um respeito pelo passado e uma grande capacidade de adaptação aos novos tempos. Ponta Delgada conjuga a tradição com o cosmopolitismo. A tranquilidade salutar da vida açoriana está bem presente nesta cidade.
Atualmente, Ponta Delgada é uma cidade bastante cosmopolita. Esta cidade está voltada para o exterior, apresentando uma vida económica e cultural bastante ativa. A extensa marginal, que se encontra a ladear o porto e o mar, define o perfil da cidade.
Leia também:
- Algar do Carvão, nas entranhas de um vulcão nos Açores
- Corvo: a ilha dos Açores que venceu os piratas
- Poço do Bacalhau, a cascata mais bonita dos Açores
As principais atrações
Beleza
É uma cidade deslumbrante. Passear na marginal revela-se uma experiência encantadora. Além da beleza natural, existem muitos locais imperdíveis e atrações que se podem visitar e que nos permitem ficar a conhecer melhor esta cidade bem peculiar.
As casas e as ruas
A experiência de passear nas ruas estreitas e sinuosas permitem conhecer a cidade da melhor fora. O cenário é verdadeiramente encantador, onde as casas caiadas de branco da ilha apresentam um encanto particular, uma grande beleza que tornam esta cidade num destino imperdível.
A arquitetura de basalto caiado e preto é outra caraterística da cidade. As Portas da Cidade e a praça principal da cidade são dos marcos mais pitorescos da capital dos Açores.
Portas da Cidade
Este espaço encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953. Portas da Cidade é seguramente um dos locais mais visitados. Este local é verdadeiramente fascinante.
Neste espaço, é frequente serem realizados vários tipos de eventos que animam Ponta Delgada. As Portas da Cidade é um local muito procurado devido ao seu comércio tradicional.
Por aqui, encontram-se várias lojas com lembranças dos Açores. Certamente que se encontra algo perfeito para presentear a família. Nas Portas da Cidade, poderá encontrar uma das grandes atrações, a Igreja Matriz de São Sebastião.
Praça Gonçalo Velho Cabral
Nesta praça, destaca-se a calçada portuguesa. Na Praça Gonçalo Velho Cabral, a calçada portuguesa é composta num padrão ornamental. Este pavimento de mosaico português apresenta uma beleza singular, com diferentes motivos decorativos.
As águas termais
Em Ponta Delgada, há águas termais imperdíveis. As águas termais presentes nesta cidade tornaram este destino particularmente popular.
Construções religiosas
Há em Ponta Delgada diversas construções religiosas que merecem ser destacas, nomeadamente a Igreja Matriz de São Sebastião, a Igreja de São Pedro, a Igreja São José, o Convento e a capela de Nossa Senhora da Esperança.
Museu Carlos Machado
Este museu é o mais antigo museu do arquipélago. O Museu Carlos Machado é fruto do desenvolvimento do antigo Museu Açoriano. Ele foi fundado em 1876 por Carlos Maria Gomes Machado, professor e naturalista.
Morada: R. de Sant’Anna 7, 9500-040 Ponta Delgada
Coordenadas: Latitude 37.7436414944808 / Longitude -25.669952784872294
Contactos: 296 20 29 30/31 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Jardim José do Canto
Este é um espaço de grande interesse paisagístico e botânico, sendo povoado por diversas árvores que impressionam pelo seu porte monumental ou pela sua morfologia singular. O Jardim Botânico José do Canto encontra-se aberto todo o ano, com exceção dos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro.
Horário de Abertura:
Inverno (outubro – março): 9:00 – 17:00
Verão (abril – setembro): 9:00 – 19:00
Mais informações, aqui.
Gruta do Carvão
Nesta gruta, é possível participar em dois tipos de visitas. A Gruta do Carvão tem 1.912 metros, existindo nela três troços. As grutas recebem 15 mil pessoas por ano. Uma dessas opções é de acesso mais fácil e implica apenas 200 metros de percurso. Esta opção dura 45 minutos.
Outra opção é de exploração, sendo um percurso fisicamente mais exigente, de 800 metros. Esta opção exige o uso de um capacete com frontal, além de luvas e joelheiras.
Preços:
Opção 1: 5€ (visita fácil)
Opção 2: 15€ (visita de exploração)
Horário:
Diariamente às 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30 (visitas fáceis)
Nota: Visitas de exploração, só sob marcação.
Lagoa do Canário
Esta lagoa está presente na Serra Devassa. A lagoa está alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar está nos 800 metros de altitude. Esta lagoa encontra-se rodeada por florestas típicas da Macaronésia e plantações de criptomérias. O Miradouro da Lagoa do Canário encontra-se próximo desta lagoa.
Ciclovias de Ponta Delgada
O Município de Ponta Delgada apresenta um Plano de Mobilidade Sustentável que prevê a construção de corredores cicláveis ao longo do concelho, nomeadamente Ponta Delgada, onde já se encontram duas ciclovias, na Avenida do Mar e na frente marítima da cidade.
Os Açores não têm uma capital.
Têm. A Capital é a Montanha do Pico.
Qual é o custo de vida para se viver na cidade.
Há alguma infra estrutura hospitar na cidade, ou nos Açores em si ou seri necessário se deslocar para Lisboa oh Porto?