Palavras da língua portuguesa que são escritas erradamente e começam com a letra “N”. Procure evitar 6 erros comuns da língua portuguesa.
O N Cultura tem vindo a publicar uma série de artigos expondo alguns erros mais frequentes, onde são aprofundados os erros mais comuns em palavras começadas por determinada letra.
Serão publicados 26 artigos na totalidade, destinando-se cada artigo a uma das letras do alfabeto (um artigo para cada letra de A a Z). O presente artigo será focado na letra “N”.
Erros na Língua Portuguesa
Existem diferentes tipos de erros. Na língua portuguesa, é comum vermos determinados erros, enquanto outros são mais incomuns. Falta de atenção, alguma confusão, pouca informação… Existem diferentes contextos que podem levar a um erro.
As parecenças entre palavras podem levar à ocorrência de diversos erros. A troca de letras em determinadas palavras é comum. Como acontece, por exemplo, com palavras que possuem letras como “g” ou “j”, ou as letras “c”, “ç”, “s”, “ss”, ou até as letras “x” “ch”, pois a sonoridade destas letras é parecida. Vejamos, agora, 6 erros de português com palavras começadas pela letra “N”.
Leia também: 10 erros que nos fazem passar vergonha
6 erros comuns de português com palavras começadas pela letra “N”
Necessidade
Do latim necessitāte, com o mesmo significado, necessidade. Tem o carácter do que se precisa mesmo, que é indispensável, imprescindível. Significa também carência, falta de algo. Privação, pobreza, miséria. Necessidade também significa obrigação, imposição, referindo-se ao que é forçoso, uma inevitabilidade.
Expressões como “fazer as necessidades” é referente à ação de defecar ou urinar. Realizar algo por necessidade é por imposição material ou moral.
É errado escrever “nessecidade”, “nessessidade” ou “nececidade”. Estas são formas incorretas de escrever a palavra e erros comuns.
Naipe
Do castelhano naipe, com o mesmo significado. Sinal gráfico pelo qual se distinguem as cartas de cada um dos quatro grupos de um baralho. Cada um desses grupos é do mesmo naipe. Grupo com particularidades comuns, conjunto.
Os quatro naipes são 4: Paus, Ouros, Copas e Espadas. Em Espanha, os naipes surgiram como uma representação da sociedade. Assim, respetivamente, faziam referência ao povo, nobreza, ao clero e aos militares.
Na música, é referente a um grupo de vozes ou grupo de instrumentos do mesmo tipo.
É um erro escrever “naipo”. Quando se pretende referir naipe. Naipo é usado quando se conjuga o verbo naipar, eu naipo.
Náusea
Do grego nausía, “enjoo do mar”, pelo latim nausĕa, com o mesmo significado. É vontade de vomitar, enjoo, nojo, repugnância.
É um erro escrever “nausia”, “nausea” ou “náusia”.
Niilismo
Vem do latim nihil, “nada” mais “ismo”, ou do francês nihilisme, com o mesmo significado. Na filosofia, é a doutrina que nega a existência de qualquer realidade substancial (o chamado niilismo ontológico). É ainda a doutrina que nega a possibilidade da verdade (o chamado niilismo crítico). Também pode ser a doutrina ou atitude, que não aceita nenhuma norma moral (o chamado niilismo ético).
Na política, há a doutrina que não aceita nenhuma coerção sobre o indivíduo, negando a necessidade de um Estado. Foi particularmente, difundida na Rússia oitocentista (o chamado niilismo ou anarquismo).
É um erro escrever “nilismo” ou “nielismo”.
Leia também: 8 erros da língua portuguesa que afetam a sua imagem
Naufrágio
Termo que vem do latim naufragĭu, que é perda de um navio no mar. No sentido figurado, é um termo que significa desgraça, ruína completa.
É um erro escrever “náufragio”. “Náufrágio” ou “naufrageo” são outros erros comuns.
Nevrálgico
Do grego neūron (“nervo”) mais álgos (“dor”) mais “ico”. É um adjetivo relativo ou semelhante à nevralgia. No sentido figurado, ponto nevrálgico significa o ponto mais importante, mais delicado ou perigoso.
É um erro escrever “nevráljico”, “nevralgico” ou “nevraljico”.
Há palavras que desconhecia por completo!.