Há histórias que não têm um ponto final. Saiba melhor o que aconteceu à Princesa Diana e as teorias sobre o seu acidente.
O acidente que vitimou a princesa Diana continua a ser um tema apaixonante e que divide opiniões. Terá sido este um acidente casual ou planeado por alguém? Se algumas teorias não têm fundamento, outras continuam a reunir seguidores. Conheça das mais populares.
A Princesa Diana e as teorias sobre o seu acidente fatal
O Príncipe Carlos não se podia voltar a casar, enquanto a Princesa Diana fosse viva?
Falso. O Príncipe Carlos podia casar-se, inclusive com Camila, mesmo que Diana estivesse viva. Este boato foi alimentado pelo facto da própria Diana ter confessado temer sofrer um acidente que a vitimasse e, assim, deixasse o caminho livre para Carlos se casar. Porém, a verdade é que ele já o podia fazer à época.
A família real não aprovava o namorado de Diana, Dodi Fayed?
Muito se falou sobre a possibilidade de Diana estar grávida e até noiva de Dodi e que a família real não queria que a mãe de um herdeiro se envolvesse com um muçulmano. Contudo, não há provas de que a Princesa estivesse noiva e as análises ao sangue revelaram que também não estava grávida.
Os médicos franceses esconderam o facto de Diana estar grávida?
Na origem desta questão, pode estar o facto de o processo de embalsamamento do corpo de Diana ter sido iniciado muito depressa, como que para impedir um teste de gravidez feito à urina. Porém, não há fundamento nesta especulação, já que foram seguidos os trâmites e os timings habituais nesta situação, com o detalhe de que não é comum fazer testes de gravidez à urina das mulheres falecidas.
O motorista de Diana pertencia aos serviços secretos?
A origem deste boato está nas declarações do ex-oficial do MI6 Richard Tomlinson que dise ter visto arquivos de um assassinato de um político estrangeiro em Paris muito semelhantes ao acidente que vitimou Diana. Todavia, também se sabe que Tomlinson foi dispensado do MI6 por revelar informações secretas e, desde então, procurou sempre arruinar a reputação desta organização.
O motorista foi cego?
Algumas teorias defendem ainda que o motorista de Diana foi forçado a seguir para o túnel e que, depois, uma luz brilhante terá causado a cegueira do condutor, originando o acidente. Porém, a velocidade a que o veículo circulava não parece coincidir com esta versão da história.
O governo dos Estados Unidos da América estava a vigiar a Princesa Diana?
Há ainda quem defenda que a CIA e a Agência de Segurança Nacional estavam a vigiar as ligações de Diana e tinham 39 documentos relacionados com a Princesa e os seus contactos. Porém, a CIA veio admitir que possuía 1.054 páginas de informações sobre a Princesa, mas que nenhum desses documentos estava relacionado com o acidente.
O motorista estava bêbedo?
Alguns relatórios oficiais indicam que o motorista estaria bêbedo. Contudo, esta não é uma versão unânime. É que parece que foram usadas amostras de outra pessoa para, assim, incriminarem o condutor. No entanto, há quem defenda que foram analisadas 4 mostras distintas e todas mostraram que os níveis de álcool no sangue do condutor eram três vezes superiores ao limite legal permitido em França.
Diana não recebeu a assistência necessária para conseguir sobreviver?
Outras teorias defendem que a assistência médica demorou e que a Princesa foi transportada para um hospital mais distante, quando havia outro mais próximo. Contudo, os paramédicos franceses defendem que era necessário estabilizar primeiro as vítimas, antes de as transportar para o hospital. Além disso, o hospital mais próximo não estaria preparado para prestar a devida assistência à Princesa.
O guarda-costas sabia que havia um plano para matar Diana?
O pai de Dodi Fayed declarou que Rees-Jones, guarda-costas do filho e único sobrevivente do acidente, sabia que o acidente fora premeditado e não fez nada para impedi-lo. De acordo com Rees-Jones, o guarda-costas até teria encoberto alguns pormenores, temendo que os serviços secretos o matassem.
Os paparazzi contribuíram para o acidente?
Aquando do acidente, o carro da Princesa estava a ser perseguido por fotógrafos. Há quem considere que eles tinham como plano causar um acidente e vitimar Diana. No entanto, a investigação concluiu que, embora a perseguição e os flashes das câmaras possam ter favorecido o acidente, não era esse o seu propósito.
Leia também:
- Algumas loucuras de Marcelo Rebelo de Sousa
- O quê?! 12 curiosidades inacreditáveis sobre a família real britânica
- Meghan Markle e as 5 principais revelações sobre a família real
NCultura
Se leu “A Princesa Diana e as teorias sobre o seu acidente fatal” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!