Premiado nos EUA vídeo do Turismo Centro de Portugal. O vídeo reflete sobre os tempos de confinamento, devido à pandemia de COVID-19. O seu título é “Haverá tempo” e o seu principal foco é mostrar tudo o que o nosso país tem de melhor para umas férias em terras lusas.
O festival americano, que já vai na sua 53ª edição, ficou rendido à produção nacional que, em 50 segundos, apela ao confinamento, mas também às imagens de um Portugal ainda por descobrir por muitos portugueses. É, talvez, esse o pretexto para as férias deste ano, com uma aposta forte no turismo do centro do país. Saiba mais sobre este vídeo e este prémio.
Premiado nos EUA vídeo do Turismo Centro de Portugal
Para quem ainda não viu, vale realmente a pena espreitar o vídeo “Haverá Tempo” que, em menos de 1 minuto, sensibilizou um país para a necessidade de ficar em casa. Tudo aquilo que não se esperava de uma entidade ligada ao turismo foi necessário fazer, em nome da saúde pública e da segurança que o confinamento oferecia, no que dizia respeito a travar a transmissão do novo coronavírus.
Leia também: Os melhores trilhos e percursos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
A mensagem é de que “haverá tempo” para viajar e explorar o país, nomeadamente o Centro de Portugal: “São tempos como os que vivemos que nos obrigam a parar, para depois recomeçar // Haverá tempo para voltar a dar asas aos nossos sonhos, de abraçar quem amamos // Haverá tempo para viajar, para correr, para voar. Até lá, ficaremos em casa.”
A estas frases juntavam-se imagens incríveis e de rara beleza de atrações, como as praias de Peniche, os tubos da Nazaré, as ruínas de Conimbriga, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, o Convento de Cristo, em Tomar, a Serra da Estrela, as Aldeias do Xisto e de regiões como Leiria, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Óbidos e Serras da Lousã, Açor e Caramulo, com destaque para os seus trilhos pedestres geoparques.
O Festival
O Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos da América (“US International Film & Video Festival”) também não foi indiferente à mensagem e às imagens deste vídeo, daí ter sido distinguido.
O júri do festival decidiu, então, atribuir ao vídeo português um Certificado de Excelência Criativa, na categoria “Responsabilidade Social”. Convém destacar que havia mais de 1000 filmes, provenientes de mais de 25 países, a concurso.
Turismo Centro de Portugal
Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, explicou que “Procurámos dar um pequeno contributo no enorme esforço que o País tinha pela frente em março: o da sensibilização para a necessidade de ficarmos todos em casa. É, por isso, um filme que é muito mais do que um simples veículo de promoção turística, mas que passa uma verdadeira mensagem de responsabilidade social.”
Leia também: 8 localidades no litoral português convidam à poesia, segundo site espanhol
“Chegou o tempo”
Resta dizer que o vídeo “Haverá tempo” foi produzido pela Lobby Productions e soma várias visualizações tanto na página de Facebook, como no YouTube.
Entretanto, no final de maio, o Turismo Centro de Portugal lançou uma nova campanha de promoção da região, com o vídeo “Chegou o tempo”.
Nesta iniciativa, já pós-confinamento, a mensagem visa convidar os portugueses a passarem as suas férias no centro de Portugal, caraterizando-o como um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável. Isto, num ano em que a região centro do país tem 26 praias fluviais com Bandeira Azul.
Vídeo de: Turismo Centro de Portugal