Uma ilha no centro da Praia das Rocas e uma piscina de ondas com 2100 m2 que é a maior do país! Não perca a oportunidade, esta é uma experiência imperdível!
A Praia Fluvial das Rocas reabre entre 1 de junho e 18 de setembro, proporcionando uma experiência imperdível. Existem tantas formas de uma pessoa se divertir que todos os que por lá passam vivem momentos inesquecíveis.
Este é um espaço de lazer incrível, que proporciona diferentes divertimentos. A animação está garantida neste espaço. Se ainda não visitou a Praia das Rocas, verá neste artigo inúmeras razões para o fazer.
Praia das Rocas reabre a maior piscina de ondas de Portugal
O início
A Praia das Rocas abriu as suas portas ao público em 2005 e desde esse ano que este espaço recebe 100 mil pessoas por ano.

Localização
A Praia das Rocas é uma das praias fluviais mais procuradas na Beira Litoral. Está presente no distrito de Leiria. Ela está localizada num lago com 1km de extensão. Esta praia fluvial está situada bem no coração de Castanheira de Pera.
Atrações
Existem várias atrações neste espaço. A ilha presente no centro da Praia é um dos destaques. Há ainda uma piscina de ondas com 2100 m2 (é mesmo a maior do país!) que encanta toda a gente.
A albufeira e a ponte secular são outros elementos que criam um ambiente distinto. Miúdos e graúdos ficam fascinados por este espaço que deixa o sonho e a realidade dançarem livremente…

Beleza
Há um cenário verdadeiramente deslumbrante neste espaço, onde as águas límpidas da Ribeira de Pera se espraiam. O encanto formado neste local singular é único, um espaço onde palmeiras tropicais convivem de forma harmoniosa com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.
Alojamento
É possível pernoitar num dos 6 bungalows que se encontram perfilados na margem da albufeira. Estes espaços apresentam vista privilegiada sobre o enorme espelho de água. É uma experiência verdadeiramente singular.

Números recordes
Prazilândia é uma empresa municipal que gere esta praia. Marco Anjos é o diretor-geral da Prazilândia. Num esclarecimento feito à Lusa, Marco Anjos defendeu que existe o feeling de que este ano será especial.
Marco Anjos defendeu: “Queremos chegar aos números de 2019, é o objetivo, até porque estamos a voltar a abrir em junho”. Existe a pretensão de se superar os números conseguidos no verão de 2019, momento em que o complexo recebeu 93.100 pessoas!
Em 2020, os números foram de apenas 36.200. No ano passado (2021), os números foram de 54.200 as pessoas. Estes anos foram marcados pelos efeitos da pandemia de covid-19.

Reabertura depois das obras
A Praia das Rocas estará aberta de 1 de junho a 18 de setembro. Foram realizadas remodelações este ano, as quais tornaram o espaço ainda mais encantador. O diretor-geral da Prazilândia defendeu que o complexo irá apresentar a cara lavada, uma vez que foi alvo de um conjunto de intervenções. A instalação de torniquetes permite controlar melhor a entrada e a saída de pessoas.
Marco Anjos destacou: “Permite aferir o número de pessoas que está em simultâneo na praia”. Esta não foi a única intervenção, houve uma remodelação realizada no piso de entrada do complexo e na própria piscina. Os trabalhos realizados também se estenderam ao gabinete de primeiros socorros e ainda à bilheteira exterior, “tornando este espaço mais acolhedor”, segundo o diretor-geral da Prazilândia.
Marco Anjos destacou também os quatro veleiros que se encontram atracados na praia, pois também foram objeto de intervenção, tal como “o serviço de bar e restauração, que se apresenta melhorado”, concluiu o diretor-geral da Prazilândia.

Atividades
Na Praia das Rocas, pode realizar inúmeras atividades, nomeadamente: escalada, slide, rapel, canoagem ou desfrutar de um passeio relaxante num barco a remos (ou em gaivota).
Este complexo até tem pranchas de ‘stand up paddel’ familiar para seis pessoas.
Uma das novidades está na plataforma para os chapéus do sol, onde vai nascer o “Rocas Lounge”. Assim, haverá espaços com camas de praia protegidas com toldo.

Eventos
Já existem vários eventos programados para a Praia das Rocas. Logo no primeiro fim de semana de agosto está prevista a realização da Feira da Juventude. Este evento consiste num espaço que assegura algo que todos procuram: música, animação e atividades desportivas.
O diretor-geral da Prazilândia informou: “A lotação máxima do complexo é de 2.500 pessoas em simultâneo, para podermos oferecer um serviço melhorado.”
Conclusão
A Praia das Rocas proporciona uma oportunidade única de viver momentos memoráveis. São tantas as atrações locais que facilmente se tornou num fenómeno de popularidade.
Informação útil
PRAIA DAS ROCAS Castanheira de Pera
Contactos: 236 438 098 / [email protected]

Preçário
O preço dos bilhetes pode variar conforme a idade e o horário.
Contudo, os valores partem dos 8 euros (adultos) e dos 6,5 euros (para crianças dos 6 aos 10 anos e adultos com mais 65 anos). Para crianças até aos 5 anos, a entrada é gratuita.
Consulte a tabela de preços, aqui.
NOTA: Marco Anjos informou que o complexo terá a sua própria bilheteira ‘online’, que até agora era um serviço externo.

Leia também:
- As 16 melhores praias do Alentejo
- As 5 melhores praias fluviais do Alqueva
- Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera
NCultura
Se leu “Praia das Rocas reabre a maior piscina de ondas de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…