A língua portuguesa é uma ferramenta indispensável. Esclareça dúvidas de português comuns, por exemplo, saiba distinguir por que, por quê, porque e porquê.
Todos nós temos dúvidas de português. A nossa língua é complexa, cheia de regras, por isso, torna-se comum surgir algumas dúvidas. No NCultura iremos publicar uma série de artigos que visam esclarecer alguns conteúdos que tendem a gerar dúvidas em boa parte das pessoas.
Existem na língua portuguesa as quatro formas: por que, por quê, porque, porquê. Por isso, para que sejam aplicadas corretamente, convém conhecer a fundo os seus significados de forma a distinguir os contextos em que se pode usar corretamente cada palavra.
Português: quando usar por que, por quê, porque e porquê
Porque
Porque vem de “por”+”que”. Porque é uma conjunção que significa uma vez que ou já que, como ou ainda por causa de. Enquanto advérbio interrogativo significa qual a razão, por que motivo. Porque significa ainda com que fim ou pode ser usado como para que.
Quer saber quando usar “porque” (junto e sem o acento circunflexo)? O “porque” é uma conjunção causal ou explicativa, logo, deve ser usado quando damos uma explicação. Assim, geralmente, o “porque” surge num momento de resposta.
Exemplo: Por que não foste ao cinema? Não fui ao cinema porque perdi o autocarro.
O “porque” pode ser substituído por “visto que”, “pois”, “uma vez que”, entre outras possibilidades.

Por que
Algo parecido, mas diferente, é por que, em separado (e sem acento). Por que é usado no meio das frases. “Por que” pode ser a junção da preposição “por” mais o pronome relativo “que”. Como pronome relativo “por que” é sinónimo de: por qual ou pelo qual.
Exemplo: Eu gostaria de saber por que razão eu não fui escolhido para a equipa.
“Por que” pode ser a junção da preposição “por” mais o pronome interrogativo “que”.
Como pronome interrogativo, “por que” é sinónimo de: por qual motivo, por qual razão.
Por que é que ele não veio ter comigo?
Nota: Assim, pode ser empregue de diferentes modos.

Por quê (Brasil)
Quando é usado em separado (e com acento) “por quê” surge no final da oração, sendo seguido de um sinal de pontuação. “Por quê” é a junção da preposição “por” com o pronome interrogativo tónico “quê”. Entre os sinónimos de “por quê” temos por qual motivo ou por qual razão. Pode ser usado como surge no seguinte exemplo: Ele anda muito preocupado e eu não sei por quê.

Porquê
Este termo vem de “por”+”quê”. Porquê é nome masculino é nome masculino que significa causa; motivo; razão. Por exemplo, “quero saber o porquê de haver tanto barulho”. Enquanto advérbio interrogativo significa por que razão ⟨porquê complicar?⟩.
Conheça mais sobre a língua portuguesa: definições de palavras menos comuns
Pudicícia
Termo que vem do latim pudicitĭa-, com o mesmo significado.
Esta palavra é nome feminino que significa qualidade de pudico. Este termo significa também pureza do corpo e da alma; castidade. Este termo significa ainda, em antiquado, honra feminina.
Ensimesmar-se
Palavra que vem de em+si+mesmo+-ar. Este verbo pronominal significa concentrar-se, meditando.
Obnóxio
Termo que vem do latim obnoxĭu-, «submetido a».
Este termo é adjetivo que significa que se submete ao castigo. Este termo significa servil, submisso. Este termo significa também trivial. Este termo significa ainda funesto. Outros significados para esta palavra são: prejudicial, nocivo, nefasto. Esta palavra também significa esquisito, estranho.

Misólogo
Este nome masculino é referente àquele que tem misologia. Termo que vem do grego misólogos, com o mesmo significado.
Misologia é nome feminino que significa horror ao raciocínio, às ciências e às palavras. Este termo vem do grego misologia, com o mesmo sentido.
Bonomia
Palavra que vem do francês bonhomie, com o mesmo significado. Este nome feminino significa bondade natural aliada à simplicidade de maneiras. Bonomia significa também paciência.
Há palavras que podem ser encarados como sinónimos deste termo, tais como: benevolência, benignidade, constância, generosidade, humanidade, indulgência, mansidão, pachorra, paciência, paz. Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: impaciência, agonia, ansiedade, desassossego, desprezo, inquietação, malevolência, malquerença, entre outros.
Leia também:
- Língua Portuguesa: 23 dos melhores trava-línguas
- As 10 maiores palavras da língua portuguesa
- 10 das línguas mais difíceis do mundo

NCultura
Agora já sabe quando deve usar por que, por quê, porque e porquê. Se tem alguma dúvida de português que gostaria de ver esclarecida no nosso próximo artigo, deixe-nos o seu comentário.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Português. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Comentários 1