Existem provérbios que são autênticas lições de vida. Fique a conhecer os grandes provérbios sobre vizinhos.
A língua portuguesa é bastante rica, tem muita história e curiosidades irresistíveis. Os ditos populares são uma das suas riquezas. Um provérbio permite passar eficazmente uma determinada mensagem. Os provérbios revelam uma eficácia importante sem existir perda de tempo com floreados no discurso.
A palavra provérbio é um nome masculino que significa sentença moral ou conselho da sabedoria popular. O provérbio é tido como um adágio; ditado; máxima; rifão; anexim. Os provérbios são ditos populares que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. O termo advém da palavra em latim proverbĭu-, com o mesmo significado.
Luís Vaz de Camões defendeu que um provérbio contém sempre “um saber de experiência feito”. Nos bons provérbios existem sempre ensinamentos importantes. Um provérbio de qualidade consegue expressar, em poucas palavras, tudo aquilo que se pretende dizer. Um provérbio recorre a poucas palavras e apresenta frequentemente uma lição de vida num conteúdo conciso. No presente artigo reunimos um conjunto de provérbios sobre vizinhos…
10 grandes provérbios sobre vizinhos
“Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho”
Todos os seres humanos erram, falham. É preciso ter consciência das próprias fraquezas e analisar bem antes de atacar. Se temos as nossas fraquezas, não devemos atacar os outros pelas mesmas fraquezas ou por outras. Quem humilha os outros como se não tivesse falhas (passado de droga, crimes cometidos, traições realizadas, entre outras) arrisca-se a que as suas falhas sejam usadas contra si.
“A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha”
Este provérbio também pode surgir de forma distinta, a galinha da vizinha é sempre mais gorda que a minha. Este provérbio fala mais de ilusões do que a realidade. A galinha é sempre vista como melhor (mais gorda, maior), tal acontece-se devido a uma perceção.
As pessoas costumam revelar uma certa inveja, gostam de cobiçar o que é dos outros. A infelicidade pessoal e o espírito competitivo levam a que as pessoas desejem o que não é seu.
“Ninguém se ria com o mal do vizinho, que o seu pode vir a caminho”
Há uma tendência para se sentir prazer com o mal que acontece com os outros. Contudo, o carma acontece. Quem ocupa o seu tempo a ficar feliz com os problemas dos outros não está atento para evitar que problemas surjam na sua vida.
“Se não puderes ser rico, procura ser vizinho de um rico”
Ter o conhecimento das pessoas certas podem ser bastante precioso. Os ricos partilham riqueza, como os inteligentes partilham conhecimentos. Na vida não se deve ter invejas, boas amizades podem revelar-se bastante benéficas.
“A relva do vizinho está sempre mais verde”
Este provérbio é muito semelhante ao provérbio a galinha do vizinho é sempre melhor que a minha. O relvado do vizinho parece sempre mais verde, mas pode não o ser. Este famoso provérbio é de origem anglo-saxónica, mas facilmente se integrou.
Este provérbio traduz o um fenómeno comum, as pessoas costumam serem mais exigentes na avaliação da sua realidade do que da realidade que se encontra mais distante. A vida dos outros parece sempre melhor do que a nossa, mas deve-se à distância. Há problemas na vida dos outros que se desconhece.
“Antes mau ano que mau vizinho”
Um ano mau pode revelar-se bastante negativo, mas ter um mau vizinho pode arruinar uma vida. Ter um mau vizinho pode ser verdadeiramente angustiante, os problemas podem surgir diariamente. O stress pode dar origem a momentos verdadeiramente negativos, nomeadamente a agressões, a crimes…
“Água distante não apaga fogo vizinho”
Nunca se tem verdadeiramente a solução para um problema quando não se pode usar quando se necessita. Se se quer conduzir e há carro, mas não há carta de condução, então continua a existir uma impossibilidade de se deslocar.
“Ama o teu vizinho, mas não derrubes a tua cerca”
Um vizinho pode ser simpático, pode merecer a nossa estima, mas não é um familiar. Não se pode fazer de uma pessoa conhecida um familiar. Uma pessoa que coloca o vizinho na sua casa está a oferecer mais do que um café, há segredos que estão a ser partilhados. Ora, essa informação pode ser usada pelo vizinho num momento em que a amizade se perca.
“Bom advogado, mau vizinho”
Um vizinho com conhecimento das leis e das burocracias que podem fazer a diferença pode revelar-se bastante chato. Um vizinho com estas características tem o poder para mudar a vizinhança, para mudar o bairro, fazer a diferença. Ora, quando há problemas um vizinho advogado pode fazer com que eles se tornem em grandes problemas.
“Cada um quer levar a água ao seu moinho e deixar seco o do vizinho”
Ao procurarmos o que é melhor para nós podemos estar a cometer uma injustiça. Por vezes, ao querermos obter algo para nós podemos estar a retirar parte do que está destinado para os outros.
Leia também:
- Português: 10 Grandes Provérbios sobre Gratidão ou Ingratidão
- 15 Ditados Populares para rir
- 30 dos melhores Provérbios Populares Portugueses
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 grandes provérbios sobre vizinhos”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…