Segundo o Lonely Planet, plataforma com reputação na área do turismo, estas são as piscinas oceânicas mais incríveis do mundo.
No mundo existem piscinas oceânicas que são maravilhosas, proporcionam momentos verdadeiramente memoráveis. Por isso, muitas pessoas escolhem os seus destinos de férias tendo em conta a possibilidade de viver uma experiência singular.
A sensação de mergulhar no oceano sem receio da profundidade da água e aproveitar ao máximo o movimento das ondas revela-se um verdadeiro luxo. Este luxo pode ser vivido nas piscinas oceânicas.
O Lonely Planet foi à procura das melhores, sejam naturais, em grutas rochosas, ou artificiais, feitas de cimento e telha, oferecem o melhor dos dois mundos: águas seguras e plácidas, com vistas infinitas do céu e do oceano.
Se procura uma experiência marinha alternativa, ou um passo intermédio na transição entre a piscina tradicional e o ‘grande azul’, estes 8 oásis aquáticos podem ser uma opção interessante.
Portugal tem uma das piscinas oceânicas mais incríveis do mundo
1. Grotto della Poesia (Salento, Itália)
A tradução do nome Grotto della Poesia é “gruta da poesia”, um nome interessante para esta piscina natural que tem 30 m. Seguramente que inspirou muita gente, pois é uma piscina digna de uma ode. Salta das rochas calcárias e mergulhar nas águas frias desta piscina oceânica revela-se uma experiência fantástica.
Naturalmente que está a rebentar pelas costuras durante o verão, mas se visitar no resto do ano terá as aves marinhas como a única companhia. Os banhistas mais resistentes à água fria aproveitam essa época do ano para visitar esta piscina natural.
Pode ainda aproveitar para vários sítios arqueológicos, nomeadamente a Gruta della Poesia Piccola (“Pequena Gruta da Poesia”), estando as paredes cobertas de inscrições antigas. Esta caverna encontra-se situada no flanco leste da península de Salento (conhecida como “a bota” devido à sua localização e à forma do país Itália).
2. Queen’s Baths (Eleuthera, Bahamas)
É possível encontrar um conjunto de piscinas rasas após se subir a encosta rochosa desta pacata ilha das Bahamas. As suas belas águas são aquecidas pelo sol. Fazer uma visita a este local em tempo de maré baixa ou média implica passar bons momentos, gozar algumas de um luxo espetacular.
Pode ainda ir mergulhando nas águas à procura de conchas, uma atividade que muitos dos visitantes adoram realizar. A famosa Glass Window Bridge encontra-se a apenas 800 m de distância, por isso, pode sempre dar esse salto para viver outra experiência imperdível.
3. Tunnels Beaches (Devon, Inglaterra)
Para chegar a estas praias escondidas como um autêntico tesouro é necessário passar através de uma série de túneis escuros que se encontra entre falésias. Estes túneis fabulosos criados no início do século XIX foram escavados à mão por mineiros galeses.
A “Praia das Senhoras” foi em tempos uma praia exclusiva para mulheres. Contudo, esta já é uma praia mista há mais de 100 anos. As senhoras no auge da era vitoriana ‘tomavam as águas’ nesta praia a bordo de carruagens privadas puxadas por cavalos.
A parede da piscina foi construída com blocos de pedra e argamassa de cal, foram os próprios mineiros que fizeram os túneis a realizar esse trabalho. Tal como acontece com as praias típicas inglesas, a praia das senhoras tem muitas pedras, escorregadias, por isso, não espere encontrar areia fina e branca
4. To Sua Ocean Trench (Ilha Upolu, Samoa)
Esta piscina tem cor de esmeralda, revelando-se uma experiência encantadora. Vista de cima parece um olho de pássaro gigante. Ela encontra-se a 30 m de profundidade, apenas acessível por via de uma escada que intimida o mais corajoso (muito longa!).
Alguns que não têm coragem, mas revela loucura, simplesmente saltam. A água desta piscina é tão cristalina que é possível ver os peixes a nadar. Existem áreas ideais para a realização de um piquenique e também pode ir a uma praia encantadora presente nas proximidades.
5. Piscina Bondi Icebergs (Sidney, Austrália)
Os ‘Bondi Baths’, foram construídos nas falésias, encontrando-se acima do agitado Mar da Tasmânia. Eles encontram-se à beira da praia mais famosa de Sidney. Os ‘Bondi Baths’ são populares há mais de um século. Existe uma piscina grande maravilhosa, mas também uma piscina infantil mesmo ao lado.
Ser membro do clube de natação de inverno Bondi Icebergs é um grande desafio, pois uma pessoa tem de se comprometer a nadar durante os meses mais frios por três domingos em cada quatro! Pelas suas características, a água destas piscinas é mais fria que a do mar. Devido ao mau tempo o nadador mais distraído pode levar uma onda perdida…
6. Piscinas das Marés (perto do Porto, Portugal)
Esta piscina é o representante português. Álvaro Siza Vieira é o responsável por este monumento nacional. As duas piscinas de água salgada das Piscinas das Marés foram desenhadas pelo famoso arquiteto português. Estas incríveis piscinas foram construídas na década de 1960.
As rochas da praia de Leça foram aproveitadas para esta construção que se encontra, em Leça da Palmeira, mais precisamente na vila piscatória a norte do Porto. Posteriormente, pode sempre visitar a Casa de Chá da Boa Nova, um interessante restaurante com estrela Michelin.
7. Porto de Galinhas (perto de Recife, Brasil)
O Brasil tem inúmeras praias deslumbrantes. O Porto de Galinhas encontra-se ao sul do Recife. A diversidade de enseadas azul-turquesa e água-marinha está localizada a uma viagem de barco curta da praia de areia branca.
Os pescadores transportam regularmente os visitantes que desejam conhecer as piscinas naturais do Porto de Galinhas. As fotos tiradas revelam-se um sucesso nas redes sociais. Os pequenos veleiros usados para o percurso, são bastante peculiares e interessantes, as suas velas triangulares são encantadoras. A viagem costuma ter o custo de 25 reais por pessoa.
8. Pavilhão Sea Point (Cidade do Cabo, África do Sul)
O deslumbrante Sea Point Pavilion encontra-se de frente para o frio Atlântico, à beira do subúrbio da Cidade do Cabo. Sea Point Pavilion revela-se como uma festa barulhenta que dura todo o verão e se passa na piscina. Todas as piscinas do Sea Point Pavilion são de água salgada, existindo: uma piscina normal (para adultos), duas piscinas infantis e uma piscina destinada a mergulhos.
Parte das piscinas de Sea Point Pavilion encontram-se alimentadas pelo do oceano, diretamente, pois este está presente mesmo ao lado. É ainda possível aproveitar a frescura da relva para estender a toalha e secar o corpo num cenário bem agradável. Os que adoram fazer piqueniques também podem aproveitar as infraestruturas do Sea Point Pavilion.
Leia também:
- 18 praias paradisíacas de Portugal que são das melhores da europa
- Praia das Rocas abre a maior piscina de ondas de Portugal
- As melhores Piscinas Naturais da Europa (2 em Portugal)
NCultura
Se leu “Portugal tem uma das piscinas oceânicas mais incríveis do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…