232 milhões de avaliações elegeram as cidades mais acolhedoras do mundo. A cidade portuguesa integra o top 10 do ranking.
A Booking é uma plataforma ligada ao universo do turismo. É comum ver os cidadãos de vários pontos do globo a recorrer a este site internacional para reservar os locais onde passam as suas férias. O interesse é tão generalizado que esta plataforma está disponível em 43 idiomas.
Na plataforma há mais de 1,07 milhões de locais onde uma pessoa se pode hospedar. Por tudo isto, a Booking só pode ser reconhecida como uma referência na área do turismo. Recentemente, revelaram um ranking com as 10 cidades mais acolhedoras do planeta. A plataforma digital Booking apresentou o ranking “The Most Welcoming Cities on Earth for 2022” e colocou uma cidade portuguesa em evidência.
No site é defendido: “(…) os 10 destinos deste ano [2022] foram selecionados por oferecerem uma hospitalidade excecional de forma consistente, como evidenciado por mais de 232 milhões de avaliações reais de pessoas que viajaram através do Booking.com”.
Hospitalidade
Este nome feminino significa ato de hospedar, de acolher hóspede(s); hospedagem. Hospitalidade é a qualidade de hospitaleiro, do que recebe ou acolhe pessoas de uma forma agradável e afetuosa. A hospitalidade é o acolhimento afetuoso. O termo hospitalidade vem do latim hospitalitāte-, com o mesmo sentido.
As cidades mais acolhedoras do mundo
1 – Matera, Itália
Matera está presente na região da Basilicata. A província de Matera conta com 60.524 habitantes. Matera foi declarada capital da hospitalidade, um lugar encantador onde as pessoas locais abordam quem as visita e gostam de conversar. Os habitantes de Matera são uma das razões do sucesso turístico da cidade.
2 – Bled, Eslovénia
A Eslovénia é um país apaixonante, com uma natureza exuberante e deslumbrante. Bled é uma das cidades mais encantadoras desta nação. É um destino de férias propício para a realização de várias atividades junto à natureza. Esta cidade tem no lago Bled uma das suas principais atrações, destacando-se pela cor da sua água azul-turquesa.
O turismo sustentável tem crescido, tornando Bled um destino perfeito para viajantes ecologicamente conscientes. O Castelo de Bled encontra-se no topo de um penhasco com vista para o lago, sendo outra atração.
Para além disso, o povo local encanta. Durante a estadia o visitante é convidado a mergulhar na cultura de Bled, a compreender o sabor de uma refeição saborosa tradicional eslovena e a dançar com música ao vivo.
3 – Taitung, Taiwan
Taitung encontra-se na costa sudeste de Taiwan, as praias e os parques naturais são atrações locais. Mas o grande encanto dos viajantes costuma ser o contacto com a rica cultura indígena. Para conhecer a cultura local e explorar bem a cidade, convém realizar uma visita ao Taitung Night Market, espaço com muitas lojas de comida de rua.
4 – Náuplia, Grécia
Esta cidade costeira encontra-se na parte oriental da península do Peloponeso. Náuplia tem charme e beleza que a tornam num destino grego de sonho. O castelo Palamidi é uma das atrações da cidade. A arquitetura é impressionante, existindo vários locais históricos para explorar.
5 – Toledo, Espanha
Toledo encontra-se no centro da Espanha. Os visitantes são recebidos de braços abertos pelos locais. Assim, qualquer viajante pode explorar a região da melhor forma. Nesta cidade há uma tolerância incomum para com as diversas comunidades que foram formadas há muito tempo, convivendo harmoniosamente por séculos.
6 – Monte Verde, Brasil
Esta cidade, presente em Minas Gerais, é conhecida como a “Suíça” do Brasil. Monte Verde apresenta um estilo e uma vibração que a torna numa cidade mais europeia em plena América do Sul.
7 – Bruges, Bélgica
Esta cidade medieval revela-se um destino fantástico que proporciona uma experiência imperdível. Bruges é conhecida como “Veneza do Norte”, um local agradável que encanta os viajantes, nomeadamente pelo centro da cidade (classificado como Património Mundial pela UNESCO). Passear pelo coração de Bruges permite conhecer bem a cultura local (e gastronomia da cidade!).
8 – Nusa Lembongan, Indonésia
As incríveis ondas que se podem encontrar em Nusa Lembongan tornam a ilha muito procurada por quem gosta de passar férias com a prancha na mão. Esta ilha paradisíaca é um destino muito apreciado por surfistas.
9 – Ponta Delgada, Açores (Portugal)
A única representante portuguesa neste TOP 10 é a capital do arquipélago dos Açores. As águas termais de Ponta Delgada tornaram este destino particularmente famoso.
As ruas estreitas e sinuosas dão à cidade um encanto particular, as casas caiadas de branco da ilha concedem-lhe grande beleza. As pessoas da cidade compreendem como poucos a importância de receber bem, por isso, são um bom exemplo da hospitalidade portuguesa.
10 – Hoi Na, Vietname
As belas praias de areia branca são muitas e encontram-se ao longo de quilómetros na costa central do Vietnam. Em Hoi An há influências chinesas e francesas que surgem perfeitamente misturadas.
A gastronomia local é um perfeito exemplo da riqueza dessa mistura. Para os visitantes conhecerem a vida autêntica da vila, devem visitar artesãos locais, aprender sobre o seu ofício, partilhar histórias.
Leia também:
- As 20 Cidades e Vilas mais bonitas de Portugal
- O que fazer em Lisboa: as 15 melhores atrações da capital
- Os 20 destinos mais seguros da Europa (3 são portugueses)
NCultura
Se leu “Portugal tem uma das cidades mais acolhedoras do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…