Fenómenos da natureza absolutamente deslumbrantes e inacreditáveis. E Portugal tem um dos fenómenos naturais mais espetaculares do mundo…
A natureza é extraordinária, de um poder incrível e de uma beleza singular. Por isso, os mais talentosos artistas tendem a inspirar-se nela, existem mesmo fenómenos naturais que são absolutamente deslumbrantes. Há fenómenos naturais que podem ser encontrados em diferentes partes do mundo.
Portugal tem um dos fenómenos naturais mais incríveis do mundo
1 – Lago Leogang, Áustria
Quando visto do ângulo certo, o Lago Leogang cria um incrível efeito de espelho que reflete o céu e as margens ao redor. Incrivelmente belo, não é?
2 – Auroras boreais em Lofoten, Noruega
Este fenómeno natural ocorre como resultado do choque de partículas provenientes do vento solar com o campo magnético da terra. Em Lofoten, Noruega, poderá encontrar um dos melhores locais para assistir a este fenómeno.
3 – Migração de caranguejos vermelhos, Ilha do Natal, Austrália.
Todos os anos ocorre uma migração de milhões de caranguejos vermelhos. Estes animais, atravessam a ilha e todas as estradas deslumbrando pelas proporções épicas. Para permitir que os animais circulem sem qualquer impedimento, as autoridades locais fecham as estradas.
4 – Gelo turquesa no Lago Baikal, Rússia
Este fenómeno surpreendente acontece durante o inverno. Ele consiste em fragmentos de gelo transparentes que se formam na superfície do lago. O resultado é incrível. A aparência de gelo turquesa quando refletidos pela luz solar é deslumbrante, não é verdade?
5 – Spotted Lake, Canadá
A maior parte da água que se encontra neste lago, situado perto da cidade de Osoyoos, na Colúmbia Britânica, evapora durante o verão. Ora, assim, vão deixando para trás grandes manchas de minerais, sendo estas manchas feitas de sulfato de magnésio, principalmente, que cristaliza no verão para formar “passarelas” naturais.
6 – Cascata do Fogo Eterno, Chestnut Ridge Park, EUA
A chama bruxuleante sob uma cascata é causada pelo vazamento de gás natural. Este fenómeno localiza-se no estado de Nova Iorque.
7 – Pilares de Luz em Livigno, Itália
Os pilares de luz são encantadores, estes fenómenos óticos atmosféricos são tão belos quanto raros. Eles são causados pela interação entre a luz e os cristais de gelo.
8 – Árvores cobertas com teias de aranha, Paquistão
Este fenómeno ocorreu devido a um acontecimento em particular, umas cheias em 2011. Foi nesse contexto incomum que milhares de aranhas subiram até estas árvores para se refugiarem da água.
9 – Migração das aves em Tebay, Inglaterra
Este cenário único que surge nos céus é deslumbrante, não é? Ele acontece devido aos milhões de starlings que voam em bando e criam este cenário.
10 – Bolhas de gelo no Spray Lake, Canadá
Este fenómeno ocorre no momento em que o gás metano fica preso em lagos congelados. O gás metano é produzido por bactérias no momento em que elas consomem matéria orgânica.
11 – Lago Natron, África Oriental
Esta composição rica em minerais e cheio de algas parece mesmo lava quente solidificada, não é verdade? Para o Lago Natron migram milhões de flamingos para se alimentar e reproduzir.
12 – Vulcão em erupção, no Iémen
A beleza acontece quando a lava encontra o oceano… incrível!
13 – Cascata de Fogo, Yosemite, EUA
Quando os raios de sol atingem a cascata Horsetail este fenómeno acontece, fazendo com que a queda de água pareça lava ou fogo. Este fenómeno único revela-se uma bela ilusão de ótica e só acontece durante o mês de fevereiro.
14 – Cascatas de Sangue, Antártica
Pode parecer sangue que se encontra escorrer do Glaciar Taylor, nos Vales Secos de McMurdo, contudo, apenas se trata de uma mistura de água salgada e ferro concentrado. Este fenómeno é o resultado de um complexo sistema de lagos subterrâneos muito estudado por cientistas.
15 – Lago Hillier, Austrália
A cor rosa do Lago Hillier, presente na Austrália, mantém-se ao longo do ano inteiro. Ainda permanece um mistério, desconhecendo-se a razão para esta cor. Contudo, alguns defendem que este fenómeno pode ser o resultado de seu alto teor de sal, surgindo por ser combinado com a presença de uma espécie de bactéria rosa.
16 – Los Penitentes, América do Sul
Estas formações são encontradas nas grandes altitudes das Cordilheiras dos Andes. Sendo chamadas “penitentes”, elas formam-se à medida que a neve vai derretendo, acabando por ficar com a base mais larga do que o topo.
17 – Círculos de fadas, Namíbia
Os estranhos círculos na areia são criados pela escassa vegetação que cresce no deserto. Ao longo de vários anos estes padrões regulares têm intrigado os cientistas. Contudo, de acordo com um estudo publicado na revista Nature, este fenómeno tem origem na interação entre insetos e vegetação.
18 – Rochas deslizantes, Death Valley, EUA
Este fenómeno intriga os cientistas há muitos anos. Em pleno Death Valley, pela presença de várias rochas que deixam um rastro de poeira, surge um fenómeno deslumbrante. Os cientistas chegaram à conclusão de que os responsáveis por tal deslocamento se devem ao gelo fino e uma brisa suave.
19 – Lago Kawah Ijen, Indonésia
O fenómeno da cratera de lava azul explica-se pela combustão de gás sulfúrico que entra em contato com o ar, levando à criação de explosões de chamas azuis.
20 – Pedregulhos de Moeraki, Nova Zelândia
Estas pedras que chegam a pesar sete toneladas podem ter três metros de diâmetro. Estas pedras são formadas por sedimentos do fundo do mar, um processo semelhante ao da formação de uma pérola.
Leia também:
- As 10 estradas mais perigosas em Portugal
- Os Vikings poderão ter descoberto os Açores antes de Portugal
- Portugal dos Pequenitos: uma viagem à infância!
21 – Um arco-íris branco, EUA
Este arco-íris branco foi avistado em Cardiff Pipes Beach, na Califórnia.
22 – A nuvem brilhante no Texas, EUA
Esta fotografia que capta esta nuvem brilhante foi tirada no estado do Texas, nos EUA. Contudo, este fenómeno podia ter sido avistado noutra cidade. É por causa da luz do sol a incidir e atingir no granizo da tempestade que resulta no verde brilhante desta nuvem.
23 – Rosas do Deserto, Tunísia
É no deserto da Tunísia que as Rosas do Deserto são abundantes. Mas, estes fenómenos dão-se em vários locais do mundo. Estas ‘rosas’ tratam-se na verdade de formações de cristal de gesso, barita e grãos de areia.
24 – Pedras Parideiras, Portugal
Este fenómeno geológico raro acontece em Portugal, mais precisamente na Serra da Freita, em Arouca. As Pedras Parideiras são pedras que brotam de uma rocha-mãe.
25 – Flores de Geada, Montes Ozark, EUA
Uma flor de geada é formada num contexto especial, precisamente quando finas camadas de gelo são expelidas das plantas de caule longo no outono ou início do inverno. Estas finas camadas enrolam-se formando uma espécie de “pétalas”, por isso, fazem lembrar flores.
Parece impossível, não é? A beleza é verdadeiramente inacreditável. Uma prova que no nosso planeta ainda há muito para conhecer e explorar!