São verdadeiras obras de arte e Portugal não ficou de fora da lista. Conheça as 15 pontes mais bonitas da Europa eleitas pelo site European Best Destinations.
Projetadas como o fim primordial de servir duas margens e criar a união dos povos, houve quem elevasse a fasquia e arquitetasse não só a pensar na utilidade de uma mera ponte, mas a pensar na magnificência da obra e no legado que iam deixar para as populações.
O site European Best Destinations elegeu as 15 pontes mais bonitas da Europa e Portugal não ficou de fora na lista.
Portugal tem três das pontes mais bonitas da Europa
15 – Pont du Gard
No 15º lugar está a Pont du Gard, situado no sul da França, perto de Nîmes. Construída pelos romanos, a ponte é a mais alta e a mais bem preservada da época. Foi adicionada à lista de Património Mundial da UNESCO, em 1985, devido à sua importância histórica.
14 – Ponte Vasco da Gama
Esta ponte tem a particularidade de ser a ponte mais longa da Europa, tendo um comprimento total de 17,2 km.
É um background perfeito para os turistas que queiram fazer um passeio pelo Parque das Nações, em Lisboa.
Começou a ser construída em 1995 e inaugurou a 29 de Março de 1998, mesmo a tempo da Expo 98, a Feira que comemorou os 500 anos da descoberta da rota marítima da Europa para a Índia, por Vasco da Gama. O local ficou conhecido como ParqueExpo, embora o seu nome seja Parque das Nações.
13 – Viaduto de Garabit
No 13º lugar está o Viaduto de Garabit, no Sul de França. A ponte, inaugurada em 1884, foi construída pela Eiffel & Cie – a mesma empresa que construiu a Ponte D. Maria Pia.
12 – Ponte de Moisés
O 12º lugar é ocupado pelo Fort de Roovere, perto de Halsteren na Holanda. Esta é uma ponte pedonal que dá acesso a um forte holandês do século XVII. É também conhecida como Ponte de Moisés por, quando as pessoas a atravessam, criar a ilusão que se está a caminha através da água.
11 – Ponte Velha
O 11º lugar é ocupado pela Ponte Velha da cidade de Mostar, na Bósnia Herzegovina. A ponte otomana, construída no século XVI, foi destruída em 1993 e, após a reconstrução, foi inaugurada em 2004. É um dos marcos históricos do país e considerada uma das peças mais exemplares da arquitetura islâmica.
10 – Ponte Puente Nuevo
A ponte Puente Nuevo, na cidade espanhola de Ronda, está no 10º lugar do ranking. Esta é a maior e a mais nova das três pontes que atravessam o abismo que divide Ronda. A ponte começou a ser construída em 1751 e demorou 42 anos a ser finalizada.
09 – Ponte Chapel
Em Lucerne, na Suíça, está a ponte que ocupa o 9º lugar – a Ponte Chapel. Foi construída na primeira metade do século XIV como parte das fortificações da cidade e em homenagem à Capela de S. Pedro.
08 – Ponte de Rialto
No 8º lugar está a ponte de Rialto, em Veneza. Das quatro pontes que atravessam o Grand Canal, esta é a mais antiga e a mais famosa. É ainda conhecida por separar os distritos de San Marco e San Polo.
07 – Ponte Széchenyi
A ponte Széchenyi, que liga Buda e Pest, está no sétimo lugar. Inaugurada em 1849, foi a primeira ponte permanente sobre o Danúbio, na Hungria.
06 – Viaduto de Millau
O Viaduto de Millau, em França, está no sexto lugar do ranking. Inaugurada em dezembro de 2004, tem o título de ponte mais alta do mundo (com um mastro de 343 metros). A plataforma, com 270 metros, é a 12ª maior do mundo. O Viaduto de Millau é classificada como uma das maiores realizações de engenharia de todos os tempos.
05 – Ponte Dom Luiz I
Outra das pontes considerada uma das 15 pontes mais bonitas da Europa foi a tão emblemática Ponte de Dom Luiz I, no Porto. Esta é uma ponte centenária, inaugurada a 31 de outubro de 1886.
Contém dois tabuleiros e ambos permitem a sua travessia pedonal. O tabuleiro inferior é uma estrada em funcionamento, contudo, o superior não está aberto ao trânsito, apenas ao metro do Porto.
É um chamariz turístico para a cidade do Porto, e todos os visitantes da cidade procuram tirar uma fotografia com ela em plano de fundo, quer ao atravessá-la, quer a fazerem percursos de barco sob as 6 pontes do Porto, nos mais diversos miradouros e ainda no cais nas margens do rio (Ribeira e Cais de Gaia).
04 – Ponte Bastei
A Ponte Bastei situada em Lohmen, na Alemanha, ocupa a quarta posição. A 194 metros acima do rio Elba, esta ponte peculiar é uma formação rochosa de arenito. As rochas pontiagudas foram moldadas pela erosão da água há mais de um milhão de anos atrás.
03 – Ponde de Vechio
A Ponde de Vechio (Ponte Velha) de Florença, Itália, está em terceiro lugar. Tem uma estrutura de estilo medieval e atravessa o rio Arno. É conhecida por ser um ponto de comércio onde joalheiros, comerciantes de arte e vendedores de souvenirs instalam pequenos negócios.
02 – Tower Bridge
Em segundo lugar está a ponte londrina Tower Bridge, que atravessa o rio Tamisa. Inaugurada em 1894 é, atualmente, um dos pontos turísticos mais visitados em Londres.
01 – Ponte 25 de Abril
Destacada como uma das pontes mais bonitas da Europa, esta ponte pênsil liga a cidade de Lisboa ao município de Almada. Inicialmente apelidada de Ponte Salazar, o seu nome só foi alterado para a data da revolução, após a sua ocorrência, em 1974.
Foi projetada para suportar simultaneamente tráfego ferroviário e rodoviário e assim opera ainda nos dias de hoje. A circulação nesta ponte é bastante intensa, chegando a passar por ela, diariamente, mais de 300 mil utilizadores e 157 comboios, nos dois sentidos, transportando cerca de oitenta mil passageiros.
Começou a ser construída a 5 de Novembro de 1962 e a abriu ao trânsito em 6 de Agosto de 1966. Na data da sua inauguração, era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos, atualmente ocupa o 20º lugar mundial.
Leia também:
- Portugal tem dois dos lagos mais bonitos do mundo
- Portugal tem uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa
- Portugal tem um dos Destinos Medievais mais bonitos da Europa
NCultura
Estas são algumas das pontes mais bonitas da Europa. Já visitou alguma delas? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…