Há uma estação portuguesa presente na lista das 10 melhores Estações de Comboios da Europa que o European Best Destinations revelou.
As estações ferroviárias tiveram uma importância histórica relevante e ainda hoje mantêm a sua utilidade, sendo menos importantes por haver mais opções a oferecer a mobilidade desejada.
Contudo, muitas destas estações, além da sua função (de servir como espaço em que se espera pelo transporte, para nos levar de X a Y), representam uma experiência estética. Muitas destas construções são encantadoras.
O European Best Destinations, que é uma referência na área do turismo na Europa, revelou uma lista das 10 melhores Estações de Comboios da Europa, havendo uma representante nacional. Quer conhecer a lista?
Portugal tem uma das melhores Estações de Comboios da Europa
10 – Milano Centrale (Milão, Itália)
Esta é a principal estação ferroviária de Milão, Itália. Milano Centrale visou substituir a antiga estação central (1864), sendo um terminal ferroviário que foi inaugurado oficialmente no ano de 1931.
9 – Gare de Lyon (Paris, França)
Em Paris, há seis grandes terminais da estação ferroviária principal. Paris-Gare de Lyon (ou Gare de Lyon) é um deles, sendo o terminal norte da ferrovia Paris-Marselha. Esta estação está situada no distrito XIIe, na margem norte do rio Sena, no leste de Paris.
O nome da estação vem da cidade de Lyon, servindo como espaço de paragem para muitos comboios de longa distância que partem daqui. A maioria desses comboios tem como destino o sul do país.
Esta estação recebe por ano 90 milhões de passageiros, sendo a terceira estação mais movimentada de toda a França (é mesmo uma das estações europeias mais movimentadas!).
8 – St Pancras International (Londres, Inglaterra)
Esta estação encontra-se num edifício listado como Grau I, localizado na Euston Road, na área de St Pancras, no bairro londrino de Camden, sendo uma estrutura amplamente elogiada pela beleza da sua arquitetura vitoriana.
A estação ferroviária de St Pancras (ou London St Pancras, como também é conhecida) consiste num terminal ferroviário que se encontra bem localizado, entre a Biblioteca Britânica, a estação King’s Cross e o Canal Regent’s, encontrando-se bem no centro de Londres.
7 – São Bento (Porto – Portugal)
No centro da cidade do Porto, mais precisamente na Praça Almeida Garrett, encontra-se a bela e famosa Estação Ferroviária de São Bento, que foi inaugurada em 1916. Esta estação é emblemática para a cidade. Um símbolo pela beleza que a distingue de todas as outras.
Os seus painéis de azulejos são absolutamente deslumbrantes, captando a atenção dos inúmeros turistas que visitam a cidade. Estes azulejos retratam cenas da História de Portugal.
6 – Limoges-Bénédictins (Limoges – França)
A principal estação ferroviária de Limoges é a bela Limoges-Bénédictins, que se encontra na ferrovia Orléans – Montauban. O nome de Bénédictins deve-se à presença de um mosteiro beneditino que foi fechado durante a Revolução Francesa.
5 – Zagreb Glavni kolodvor (Zagreb – Croácia)
A principal estação ferroviária de Zagreb encontra-se a apenas 1 km a sul da praça principal da cidade. O nome é Zagreb Glavni kolodvor que significa estação principal de Zagreb em croata, sendo esta a maior estação da Croácia. Ela recebe anualmente inúmeros visitantes que não deixam de ficar encantados com a beleza da estação.
4 – Haydarpasa (Istambul, Turquia)
O Haydarpaşa Terminus ou Haydarpaşa Terminal é um cubo principal do terminal interurbano e transporte em Kadıköy, que se encontra em Istambul. É um dos mais movimentados terminais da Europa Oriental, sendo mesmo o terminal ferroviário mais movimentado da Turquia!
3 – Antuérpia Central (Antuérpia, Bélgica)
O nome da principal estação ferroviária da cidade belga de Antuérpia é Antwerpen-Centraal (Antuérpia Central). Esta estação é reconhecida como o melhor exemplo de arquitetura ferroviária do país.
O interessante design de Delacenserie revelou-se extraordinário e o ecletismo das suas influências levou a que surgissem dificuldades em atribuir à estação um estilo arquitetónico em particular.
2 – Atocha (Madrid, Espanha)
A estação de Atocha é considerada a maior estação ferroviária da capital espanhola, sendo um complexo ferroviário que é formado pelas estações Madrid Atocha Cercanías e Madrid Puerta de Atocha (que integram as ferrovias nacionais espanholas) e pela estação Atocha Renfe (do metro de Madrid).
1 – Liège-Guillemins (Liege – Bélgica)
No dia 18 de setembro de 2009, a nova estação foi inaugurada oficialmente, tendo sido um projeto assinado pelo arquiteto Santiago Calatrava. A estação principal da cidade de Liège é a estação ferroviária de Liège-Guillemins, sendo esta apenas a quinta maior cidade da Bélgica.
Liège-Guillemins é uma das 3 estações belgas da rede ferroviária de alta velocidade, sendo uma estação que recebe diariamente 15.000 pessoas, números que a colocam como a 11ª estação mais movimentada da Bélgica.
Leia também:
- Eleitas as 10 maravilhas naturais de Portugal
- Portugal tem uma das 25 Estações de Metro das mais bonitas do mundo
- Portugal tem uma das praias mais secretas da Europa
NCultura
Se leu “Portugal tem uma das melhores Estações de Comboios da Europa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…