Revista internacional de elevada reputação integra a cidade Invicta entre as melhores do mundo: Porto eleito uma das 20 melhores cidades pequenas do mundo.
A Monocle integrou a cidade do Porto como uma das 20 melhores cidades pequenas para se viver. O objetivo era encontrar no mundo cidades pequenas que reunissem tudo o que é indispensável para se viver bem, com qualidade de vida, num ambiente citadino, com trabalho, vida social, condições para vida em família e, entre outras variáveis, aeroporto que proporcione boas ligações.
No final, a Monocle reuniu um grupo de 20 cidades pequenas e ainda destacou mais 5 que tiveram menções honrosas. Destaque-se que há países com duas cidades eleitas, nomeadamente Suíça (Lausana e Basileia), Estados Unidos da América (Boulder e Savannah) e Alemanha (Aachen e Potsdam).
Leia também: 7 curiosidades sobre as seis pontes do Porto
Porto eleito uma das 20 melhores cidades pequenas do mundo
A Fonte
A Monocle é um media completo. A revista foi lançada em 2007, mas desde então tem vindo a crescer, explorando diferentes áreas (entre elas, além da revista, a rádio, as viagens, as lojas,…).
A Monocle mantém os olhos e os ouvidos no mundo, atenta a tudo o que se passa. Entre as temáticas que aprofunda, estão assuntos globais, negócios, design e outros temas. Portanto, as áreas que explora são planetárias, tal como a sua audiência.
A Conferência inaugural “Qualidade de Vida da Monocle” foi realizada em Lisboa, no ano de 2015. Desde então, essa conferência que foi bem acolhida foi realizada em outros locais, nomeadamente VIena, Berlim, Zurique e Madrid.
O artigo
Uma revista de reputação internacional que destacou pequenas cidades. Além do pódio, constituído pelas três que mais se evidenciaram, houve ainda espaço para destacar mais 17 cidades. O artigo da Monocle destacou assim 20 cidades pequenas dispersas pelo mundo.
Entre os países que são mencionados, estão nações como Estados Unidos da América; Austrália, Japão, Tailândia, Islândia, Suíça, Reino Unido, comprovando que há cidades pequenas com excelente qualidade de vida em diferentes continentes. Resta ainda frisar que a Monocle dedicou um pequeno espaço, fazendo uma menção honrosa a mais cinco cidades.
Conheça o artigo na íntegra, aqui.
Dados analisados
A Monocle considerou cidades com cerca de 200 mil habitantes, que apresentassem qualidade de vida, equilíbrio social e diversidade cultural. A presença de aeroportos internacionais e de um sistema de transportes públicos eficiente foram variáveis levadas em consideração.
Outros dados relevantes para estas conclusões foi a segurança e a baixa taxa de criminalidade. Os moradores serem acolhedores também foi um ponto a favor. Cidades que tivessem universidades de qualidade foram beneficiadas. Outro ponto importante era haver cidades que permitissem estar a dançar às 02h e que também possibilitassem tomar um bom café às 6h.
O pódio
O pódio é constituído pelas cidades de Lausana (na Suíça), Boulder (nos Estados Unidos da América) e Bergen (na Noruega). À cidade suíça, que ficou no primeiro lugar do pódio, são destinadas muitas palavras elogiosas, sendo descrita como uma cidade “pequena o suficiente para nos parecer familiar e grande o suficiente para vivermos lá”.
Embora seja uma cidade onde a habitação é particularmente cara, há diversidade e qualidades que a tornam numa cidade de excelência. No estado do Colorado, nos Estados Unidos da América, está a bela cidade de Boulder, que ficou com um meritório segundo lugar. No terceiro lugar do pódio está Bergen. Uma posição honrosa para esta cidade que fica na Noruega.
Leia também: Café Majestic no Porto, um dos mais bonitos do mundo
O Porto
Monocle escolheu o Porto como uma das melhores cidades pequenas para viver, destinando-lhe o 9º lugar entre as 20 melhores. Monocle destacou a mudança na cidade do Porto: “A transformação do Porto de uma cidade sonolenta para uma alternativa radical a Lisboa continua a toda a velocidade”.
Entre os pontos a favor, podemos encontrar as suas praias, o seu centro histórico e naturalmente a gastronomia! O artigo reconhece a importância do investimento na cidade e a transformação do centro histórico. A criatividade presente na cidade é destacada no artigo: “É um caldeirão criativo, com a proximidade de bons fabricantes de moda e móveis, atraindo uma multidão inteligente de designers. O sol e a cozinha líder em todo o mundo estão a encorajar os estrangeiros a assentarem no Porto”.
A lista da Monocle
As 20 cidades pequenas destacadas pela Monocle foram:
01 – Lausana (cidade presente na Suíça).
02 – Boulder (cidade presente nos Estados Unidos da América).
03 – Bergen (cidade presente na Noruega).
04 – Hobart (cidade presente na Austrália).
05 – Chigasaki (cidade presente no Japão).
06 – Bolzano (cidade presente na Itália).
07 – Bordéus (cidade presente na França).
08 – Innsbruck (cidade presente na Áustria).
09 – Porto (cidade presente em Portugal).
10 – Aachen (cidade presente na Alemanha).
11 – Reiquejavique (cidade presente na Islândia).
12 – Savannah (cidade presente nos Estados Unidos).
13 – Potsdam (cidade presente na Alemanha).
14 – Basileia (cidade presente na Suíça).
15 – Chiang Mai (cidade presente na Tailândia).
16 – Victoria (cidade presente no Canadá).
17 – San Sebastián (cidade presente em Espanha).
18 – Eindhoven (cidade presente na Holanda).
19 – Bath (cidade presente no Reino Unido).
20 – Allbord (cidade presente na Dinamarca).
Menção honrosa
A Monocle ainda encontrou espaço no seu artigo para fazer um menção honrosa a algumas cidades que sendo pequenas possuem muitas qualidades, nomeadamente: Wiesbaden, (Alemanha), Trieste (Itália), Haarlem (Holanda), Anápolis (Estados Unidos da América) e Salzburg (Áustria).