Deixe-se encantar pela magia desta aldeia de xisto. Saiba o que visitar, as praias fluviais e o alojamento. Piódão é um destino verdadeiramente deslumbrante!
Esta aldeia é o destino ideal para quem gosta de relaxar em espaços isolados e tranquilos. Pessoas que pretendam fugir ao rebuliço das grandes cidades poderão viver nesta aldeia uma experiência distinta que revela um silêncio propício à reflexão.
O cenário de uma aldeia encantadora perfeitamente integrada numa Natureza deslumbrante também propicia momentos de pura contemplação. Por isso, esta aldeia é um autêntico tesouro. A Aldeia Histórica de Piódão revelou-se uma justa vencedora das 7 Maravilhas de Portugal. Piódão venceu na categoria de Aldeias Remotas. São muitos os atrativos que justificam uma visita a esta aldeia. Conheça-os detalhadamente.
Piódão é uma das aldeias de xisto mais bonitas de Portugal
Localização
A aldeia de Piódão encontra-se no município de Arganil, no distrito de Coimbra. A bela aldeia de Piódão encontra-se incrustada na Serra do Açor.
Sendo esta uma área de paisagem protegida, podemos constatar que o cenário que a circunda é deslumbrante, pois as pequenas casas integram-se perfeitamente na luxuosa vegetação da Serra do Açor, que reivindica protagonismo num cenário mágico.
Coordenadas GPS: Latitude: 40.229169 / Longitude: -7.824850.
Características
A riqueza natural que circunda a aldeia serrana é verdadeiramente maravilhosa, com nascentes e campos de pasto, num ambiente que parece extraído de um filme. As casas típicas feitas em xisto negro, que é um material abundante na região, estão dispostas em anfiteatro, em redor dos socalcos.
Destacam-se as típicas portas e portadas que se encontram pintadas de azul, tal como os telhados em ardósia. O xisto não é apenas usado na construção das casas, surgindo também no chão das ruas. As ruas são estreitas e sinuosas e contribuem para uma beleza singular.
A aldeia histórica de Piódão é chamada de aldeia presépio e facilmente se percebem as razões para tal. O cenário é absolutamente arrebatador quando a aldeia e a paisagem são vistas à noite, pois o contraste dos tons escuros com a iluminação permitem contemplar uma imagem inesquecível.
História
A história da aldeia não é fácil de ser contada com total propriedade. Não existem tantas informações como se deseja. Piódão chegou a ser o abrigo ideal para acolher foragidos da justiça.
Tenha sido por questões políticas em épocas históricas mais severas ou por questões jurídicas, algumas pessoas que se pretendiam esconder escolhiam Piódão como solução. Alguns historiadores defendem a tese de que terá sido por aqui que se escondeu um dos assassinos de D. Inês de Castro, depois de fugir à fúria de D. Pedro I (séc. XIV).
Pontos de interesse
Igreja Matriz
O templo primitivo foi edificado na segunda metade do século XVIII. Contudo, a fachada ameaçava ruir pelos finais do século XIX, tendo sido feita uma intervenção entre 1898-1900.
É através de uma larga escadaria em xisto que se acede ao templo dedicado a Nª Srª da Conceição, sendo que este sofreu várias obras de restauro e ampliação. No interior, encontrasse o altar-mor onde se destaca um retábulo em talha dourada, em estilo renascença, apresentando imagens de Nª Srª da Conceição, de S. Miguel e de S. Sebastião.
Capela das Almas
Foi a capela mortuária da aldeia de Piódão e também das aldeias vizinhas. Esta capela está datada dos séculos XVIII a XX e apresenta um retábulo em madeira. Nela destaca-se uma pintura singela que representa as Almas do Purgatório.
Consiste num templo singelo que se encontra no interior da malha urbana. Possui uma imagem de S. Pedro, datada do século XVI.
Fonte dos Algares
Esta fonte foi construída em xisto. A Fonte dos Algares consiste num pequeno chafariz com um arco ogival. A Fonte dos Algares encontra-se no interior de uma parede de xisto, num espaço onde o chafariz se integra harmoniosamente na paisagem austera e pitoresca da aldeia.
Busto do Cónego
Manuel Fernandes Nogueira chegou a Piódão, em 1885. Nascido em Loriga, em 1861, ele foi ordenado padre em 1884 e, pouco tempo depois, fundou um colégio, em 1886, num espaço que preparava alunos para a sua entrada no Seminário.
O colégio por onde passaram mais de 200 rapazes foi destruído em 1906, aquando das obras de beneficiação do largo. Manuel Fernandes Nogueira faleceu em 1944.
Praia Fluvial de Piódão
A zona fluvial que se encontra na ribeira proporciona uma experiência maravilhosa, pois reúne todas as condições que se deseja para uma atividade balnear encantadora.
O cenário é deslumbrante, arborizado, com a água límpida e fresca a convidar ao mergulho. A praia foi galardoada com Bandeira Azul em 2016.
Eira de Piódão
Esta eira comunitária encontra-se no cimo da povoação. Este espaço servia para secar e malhar as colheitas realizadas, nomeadamente de cereais (centeio e outros) e leguminosas (como feijão, entre outras).
Levada de Piódão
Consiste numa rede de canais, em xisto, que permite que a água seja levada às leiras para a rega das culturas. Tem uma beleza singular.
Posto de Turismo do Piódão/Núcleo Museológico Piódão
O Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão encontra-se no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, sendo um espaço que acolhe e informa os visitantes da Aldeia do Piódão sobre o que há para ver.
No Núcleo Museológico, poderá visitar um espaço com uma exposição permanente, com artefactos e obras de arte que revelam de forma única o modo de vida das gentes de Piódão.
No Posto de Turismo, pode obter diversas informações, nomeadamente sobre alojamento e restauração, sobre locais de interesse na aldeia e proximidades, percursos pedestres ou sobre artesanato.
Informação Útil
Posto de Turismo
Morada: Cónego Manuel Fernandes Nogueira – 6285-018
Contactos: 235732787
Este Posto funciona com o seguinte horário:
De segunda-feira a sexta-feira: 9h-13h / 14h-17h.
Ao Sábado e ao domingo: 9h-13h.
Conheça os melhores espaços para dormir na aldeia ou nas proximidades!
Pode escolher a CASA DA PADARIA, que se encontra na Rua Cónego Manuel Fernandes Nogueira – 6285-018. Outra opção é a CASA DE XISTO, que se encontra na Rua Francisco L. Pacheco – 3305-243. Uma alternativa de qualidade é o HOTEL INATEL, que pode ser encontrado em Piódão – 6285-018.
Conheça os melhores espaços para comer na aldeia ou nas proximidades!
O FONTINHA revela-se uma das melhores opções. Pode encontrar este espaço na Rua Eugénio Correia “Arquitecto” – 6285-018.
Leia também:
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- Pia do Urso (Batalha)
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…