Os portugueses descobriram dois terços do mundo. A esse Mundo deram novos Mundos. E se mais Mundo houvesse, lá teriam chegado.
Foram os primeiros a chegar. Investigaram. Experimentaram. Desbravaram, deixando o testemunho da sua presença. Trouxeram novas de sítios que se julgavam inalcançáveis.
Em menos de 100 anos mudaram o mundo. A esse Mundo deram novos Mundos. Modificaram a noção de distância e materializaram o sonho. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico.
Anteciparam a História. Ajudaram ao nascimento de novos países. Foram os primeiros cidadãos do Mundo. E se mais Mundo houvesse lá teriam chegado.
Explorações marítimas portuguesas séc. XV e XVI
1434 – CABO BOJADOR
Gil Eanes transpõe o cabo Bojador (27º latitude Norte – Sara Ocidental) até então considerado como limite convencional do mundo.
1470 – EQUADOR
1470/71 – João de Santarém e Pero Escobar descobrem as ilhas de S. Tomé e Príncipe e Ano Bom, explorando a costa africana até à foz do rio Niger, levando como pilotos Martim Fernandes e Álvaro Fernandes, avançaram até à Mina (a Elmina dos Ingleses).
Primeiros navegadores europeus a passar a linha do Equador.
1488 – CABO DA BOA ESPERANÇA
Bartolomeu Dias descobre a passagem do Sueste, a África do Sul e o cabo da Boa Esperança.
Desembarque na angra de S. Brás, Mossel Bay, 3 de Fevereiro e exploração da costa até ao rio do Infante (Gret Fish River).
Pero da Covilhã visita Cananor, Calecute e Goa na Índia (1488), Sofala, na costa oriental africana (Moçambique, 1489 e interna-se na Etiópia (1491).
1498 – ÍNDIA
1497/99 – Viagem de Vasco da Gama à Índia. Chegada à Terra do Natal (25 de Dezembro de 1497, a Mombaça (7 de Abril de 1498), e a Calecute (20 de Maio de 1498), Regresso a Lisboa (Agosto e Setembro 1499).
1500 – BRASIL
09 de Março de 1500: Partida de Lisboa da esquadra de Pedro Álvares Cabral, composta por treze navios com destino à Índia para aí estabelecer relações comerciais com os reinos locais.
22 de Abril de 1500: Descoberta oficial do Brasil, Vera Cruz por Pedro Álvares Cabral quando seguia com a armada a caminho da Índia.
1513 – CHINA
Jorge Álvares chega à China (foz do rio Cantão).
1522 – AUSTRÁLIA
Cristóvão de Mendonça e Gomes Sequeira chegam ao continente australiano.
1542 – CALIFÓRNIA
João Rodrigues Cabrilho, capitão português ao serviço de Espanha, explora a costa da Califórnia.
28 de Setembro 1542: João Rodrigues Cabrilho, ao serviço de Espanha, saindo do porto mexicano de “Manzanillo”, 90 dias depois de explorar o litoral setentrional da chamada “Nova Espanha”, costa Oeste da América do Norte entrou numa grande baía a que deu o nome de S. Miguel, atual S. Diego, Califórnia.
Navegou ainda mais para Norte, vindo a falecer volvidos três meses numa ilha da região a 3 de Janeiro de 1543 aparentemente devido a uma infeção resultante da fratura dum braço.
1543 – JAPÃO
Fernão Mendes Pinto, Diogo Zeimoto e Cristóvão Borralho atingiram o Japão (ilha de Tanegashima).
1550 – NOVA ZELÂNDIA
O português João Fernandes, ao serviço dos Reis espanhóis, descobriu oficialmente a Nova Zelândia.
NCultura
Se leu “Os portugueses descobriram dois terços do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre História de Portugal no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, turismo e viagens, gastronomia, entre outras…
Enquanto o resto da Europa rezava debaixo de batinas e hábitos de padres e frades, Portugal partiu para o desconhecido e descobriu o mundo aos carolas europeus. Me orgulho de ter sangue portugues.
Boa parte das navegações foi paga com o dinheiro da Ordem de Cristo, que tinha padres e bispos envolvidos.
Ordem de Cristo ou os Templários?…nada a ver com religião….
Isto sim é que é o correto! Parabéns , irmão
Ambos são os mesmos… Na verdade quando os templários se refugiaram em Portugal, passaram para essa ordem criada de propósito para não desmascarar os templários dos perseguidores… Até a cruz é semelhante no formato e cores…
Está malta do Brasil… História não é a parte forte… Também tem pouco tempo de existência esses países… Entendo…
Ordem de Cristo foi uma nova denominação dada aos antigos Cavaleiros Templários, tendo em vista a perseguição a td ordem dos Templários na Europa.Após ocorrer o extermínio dos cavaleiros, na então chamada “sexta feira 13”, o rei de Portugal – que tinha um gde apreço pela Ordem , resolve defender e mudar o nome para A Ordem de Cristo. Orgulho de ser brasileiro e possuir sangue templário dos nobres portugueses, correndo em minhas veias . Deus Vult!
E a Ordem de Cristo foi criada pouco depois da extinção da Ordem dos Templários. Foi só uma mudança de nome. Por outro lado, a expansão assentava genuinamente em dois pilares: fé e império.
Este texto não se trata de megalomania portuguesa. É apenas mais um calcado no eurocentrismo tacanho e desvairado. Os portugueses descobriram mundo algum. Quem sabe tenham descoberto um mundo próprio, à sua feição.
Em nenhuma acepção razoável da palavra mundo comporta a ideia de descobrimento, muito menos por parte dos portugueses.
Portugal encontrou 1/3 de outros mundos desconhecidos de si. Talvez assim ficasse melhor o texto que ressalta o pioneirismo português em um tipo de comunicação com outras partes do planeta.
Tente se colocar no lugar de um leitor chinês, guarani, ianomâmi, banto, ou qualquer outro povo ao se deparar com um título assim.
Talvez fosse melhor um título como: “Os portugueses desbravaram 1/3 do planeta a ser invadido.”
Estou completamente de acordo,os portugueses nao descobriram nada,com algumas excepecao de ilhas nao habitadas,mas nao se pode tirar o merito de que foram temerarios e contribuiram para o Mundo que vivemos hoje(com defeitos e virtudes)…..
Muito me orgulha ser portuguesa e esse título ninguém nos tira . Fomos os desbravadores do mundo sim. Descobrimos o caminho para as Índias enfrentando o Cabo das Tormentas onde ninguém ousou cruzar. Fomos os grandes navegadores, descobridores e desbravadores de terras. Graças a nós o Brasil é do tamanho que é. Enfrentamos, feras, doenças, índios e conseguimos manter esta terra combatendo invasores. Os invejosos que fiquem roxos tendo que engolir essa. Viva Portugal!!!
Maria de F. Tavares o melhor comentario! Acho uma piada os Brasileiros dizerem, os portugueses nao descobriram nada!! ? Os Portugueses so mudaram, o mapa do mundo. A inveja torna vos cegos meus amigos brasileiros :), pior ainda e que esses brasileiros sao na maioria descendentes portugueses :).
Tretas.A maioria do mundo foi descoberta pelos portugueses para a Europa, que o desconhecia.Também os povos do oriente não procuraram povos do resto do mundo nem deixaram escrito que o tivessem feito.Quanto aos povos das depois chamadas Américas também não procuraram ninguém.Portanto os Portugueses como Europeus podem dizer que descobriram, pois o mundo era desconhecido para os povos da Europa e desconhecido também pelos povos dos outros continentes.Cada um se conhecia a si próprio.Nem sabiam que a terra era esférica.Atenção não digo redonda.
No século 15, os navegadores portugueses começaram as viagens marítimas e chegaram a lugares até aí desconhecidos, por isso descobertos, ( só se diz encontrar quando algo se encontra perdido), as muitas ilhas atlânticas, paradisíacas e desérticas, foram as primeiras descobertas marítimas dos portugueses, a expressão manteve-se para as outras viagens marítimas, conhecidas de todos (descobrimos o caminho marítimo e encontrámos lá pessoas), é correto e manterse-a para mim, o resto é paranóia e pequenez:)
Respeitosos cumprimentos
Países muito grandes em tamanho não é directamente proporcional a pessoas muito bem formadas cultas e inteligentes… Não se pode ter tudo
Tudo o que se destapa fica descoberto e é porque existe. Quando se fala em Mundo neste conceito, fala-se em civilização que abarca muito daquilo que ainda hoje muita gente não sabe. O Saber custa e usar a inteligência custa muito mais.
Muito bom o nível de seus comentários, eu, um brasileiro orgulhoso de ter o sangue português nas veias, aprendo muito, graças aos seus conhecimentos, muito obrigado, Napoleão Gomide, São Gonçalo RJ.
E temos um grande Brasil graças a Napoleão … Irônico né?
Erro geral: Quando alguma terra já está povoada, é evidente que ela já tem sido descoberta. India, Brasil, Australia, Japão, etc., já é que estavam povoadas, portanto não foram descobertas senão redescobertas.
Erro particular: Os redescobridores do Brasil não foram portugueses senão os espanhois Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe tres meses dantes do que o Pedro Álvares Cabral.
Na verdade, a viagem de Cabral foi usada como a do descobrimento por estar melhor documentada e foi o que na história das peleias jurídicas entre Espanha e Portugal.
A existência do Brasil vem mencionada em “Esmeraldo de situ orbis”, de Duarte Pacheco Pereira (muito antes da descoberta oficial atribuída a Cabral).
Os brasileiros sempre com a inveja na ponta dos lábios para mal dizer sobre Portugal…. Tu como brasileiros sabes a história de Vicente Yáñez Pinzón 3 meses antes de Cabral e não conheces Duarte Pacheco Pereira 2 anos antes ou dos Corte Real 20 anos antes?
Descobrir não é necessariamente referente a pessoas se já habitavam ou não! É referente ao espaço de onde o descobridor bem! Ora, para a Europa, era completamente desconhecido essas terras… Por isso que para a India não se diz que se descobriu a India mas sim o caminho marítimo para a India … Nem para o japão se diz que descobriu mas sim o caminho para o Japão e tb o primeiro europeu que chegou ao Japão… Tanto era o primeiro que até ficaram de queixo caído quando viram as vestes e fisionomia europeia/portuguesa… No entanto já se sabia que existia reinos a oriente pois já se fazia comercio mas que era passado de mão em mão por terra até chegar a europa. Tornando os produtos caríssimos… Portugal ao descobrir por via marítima, quebrou esse comercio por terra, adquirindo diretamente na fonte e levando para Portugal e de la exportar para toda a europa…
Imaginemos que Portugal não tivesse existido…A Espanha como apenas seguiu os passos dos descobrimentos dos portugueses logo a seguir e Holanda, França e Inglaterra apenas 100 anos depois… Se Portugal não tivesse iniciado, hoje America não existia para os europeus, 99% dos brasileiros não existiam e muito menos com a cultura que têm, nenhum país na America existia como vemos hoje, apenas habitariam uns 20 a 40 milhões de índios… A julgar pela civilização avançada (mas atrasada em relação aos europeus) teriam dizimado os índios mais primitivos via oferendas aos Deuses ou acabado escravos e pouco passam disso… Poderiam tb hipoteticamente evoluir rm 500 anos e criarem eles as caravelas e descobrir a europa… No caso da Asia, continuava os reinos afastados entre si sem quase contacto nenhum, continuava o comercio por terra passando de mão em mão, chegando os produtos muito caros aos destinos, não teria havido a evolução que os portugueses propiciaram na época e deu um grande salto ao longo dos 500 anos… Hoje ainda estaríamos a discutir se a terra era redonda ou não, Continuava a haver escravos entre europeus e africanos e muçulmanos, bem, bem como guerras… Na Asia, ainda continuava as guerras por impérios, talvez o japão ainda hoje estava a tentar unificar-se… A rota marítima do Golgo pérsico de onde atualmente 80% das exportações ainda não existia, por o que fez a humanidade construi-la nos fins do sec. XIX foi para substituir a rota descoberta por Portugal via cabo da boa esperança há 400 anos… Enfim… Possivelmente hoje vivêssemos muito mais atrasados, talves ainda na idade média (Portugal abriu caminho para a passagem da idade média para a moderna!) ou então aparecia um outro reino que fizesse o papel que Portugal deu há 500 anos e deu no que vemos hoje!
Muito bom….
O feito maior que os portugueses tiveram foi a descoberta do ” caminho marítimo” é preciso saber ler além disso já
lá existiam nativos e essas terras eram desconhecidas da Europa que era á época o centro do mundo. A epopeia dos descobrimentos foi um grande feito dos Portugueses isso é inegável.
Corrigido o texto!
Descobrir não é necessariamente referente a pessoas se já habitavam ou não! É referente ao espaço de onde o descobridor vem! Ora, para a Europa, era completamente desconhecido essas terras da America… Por isso que para a India não se diz que se descobriu a India mas sim o caminho marítimo para a India … Nem para o japão se diz que descobriu mas sim o caminho para o Japão e tb o primeiro europeu que chegou ao Japão… Tanto era o primeiro que até ficaram de queixo caído quando viram as vestes e fisionomia europeia/portuguesa… No entanto já se sabia que existia reinos a oriente pois já se fazia comercio mas que era passado de mão em mão por terra até chegar a europa. Tornando os produtos caríssimos… Portugal ao descobrir por via marítima, quebrou esse comercio por terra, adquirindo diretamente na fonte e levando para Portugal e de la exportar para toda a europa…
Imaginemos que Portugal não tivesse existido…A Espanha como apenas seguiu os passos dos descobrimentos dos portugueses logo a seguir e Holanda, França e Inglaterra apenas 100 anos depois… Se Portugal não tivesse iniciado, hoje America não existia para os europeus, 99% dos brasileiros não existiam e muito menos com a cultura que têm, nenhum país na America existia como vemos hoje, apenas habitariam uns 20 a 40 milhões de índios… A julgar pela civilização avançada (mas atrasada em relação aos europeus) Maia, Asteca, Inca, etc., teriam dizimado os índios mais primitivos via sacrifícios/oferendas aos Deuses ou acabado escravos e pouco passam disso… Poderiam tb hipoteticamente evoluir em 500 anos e hoje serem eles a descobrir a europa… No caso da Asia, continuava os reinos afastados entre si sem quase contacto nenhum, continuava o comercio por terra passando de mão em mão, chegando os produtos muito caros aos destinos, não teria havido a evolução que os portugueses propiciaram na época e deu um grande salto ao longo dos 500 anos… Hoje ainda estaríamos a discutir se a terra era redonda ou não. Continuava a haver escravos entre europeus e africanos e muçulmanos, , bem como guerras… Na Asia, ainda continuava as guerras por impérios, talvez o japão ainda hoje estivesse a tentar unificar-se… A rota marítima do Golfo pérsico de onde atualmente 80% das exportações passam por barco ainda não existia, porque o que fez a humanidade construi-la nos fins do sec. XIX foi para substituir a rota descoberta por Portugal via cabo da boa esperança usada há 400 anos… Enfim… Possivelmente hoje vivêssemos muito mais atrasados, talves ainda na idade média (Portugal abriu caminho para a passagem da idade média para a moderna!) ou então aparecia um outro reino que fizesse o papel que Portugal deu há 500 anos e causou no que vemos hoje!
É óbvio que o conceito de ‘descoberta’ aqui referido é-o do ponto de vista europeu. O significado literal do vocábulo ‘descobrir’ será o de ‘revelar o que está/estava encoberto’. Em contexto histórico, significa que as terras ‘descobertas’ passavam a ser cartografadas.
Para os comentadores que tentaram desmentir este artigo, digo, muito simplesmente: contra factos não há argumentos. Calem a vossa ignorância!
“A história de Portugal é tudo uma mentira”, disse José Hermano Saraiva, o saudoso historiador português.
Na minha opinião, eles navegaram ao longo da costa africana ,com terra à vista, como um velhinho agarrado ao corrimão duma escada. Na costa oriental de África contrataram um navegador local que conhecia aquelas paragens e que os conduziu até à Índia; onde foram mal recebidos, pela má fama que já tinham, devido ao cobarde massacre que fizeram na cidade africana de Ceuta ,em 1415. A história fala na data oficial da ” descoberta” do Brasil . Só esse facto de “data oficial ” quer dizer que a história é feita e contada ao sabor de interesses políticos . Nos Açores é a mesma coisa: as ilhas já eram conhecidas um século antes dos navegadores ao serviço do Infante D. Henrique chegarem cá. Eram as chamadas ilhas ” Azzurre” (azuis), nome dado pelos navegadores e cartógrafos genoveses, nos meados do século XIV, como prova os mapas existentes em museus italianos; e os portugueses só chegaram cá em 1427; portanto , no século XV. As ilhas foram povoadas por gentes vindas do reino, por judeus norte africanos, por gentes vindas de Flandres e França , madeirenses ,escravos e piratas naufragados….