Fique a conhecer os melhores locais para se divertir na neve em Portugal. Podem ser locais frios, mas asseguram muita diversão para toda a família!
O nosso país é muito atrativo no verão. Muitos turistas estrangeiros escolhem Portugal para passar férias, tendo bom clima e praias encantadoras. No entanto, o nosso país não deixa ser encantador no inverno e até pode ser mais, em determinados locais.
O inverno pode ser uma estação fria, mas, quando neva, pode servir para aquecer o coração dos portugueses (e não só) com memórias inesquecíveis. Há locais com neve em Portugal que permitem momentos memoráveis. Fazer batalhas de bolas de neve ou construir o boneco de neve são meros exemplos do que se pode fazer.
Fique a conhecer os melhores destinos para ver a neve. Podem ser locais frios, mas asseguram muita diversão para toda a família!
Os melhores locais para se divertir na neve em Portugal
Onde neva em Portugal?
Infelizmente, não neva em todo Portugal Continental e Ilhas. Por isso, são várias as pessoas em Portugal que passam uma vida inteira sem ver ou sentir a neve, sem se divertirem na neve.
Se tivermos em conta apenas os 18 distritos portugueses, só neva com frequência em 5 desses distritos. São eles: Guarda, Bragança, Vila Real, Viseu e Castelo Branco. Os locais com neve em Portugal são escassos. Eles encontram-se maioritariamente a norte ou no interior.
No entanto, já aconteceu nevar em locais onde não era suposto, nomeadamente em Lisboa ou no Algarve. Contudo, há locais onde é frequente nevar e devem ser estes os locais a visitar para contactar com a neve.
Por que neva?
Apesar da existência do mito de que a neve só surge com temperaturas abaixo de zero, isso não é verdade.
A neve é definida como uma precipitação sólida que surge com uma variedade de cristais de gelo a temperaturas próximas de 0 °C, positivas e negativas. Por isso, pode nevar com temperaturas positivas baixas, como 2ºC.
Diferentes tipos de neve
Existem dois tipos de neve. Há a neve seca que ocorre quando os flocos de neve passam por ar frio e seco. Trata-se de uma neve mais parecida com pó, que não adere com facilidade. Por isso, é perfeita para desportos de inverno.
Existe ainda a “neve molhada”, que ocorre quando há humidade e a temperatura é mais amena. Este tipo de neve é o mais indicado para quem quer fazer bolas e bonecos de neve. Trata-se de uma neve que adere facilmente.
Há um terceiro… a neve artificial!
Além da neve natural, existe a neve artificial! Esta é uma neve feita recorrendo a canhões de neve, por onde água e ar pressurizado passam. Os canhões de neve são utilizados no mundo inteiro em diversas estâncias de ski e permitem assegurar que as pistas se encontram sempre com condições ideais, mesmo quando o clima não ajuda.
Atualmente, no nosso país, há as habituais vilas-Natal e existem vários parques de diversões que costumam recorrer à neve artificial para proporcionar espaços incríveis onde as pessoas podem divertir-se.
No entanto, convém lembrar que a neve artificial não deixa de ser gelada. Por isso, exige-se na mesma uma proteção contra as baixas temperaturas!
Locais com neve em Portugal para diversão garantida
Quando a neve surge, seja seca ou molhada, transforma a paisagem. Quando um manto branco se estende por serras e telhados, o cenário fica verdadeiramente deslumbrante. Apesar de ter maioritariamente pouca duração, nomeadamente em comparação com outros países, a experiência de estar na neve é profundamente marcante para quem não está habituado a contactar com ela.
Ver a neve e senti-la revela-se algo que representa momentos de grande alegria, não só para as crianças, como também para os adultos. Fazer batalhas de bolas de neve ou construir o boneco de neve são formas incríveis para se divertir com a família ou com amigos.
Eis uma breve lista com os melhores locais portugueses onde neva frequentemente.
1 – Parque Natural de Montesinho
A aldeia transmontana de Montesinho está presente a mais de mil metros de altitude. Ela está situada em pleno Parque Natural de Montesinho. Quando neva e este espaço fica encoberto por um manto branco, fica particularmente mágico.
A neve faz as delícias de quem visita este espaço que tem espécies como o lobo-ibérico, a corça ou o veado.
2 – Parque Nacional Peneda-Gerês
Quando surgem nevões neste parque mítico, que compreende partes do Minho e de Trás-os-Montes, a paisagem transforma-se. A neve pode cair entre dezembro e fevereiro. Nesses momentos, a beleza deste parque eleva-se a outro patamar.
No Parque Nacional Peneda-Gerês, localiza-se uma Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO. No entanto, são muitas as atrações locais, como Soajo, Pitões das Júnias e Montalegre, Lindoso ou Castro Laboreiro, destinos fabulosos que ficam bastante encantadores quando a neve decide aparecer.
3 – Serra do Marão
A Serra do Marão encontra-se entre o Douro Litoral e o Alto Douro. As minas de volfrâmio são uma das atrações locais. Foram importantes durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, foram desativadas.
Esta serra tem muitos outros atributos. A paisagem do alto dos seus 1400 metros de altitude é deslumbrante. No entanto, quando neva e o cenário fica enriquecido pelo manto branco, a magia acontece…
4 – Serra do Açor
A Serra do Açor fica próxima da Serra da Estrela. Existe até a curiosidade de partilhar alguns locais com ela. A Serra do Açor é uma das zonas mais frias e tem alguns locais com neve no país.
A freguesia de Piódão é uma atração local que fica verdadeiramente deslumbrante quando a neve decide aparecer. A aldeia de Piódão pode ser visitada todo o ano, sendo perfeita para quem gosta de relaxar em espaços isolados e tranquilos.
Normalmente, o cenário é fascinante. A aldeia encontra-se perfeitamente integrada numa Natureza deslumbrante. A Aldeia Histórica de Piódão é reconhecida como um autêntico tesouro, tendo vencido o concurso de 7 Maravilhas de Portugal, uma vitória que aconteceu na categoria de Aldeias Remotas. Quando a neve cai neste local, a beleza torna-se absolutamente arrebatadora.
5 – Serra da Estrela
A Serra da Estrela é o destino de férias de eleição para quem procura fazer férias na neve. Trata-se do sítio mais elevado de Portugal Continental, sendo ainda o que se revela mais frio.
Por isso, neva todos os anos na Serra da Estrela. Por aqui, poderá praticar diversos desportos de inverno. Existe uma estância de ski que fará as delícias dos turistas mais corajosos!
Sugestão: Antes de iniciar a sua viagem, confira as previsões de queda de neve. Confirme se os acessos à Serra da Estrela estão abertos.
Leia também:
- 15 locais que tem de visitar no Parque Nacional Peneda-Gerês
- 14 estâncias de neve para ir de carro
- 8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
Prepare a mala para a neve e veja o que não pode faltar!
Roupa
- Casaco e calças leves, com bom isolamento térmico, quentes, resistentes e impermeáveis.
- Luvas
- Gorro para o frio
- Óculos de sol (de preferência, que sejam especiais para a neve)
- Protetor solar, batom do cieiro e creme hidratante
- Botas impermeáveis
- Capacete
Alimentação
- Aposte em alimentos ricos em hidratos de carbono e proteína.
- Beba muita água.
- Opte por bebidas quentes, como chá ou chocolate quente.
Nota: O consumo de álcool deve ser bastante reduzido ou evitado.
Carro
- Correntes de neve para os pneus
- Leve uma pequena pá (que permita desobstruir o caminho sempre que necessário).
Nota: adote sempre uma condução defensiva.