Fique a conhecer os principais vilões do consumo energético! Vamos dar-lhe a conhecer os aparelhos domésticos que consomem mais energia! O consumo de energia representa uma boa fatia do nosso orçamento mensal. É impossível evitá-lo, mas com algumas dicas é possível reduzi-lo substancialmente. Economize energia desligando aparelhos domésticos que gastam mais energia, até sem uso. Eles consomem energia em repouso (em standby) e isso faz-se sentir no momento de pagar a conta da eletricidade.
No presente artigo do NCultura, iremos partilhar consigo uma lista destes vilões do consumo de energia, estando devidamente identificados, poderá intervir e criar condições para impedir esse gasto escusado de energia. Estes aparelhos elétricos fazem um consumo fantasma que cria impacto na sua conta de luz.
Os aparelhos domésticos que consomem mais energia
Na nossa casa, temos aparelhos domésticos que gastam constantemente energia, sem parar. Muitos deles encontram-se no modo stand by, em repouso, mantendo luzes discretas acesas que implicam um uso contínuo de energia.
No presente artigo, iremos identificar esses elementos que nos forçam a gastar dinheiro sem sabermos. Por isso, a sua identificação irá permitir-nos poupar dinheiro.
13 aparelhos domésticos que consomem mais energia diariamente
1 – Aparelhagem de música
O aparelho que usa para ouvir música ocasionalmente implica um gasto de energia contínuo, que pode ser significativo. Este aparelho consome até 15W por hora, sem estar no modo ON. Desta forma, a aparelhagem de música implica um gasto de 20% a mais do que se tiver a aparelhagem ON no volume baixo.
2 – Ar condicionado
Sabia que o ar condicionado representa até 15% do valor da conta de luz? Desta forma, deve manter os filtros do aparelho limpos. Sempre que se ausentar da casa, desligue o equipamento para poupar.
3 – Box
As designadas boxes que permitem o acesso aos canais por cabo são muito úteis. No entanto, também apresentam consumos elevados. Só o facto da box estar ligado à tomada já implica gastos, ainda que não se encontre ativa, em funcionamento. Os valores dos gastos deste aparelho situam-se entre os 6,5W a 14W por hora.
4 – Carregador
É um erro comum pensar que um carregador só gasta energia se estiver a carregar efetivamente. No entanto, para o carregador consumir energia basta estar ligado à tomada. Os gastos continuam mesmo que esteja ligado a um aparelho já 100% carregado. O carregador irá igualmente consumir entre 1W a 5W por hora. Por isso, nunca deixe o telemóvel a carregar durante a noite. Existe um consumo de 0,26W por hora quando o carregador fica ligado à tomada, mesmo sem nenhum aparelho conectado.
5 – Computador
O uso deste aparelho é quase diário. Trata-se de um elemento indispensável no quotidiano, principalmente na atualidade, com tanta gente a trabalhar por casa. No entanto, o computador consome energia mesmo quando não se encontra completamente ligado ou em funcionamento. Por exemplo, ele pode consumir até 21W por hora estando em repouso. O consumo, quando se encontra em funcionamento é os 80W por hora. Representa sensivelmente o mesmo que ter quatro lâmpadas fluorescentes acesas durante todo o dia!
6 – Consolas de jogos
Apesar de haver muitos miúdos e graúdos encantados com os videojogos, as consolas não representam um encanto para a carteira. São grandes gastadores de energia. Estes aparelhos consomem até 23W por hora, quando se encontram em funcionamento. Mas mesmo quando estão desligados despendem 1W por hora, bastando estarem conectados à tomada.
7 – Frigorífico
Este eletrodoméstico é responsável por 25% a 30% dos gastos de energia, o que representa uma grande fatia na conta de luz. Se instalar o frigorífico num local bem ventilado poderá reduzir estes números. O eletrodoméstico deve ainda encontrar-se afastado de fontes de calor.
Há mais estratégias para reduzir o gasto de energia. Tê-lo sempre limpo e com as borrachas de vedação em bom estado. Além disso, programe bem a retirada e colocação de alimentos para evitar estar a abrir constantemente a porta do eletrodoméstico.
8 – Jarro elétrico
Este aparelho é muito prático e permite-nos ter sempre água quente com uma rapidez incrível. Por isso, fazer um chá, café ou cozinhar tornou-se ainda mais fácil. Contudo, não pode esquecer que há gastos contínuos, como só ter o cabo de energia ligado na tomada. O jarro elétrico tem um consumo por hora que ronda o 1W.
9 – Máquina de lavar roupa
Este eletrodoméstico é responsável por cerca de 3% do valor da conta da eletricidade. Além disso, a máquina de lavar roupa também gasta água!… Para poupar, deve usar sempre a máquina de lavar roupa com a capacidade indicada no máximo. É também importante que se realize regularmente uma limpeza no filtro.
Aprenda a poupar em casa:
- Como reduzir as despesas em casa e poupar muito dinheiro
- Aprenda a poupar e a reduzir a fatura do gás
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
10 – Micro-ondas
Este eletrodoméstico faz parte do nosso quotidiano. Já não se imagina a vida sem ele. O micro-ondas é um eletrodoméstico usado para diferentes fins. Contudo, mesmo sem estar a ser usado, representa um consumo de mais de 3W por hora. Para poupar, evite deixar a porta aberta ou o timer ligado.
11 – Notebook
Este aparelho, mesmo quando se encontra desligado, consome 15W por hora, bastando para isso estar ligado à tomada. Por isso, se tem um Notebook por casa, tenha cuidado e não o deixe ligado.
12 – Telefone sem fios
Apesar de não ser prático desconectar o telefone sem fios da tomada, devia considerar fazê-lo. Este aparelho consome 3W por hora. Se privilegia o telemóvel, pondere dispensar este aparelho, porque o seu gasto de energia é elevado.
13 – Televisão
Mesmo quando fica em standby, a TV consome. Ela pode consumir até 3W por hora nesse estado. Por isso, enquanto está a dormir ou fora de casa, a trabalhar ou nas compras, a televisão implica um gasto contínuo.