Mantenha a sua pedra de mármore a brilhar como nova! Siga as nossas dicas e aprenda a limpar pedra mármore de uma forma fácil e eficiente! O mármore é um material encantador. É bastante usado na decoração, especialmente em quartos de banho ou em cozinhas. No entanto, com o passar do tempo, o mármore tende a perder o brilho original. Ora, esse é um problema que tem solução.
Reunimos um conjunto de dicas que permitem fazer o mármore brilhar como novo. Se quer restaurar o encanto original da pedra mármore, somente tem de saber a melhor forma de limpá-la. Saiba os cuidados especiais que deve ter e conheça o passo a passo para limpar mármore e deixá-lo impecável, como um profissional.
Como limpar pedra mármore e deixá-la impecável
O atual artigo do NCultura serve como um guia completo para limpar mármore com resultados brilhantes. Reunimos um conjunto de dicas práticas que permitem manter o mármore sempre brilhante com recurso a produtos e métodos eficazes, que ajudam a obter resultados impressionantes e a revitalizar o mármore, deixando-o reluzente como no primeiro dia.

É possível recuperar o brilho natural do mármore. Deixá-lo com aparência de novo durante bastante tempo. Quando são bem tratadas, as superfícies da pedra mármore apresentam uma beleza singular que concede grande elegância à sua casa.
Se quer fazer a manutenção da peça de mármore e contribuir para a sua conservação e durabilidade, deve aprender a limpar a pedra mármore como um profissional da área. É sempre importante fazer um teste numa pequena área da superfície a limpar, antes de começar a realizar a limpeza do mármore, para ver se reage bem ao produto usado.
Como a superfície do mármore é muito porosa, ela pode ficar manchada com facilidade ou ficar danificada com o tempo. Há soluções caseiras que recuperam o brilho da peça de mármore. No momento da limpeza, deve usar luvas para proteger as suas mãos. Deve ainda ler atentamente as instruções contidas nas embalagens dos produtos que usar.
O mármore branco é uma opção muito comum. Esta é uma opção elegante e moderna que permite enriquecer qualquer espaço e decoração. O mármore branco pode ser colocado em diversas partes da casa, nomeadamente no chão, nas cozinhas, nas casas de banho, nas bancadas, nas escadas, nas paredes, nas pias e até no exterior das habitações. Devido à sua cor, branca, este mármore requer maiores cuidados e limpezas mais regulares.

Quando o problema é somente pó ou a sujidade superficial pode limpar a peça de mármore (seja ele branco ou de outra cor qualquer) com água, simplesmente. Pode usar uma esfregona bem escorrida para pavimentos. Em seguida, deve secar para evitar que o mármore absorva a humidade e escureça. No entanto, se for noutra superfície, opte por usar um pano suave e macio.
Se o mármore se encontrar um pouco mais sujo ou se apresentar manchas, então deve usar água e um pouco de sabão neutro. Se o mármore apresentar manchas amarelas, pode usar bicarbonato de sódio.
O procedimento é simples. Misture-o com água até obter uma pasta espessa. Em seguida, coloque a pasta criada sobre a mancha amarela. Finalmente, deixe atuar durante 2 horas, no mínimo. Se quiser assegurar os melhores resultados, deve cobrir a zona da mancha com plástico para potenciar o efeito da mistura. Posteriormente, retire a pasta e limpe a superfície.
Esta pasta não só permite tirar manchas, como também consegue dar maior brilho ao mármore. Para o conseguir, basta esfregar com suavidade a pasta sobre o mármore. Faça-o com a ajuda de um pano. Seguramente confirmará que o esforço compensa.
Em alternativa, pode limpar a pedra mármore com água-oxigenada. O procedimento consiste em misturar uma porção deste produto com água. Em seguida, aplique a solução caseira sobre o mármore, diretamente. Não é necessário enxugar, mas usar o excesso de solução caseira.
No mercado, podemos encontrar uma grande variedade de produtos específicos, destinados a limpar pedra mármore. Esses produtos contêm ingredientes que contribuem para uma melhor manutenção da pedra mármore. Eles costumam ser usados especificamente para certas áreas da casa (para cozinha, casas de banho, etc).
Devido à elevada humidade de algumas divisões, essas zonas requerem um cuidado especial. Para evitar incidentes e assegurar uma limpeza eficaz, consulte primeiro as instruções do fabricante, sempre.
Tenha em conta que existem produtos que podem prejudicar este material, originando danos nas superfícies ou reduzindo o seu brilho. Desta forma, na limpeza da pedra mármore, deve evitar usar a lixívia, o amoníaco, o vinagre, o limão ou outro tipo de produto de limpeza abrasivo. Usar um produto destes, muito forte, é um risco, porque a pedra mármore absorve com facilidade as substâncias.
Ora, tendo em conta as caraterísticas desses produtos, eles podem deixar marcas profundas e definitivas na pedra. Quando realizar a limpeza da pedra mármore, deve ter cuidados redobrados, sempre.
Como polir pedra mármore?
Idealmente, a pedra mármore deve ser polida uma ou duas vezes por ano. Os abrilhantadores com ácido oxálico são importantes, porque contribuem para devolver o brilho ao mármore e conseguem eliminar oxidações da superfície.
Contudo, antes de recorrer a este tipo de produtos, primeiro deve assegurar que realizou a limpeza da pedra mármore corretamente. Certifique-se que conseguiu eliminar todas as manchas como se indicou no artigo.
Após polida a superfície, deve fazer a aplicação de um produto abrilhantador, seja por pulverização ou por cera líquida. Deste modo, irá conseguir proteger melhor o mármore. As superfícies irão manter-se brilhantes por mais tempo. Em alternativa, se não tiver tempo ou paciência para realizar este procedimento, pode sempre recorrer a um serviço profissional de limpeza existente no mercado.
Curiosidade: A etimologia da palavra mármore vem do grego marmairein ou do latim marmor, que significa pedra de qualidade ou pedra branca.
Aprenda a deixar a sua casa limpinha como nova:
- Aprenda a branquear eletrodomésticos amarelados
- Como limpar o exaustor corretamente por dentro e por fora
- Como limpar inox eficazmente: fogão, banca, panelas e talheres
As pessoas também perguntam
Como se forma o mármore?
O mármore consiste numa rocha metamórfica que é formada a partir do calcário sob altas pressões e temperaturas no interior da crosta terrestre. O processo de formação deste material é conhecido como metamorfismo, que ocorre quando o calcário é submetido a pressões intensas e temperaturas elevadas, acima de 500°C.
Durante esse processo, os minerais no calcário recristalizam. Eles formam cristais novos, ficam maiores e mais interconectados. Por isso, o mármore apresenta essa textura caraterística e aparência marmorizada.
Qual é a estrutura do mármore?
A estrutura do mármore é granulada. O mármore tem uma estrutura composta principalmente por minerais de calcita e dolomite. Tratam-se dos principais componentes do calcário original que forma o mármore.
Os minerais organizam-se em cristais interligados, o que confere ao mármore uma textura homogénea e a sua aparência caraterística. O mármore revela um brilho natural quando polido, devido à sua estrutura cristalina. Por isso, este material é bastante valorizado para fins estéticos e decorativos.
Onde podemos encontrar mármore em Portugal?
O nosso país é reconhecido como um dos principais produtores de mármore. As principais zonas onde o mármore pode ser encontrado integram o Alentejo e são as seguintes:
- Alandroal: Localizado no Alentejo, Alandroal é conhecido pelos seus mármores brancos e de tonalidades mais escuras.
- Borba, também da região do Alentejo, é conhecida pelos seus mármores de alta qualidade, destacando-se o “Mármore Branco de Borba”.
- Estremoz: presente no Alentejo, aqui, é feita a produção de mármore branco de alta qualidade. O “Mármore de Estremoz” é famoso.
- Vila Viçosa: da mesma região, no Alentejo. Esta área é conhecida por produzir mármore de várias cores, destacando-se o famoso “Mármore Rosa de Vila Viçosa”.
O que se faz com mármore?
O mármore é uma pedra preciosa e versátil. Este material é usado em diversas aplicações, nomeadamente em esculturas e artesanato. Os artistas recorrem frequentemente a este material para criar esculturas e objetos decorativos.
A beleza e facilidade em criar peças de escultura tornam o mármore precioso. Ele também é bastante usado na arte funerária, na construção de monumentos e lápides. Na decoração e design de interiores, também se recorre frequentemente a este material.
O mármore é utilizado em elementos de decoração de interiores, nomeadamente em lareiras, colunas, escadas e detalhes arquitetónicos. Pode ainda ser usado em revestimentos e pavimentos.
O mármore é usado em revestimentos de paredes, pisos e até mesmo em bancadas e tampos de mesa. Na construção, também é feito um uso de mármore devido ao apelo estético e à durabilidade deste material.