Fique a conhecer os rasgados elogios que um reputado site internacional de viagens dedicou aos castelos no Alentejo.
O nosso país tem uma história longa, com muitas atrações incríveis. Entre as mais populares estão os diversos castelos que se dispersam pelo país. O encantador Alentejo encontra-se muito perto da fronteira com Espanha.
Por isso, o site espanhol Traveler dedicou grande atenção a esta região que, além dos castelos, apresenta pequenas aldeias que parecem congeladas no tempo. Os imponentes castelos costumam ser o ex-libris das repetitivas aldeias (ou vilas). A beleza do interior do Alentejo é descrita pelos espanhóis como “intemporal”.
No artigo do Traveler, é ainda defendido que não faltam razões para visitar o Alentejo. Além das aldeias pitorescas e dos castelos encantadores que parecem extraídos de um conto de fadas é destacada a proximidade com Espanha e a gastronomia.
Fique a conhecer os rasgados elogios que um reputado site internacional de viagens dedicou a castelos alentejanos.
Os 6 castelos no Alentejo preferidos pelos espanhóis
1 – Castelo de Marvão
No site espanhol, é defendido que “muitos consideram Marvão a vila mais bonita do Alentejo”. A vila de Marvão encontra-se presente num majestoso promontório. O castelo centenário de Marvão parece que se funde no monte, com as paredes de granito, estando localizado a 862 metros acima do nível do mar.
As minúsculas casas caiadas de branco são encantadoras. Passear pelas ruas de Marvão revela-se uma experiência imperdível. Há várias atrações incríveis, como as igrejas do século XV.
Subir ao topo do castelo de Marvão permite-nos “observar a vista panorâmica privilegiada do Parque Natural da Serra de San Mamede”. O site espanhol recomenda ainda que se desfrute do popular Festival Internacional de Música de Marvão.
2 – Castelo de Mértola
Este castelo imponente ergue-se altivamente sobre as colinas do Vale do Guadiana. O Castelo do Mértola foi declarado monumento nacional há mais de 100 anos. Embora a construção deste castelo tenha sido iniciada no século X, este monumento apresenta um conjunto de influências.
O Castelo do Mértola apresenta uma mistura de estilos, nomeadamente românico e gótico. No entanto, destacam-se ainda as fundações romanas e árabes. A igreja é uma atração local imperdível. No passado, este templo foi uma mesquita. Mértola evidencia uma herança islâmica que torna a encantadora vila caiada de branco ainda mais bela e interessante.
3 – Castelo de Beja
Beja é considerada pelo site espanhol como “a cidade mais importante do Baixo Alentejo”. Beja está situada no meio da planície. O cenário local prima pelo dourado, cor que lhe é conferida pelos campos de trigo que se dispersam pela região.
Beja mostrou ser capaz de se adaptar aos tempos. Essa visão mais atual está presente nas obras modernas do famoso escultor Jorge Vieira (como as árvores vermelhas) ou pela galinha do artista Bordallo II. Estas obras estão presentes no passeio de uma das ruas mais emblemáticas de Beja.
O património local é bastante rico, existindo elementos herdados da Idade do Ferro. No entanto, o castelo medieval de Beja é a atração mais importante. A Torre Menagem é uma atração icónica da cidade. Ela tem 42 metros de altura o que a torna na torre mais alta do país. Subir ao topo da torre permite que se contemplem vistas impressionantes.
O castelo revela ser uma magnum opus da arquitetura militar gótica europeia. Esta obra é completada com uma muralha que preserva 28 das suas torres. A muralha circunda o centro histórico da cidade. No interior do centro histórico de Beja, destaca-se um mercado tradicional que é organizado aos sábados.
4 – Castelo de Monsaraz
Monsaraz apresenta um património de grande qualidade. A sua riqueza é formidável. Monsaraz revela-se mesmo “uma das aldeias medievais mais bem preservadas da região portuguesa”.
Por isso, passear pelas ruas e ruelas de Monsaraz equivale a realizar uma viagem no tempo ao antigo Alentejo. O site espanhol destaca ainda a gastronomia e o artesanato.
A oportunidade de subir ao topo do castelo de Monsaraz permite às pessoas desfrutarem de vistas deslumbrantes sobre a albufeira do Alqueva. Este castelo do século XIII permite também que se possa contemplar terras espanholas. A fronteira encontra-se a uma distância de apenas 15 quilómetros. A fortificação também inclui uma praça de touros peculiar.
Leia também:
- Castelo de Santa Maria da Feira: a obra emblemática da arquitetura medieval
- O Castelo de Guimarães ia ser demolido, mas foi salvo por 15 votos
- Montemor-o-Velho, o castelo mais antigo de Portugal
5 – Castelo de Vide
Há várias razões para fazer uma visita a este local. O Castelo de Vide é a grande atração. No entanto, há outras atrações imperdíveis. Além do castelo medieval, destacam-se as casas empoleiradas na colina e o respetivo conjunto de ruelas.
Passear por aqui revela-se uma experiência maravilhosa. Subir ao castelo assegura uma vista panorâmica memorável e encantadora. O bairro judeu desta terra é muito popular. Este é o espaço do género mais bem preservado no país. Este bairro judeu mantém uma sinagoga.
Algumas das salas que se encontram no interior da fortaleza foram convertidas em museus. Estes espaços culturais apresentam vestígios históricos importantes. Um dos grandes destaques vai para o Centro de Interpretação Megalítica. Outro espaço cultural relevante é o Museu de História e Arquitetura Militar.
No interior do recinto, é ainda possível visitar a Casa do Cidadão Salgueiro Maia. Este espaço centra-se no combatente que teve uma grande relevância durante a Revolução dos Cravos. Salgueiro Maia nasceu na cidade, tendo sido uma figura que deixou as pessoas da sua terra com um orgulho profundo.
6 – Castelo de Estremoz
O castelo branco de Estremoz “é um lugar quase místico para muitos portugueses”. É desta forma que o site espanhol descreve esta construção. Neste site, que é uma referência para os viajantes, é referido que a rainha Isabel de Portugal morreu aqui em 1336.
A rainha Isabel tornou-se santa em 1625. Esta mulher aragonesa era filha de um rei. Ela casou-se com D. Dinis I de Portugal, tornando-se rainha de Portugal. Este rei português era um homem dedicado à cultura. Dinis I foi uma pessoa que criou um legado importante. Além de escritor de cantigas e poeta, foi fundador da Universidade de Coimbra.
D. Dinis criou o belo palácio para a rainha Isabel. Segundo se diz, as torres da fortaleza foram construídas com o material das pedreiras perto da cidade. A partir deste local, é possível contemplar vistas incríveis, destacando-se o mar de vinhedos na área.
Muito obrigado pela sua descrição destas Vilas e Aldeias que nos leva a encorajar a fazer uma visita a todas elas. Tenho pena que não venha para minha aldeia Parada de Todeia – Paredes, onde se inicia a Rota do Românico que também é deslumbrante, pois também são todas de séculos passados, dou um exemplo, conhecer o Mosteiro milenar de Passos de Sousa onde está o tumulo de Egas Moniz e se pensar nisso tem onde ficar, pois tenho a Quinta do Rio Sousa Rural Tourism In Porto, onde se disfruta da Natureza. Com Rio, Quedas de água, canoas, Ilha, piscina exterior e com suites viradas para a cachoeira, até os nossos turistas dizem ser um pequeno Paraíso. Muitos Parabéns pelo seu belo trabalho.
Gostei deste trabalho e em resposta á sua terra talvez a vá visitar.
Muito obrigada e continui a mostrar, estas maravilhas