Das milhares de espécies que existem, hoje vamos falar sobre os animais mais perigosos do planeta. Alguns vão surpreender!
O mundo é fascinante e tem uma riqueza imensa. A sua beleza natural é verdadeiramente arrebatadora. Se nos aventurarmos a explorar a mãe Natureza, podemos encontrar inúmeros animais. Alguns deles revelam-se letais.
O presente artigo visa apresentar uma lista dos animais mais perigosos para os seres humanos. Por isso, tenha cuidado com estes seres. São bastante assustadores!
Os 26 animais mais perigosos do planeta para os humanos
Para a realização desta lista, foram tidos em consideração alguns critérios, nomeadamente:
- as mortes de pessoas por ano cuja responsabilidade é associada a cada um destes animais;
- o maior perigo que este animal apresenta (por exemplo, ter veneno, força excessiva, mordida feroz, picada que transmite doenças);
- o comportamento agressivo, quando se encontram próximos de humanos.
Para a definição desta lista, os primeiros critérios são frequentemente associados a acidentes. Não resultam necessariamente do comportamento do animal. Por isso, estes critérios receberam menos peso na definição da lista que iremos apresentar.
Desta forma, o último critério (o comportamento agressivo quando se encontram próximos de humanos) foi tido como o mais relevante para indicar as primeiras posições dos animais que trazem muitos riscos quando se encontram próximos das pessoas.
26 – Cavalo
Os cavalos tanto podem ser selvagens, como animais domesticados. No entanto, geralmente, existe um grande contacto entre cavalos e humanos. Essa frequência torna os acidentes regulares.
Geralmente, a natureza do animal não é agressiva. As mortes que origina não dizem respeito à agressividade do animal. Têm outras causas, nomeadamente quedas, atropelamentos acidentais, entre outras.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 20
- Maior perigo gerado por este animal: força
- Caraterística deste animal: os cavalos não apresentam comportamento agressivo
25 – Cão
É bastante elevado o número de acidentes fatais envolvendo este animal. Os cães convivem muito com as pessoas. Estes animais domésticos estão habituados a conviver regularmente com seres humanos.
No entanto, ocasionalmente, podem ocorrer contextos que levem a que algo de inesperado aconteça. Estes são animais que gostam de ter o seu território. Quando tal é colocado em causa, eles reagem.
Há ainda a referir que determinadas raças são mais agressivas. Há até cães que costumam ser treinados para apresentarem um comportamento mais feroz.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 25.000
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os cães podem apresentar comportamento agressivo, quando são treinados para isso ou quando se sentirem ameaçados
24 – Touro
Estes animais são frequentemente usados pelos humanos para cumprirem determinadas funções. No entanto, os touros podem demonstrar por vezes o seu poderio, quando se sentem provocados ou ameaçados. O seu comportamento agressivo pode revelar-se devastador.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 5
- Maior perigo gerado por este animal: força
- Caraterística deste animal: os touros podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
23 – Aranha
A maioria das aranhas não costuma revelar-se perigosa para as pessoas. No entanto, há algumas espécies, que se apresentam um pouco mais agressivas, quando se sentem ameaçadas ou no caso de serem tocadas, mesmo que acidentalmente. Por exemplo, a
aranha armadeira pode apresentar esse comportamento.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 20
- Maior perigo gerado por este animal: picada com veneno
- Caraterística deste animal: algumas espécies de aranhas têm veneno letal
22 – Formiga
Nem todas as espécies são perigosas. No entanto, algumas espécies de formigas podem gerar picadas com efeitos indesejados. As suas picadas podem apresentar-se bastante dolorosas. Algumas até podem revelar-se fatais.
A formiga-cabo-verde e a formiga-lava-pés servem de exemplo das espécies de formigas mais perigosas.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 30
- Maior perigo gerado por este animal: picada com veneno
- Caraterística deste animal: as formigas não apresentam comportamento agressivo
21 – Abelha
As abelhas podem ser encontradas em diversos momentos. Elas estão dispersas, nomeadamente perto de flores. Quando se encontram isoladas, não representam uma ameaça de perigo. Mesmo que uma pessoa se encontre nas proximidades.
No entanto, quando se está perante enxames de abelhas, o contexto muda de figura. Para defenderem o seu território, podem atacar em conjunto. Existem ainda o caso de pessoas alérgicas à picada de abelhas. Nessas situações, basta uma abelha dar uma picada para se revelar fatal, se não existir intervenção médica.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 60
- Maior perigo gerado por este animal: picada com veneno
- Caraterística deste animal: as abelhas não apresentam comportamento agressivo
20 – Polvo-de-anéis-azuis
Nem todos os polvos são perigosos. No entanto, esta espécie específica de polvo revela-se um dos animais mais perigosos, porque apresenta um veneno potencialmente letal.
Este animal só ataca quando é provocado. Embora não seja comum haver um acidente fatal com o polvo-de-anéis-azuis, este animal pode lançar na corrente sanguínea da vítima um veneno forte. Por isso, quem o importuna pode morrer.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 2
- Maior perigo gerado por este animal: veneno
- Caraterística deste animal: o polvo-de-anéis-azuis tem um veneno letal
19 – Hiena
A vida selvagem deste animal faz com que não seja comum o contacto com ele. No entanto, como as hienas pretendem matar tudo o que está ao seu alcance para comerem, elas representam um risco elevado para as pessoas que se encontram perante as hienas. Porém, o convívio com estes animais até costuma revelar-se menos perigoso do que com outros animais selvagens presentes nesta lista. Depende da sua fome…
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 30
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: as hienas são animais de vida selvagem que podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
18 – Água-viva ou medusas
Existem várias águas-vivas que se revelam perigosas para os humanos. A água-viva australiana revela-se a mais venenosa entre as diferentes espécies. Uma picada deste animal pode matar.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 40
- Maior perigo gerado por este animal: veneno
- Caraterística deste animal: não apresenta comportamento agressivo
17 – Cervo
Este animal destaca-se por ser veloz e ágil. Quando o cervo se sente ameaçado por alguém, pode facilmente correr atrás para se vingar.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 130
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os cervos são animais de vida selvagem que podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
16 – Búfalo
Este é um animal selvagem que facilmente pode apresentar um comportamento agressivo, quando se encontra perante pessoas. Se o Búfalo se sentir ameaçado, pode usar a sua força que se pode revelar letal.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 200
- Maior perigo gerado por este animal: força e peso
- Caraterística deste animal: os búfalos são animais de vida selvagem que podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
15 – Hipopótamo
Estes animais são fortes e pesados. Embora se trate de um animal herbívoro, o hipopótamo é perigoso. Ele apenas come vegetais para assegurar a sua sobrevivência.
No entanto, devido à sua agressividade, pode matar. Por apresentarem um forte instinto territorial, os hipopótamos, se sentirem o seu espaço invadido por pessoas, podem atacar. Devido às suas caraterísticas físicas, podem facilmente gerar acidentes fatais.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 500
- Maior perigo gerado por este animal: força e peso
- Caraterística deste animal: os hipopótamos são animais da vida selvagem que podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
14 – Elefante
Estes animais têm dimensões de respeito. Os elefantes podem representar perigo,
devido ao seu porte e uso da tromba. Estes animais podem demonstrar agressividade, se se sentirem ameaçados. Ora, por serem fortes e grandes, os elefantes podem provocar acidentes sérios.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 500
- Maior perigo gerado por este animal: força da tromba e peso
- Caraterística deste animal: os elefantes são animais de vida selvagem que podem ser agressivos, quando se sentem ameaçados
13 – Tubarão
Apesar dos acidentes fatais com estes animais não serem muito frequentes, a verdade é que os tubarões são famosos por um comportamento bravo e agressivo. No entanto, trata-se mais de uma fama que vem dos filmes, do que uma realidade diária.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 6
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os tubarões são predadores do mar que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
12 – Lobo
Estes animais são carnívoros. Eles estão habituados a uma vida selvagem onde caçam para comer. Embora geralmente optem por fugir quando sentem a presença humana, os lobos quando se sentem ameaçados podem atacar as pessoas.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 10
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Característica deste animal: os lobos são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
11 – Urso
Estes animais são predadores carnívoros. Os ursos podem apresentar um comportamento bastante agressivo. Quando têm fome, podem ver nas pessoas o seu alimento. Por isso, podem revelar-se bastante perigosos. Contudo, se tiverem à disposição outros meios de subsistência, eles até podem não atacar as pessoas.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 20
- Maior perigo gerado por este animal: força e mordida
- Característica deste animal: os ursos são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
10 – Leopardo
Estes animais de grande porte são carnívoros. Por isso, os leopardos também podem ser bastante perigosos. Quando acontece um encontro entre uma pessoa com este animal, há naturalmente risco de vida.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 29
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os leopardos são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
9 – Leão
Um encontro com este animal pode fácil e rapidamente tornar-se fatal. Os leões são animais predadores por Natureza. O ser humano é encarado como mais uma presa.
Apesar dessa realidade, como o leão tem o seu habitat na vida selvagem, não é assim tão comum haver acidentes com este animal. Se fosse mais frequente, os números seriam ainda mais assustadores.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 250
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os leões são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
8 – Tigre
Os tigres são animais ferozes e velozes. Estas duas caraterísticas tornam-nos bastante perigosos. As pessoas que encontram um tigre arriscam a sua vida. Ele não só ataca para caça, para comer, como em situações de ameaça.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 400
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: os tigres são predadores da vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos
7 – Crocodilo
Há várias espécies de crocodilo. No entanto, seis são consideradas mais agressivas. Os crocodilos representam um perigo real por serem animais grandes e fortes, que demonstram grande ferocidade.
Quando estes animais presenciam uma invasão ao seu habitat, reagem da pior forma e atacam sem dó, nem piedade. Por isso, facilmente podem matar pessoas por apresentarem uma mordidela extremamente poderosa.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 1000
- Maior perigo gerado por este animal: mordida
- Caraterística deste animal: algumas espécies de crocodilo apresentam uma mordida agressiva
6 – Ténia
Após serem ingeridas por carne de porco contaminada, estes animais podem originar infeções intestinais. Em determinadas situações, por surgirem complicações, a infeção gerada pelas ténias pode levar à morte.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 2000
- Maior perigo gerado por este animal: desenvolvimento de doenças
- Caraterística deste animal: quando ingeridas pelo organismo, podem causar doenças letais
5 – Escorpião
Existem determinadas espécies de escorpiões que se revelam mais venenosas. O escorpião de cauda preta é umas das espécies mais letais. A sua picada pode provocar uma paragem respiratória.
Estes animais são pequenos e gostam de se esconder em locais sombrios, o que torna frequente o surgimento de acidentes com este tipo de escorpiões.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 3.250
- Maior perigo gerado por este animal: picada com veneno
- Caraterística deste animal: algumas espécies de escorpião têm veneno letal
4 – Caramujo
Este animal, também chamado de borrelho, burgau ou burrié, pode hospedar um verme que, frequentemente, desenvolve doenças que podem originar a morte de pessoas. Por isso, o caramujo-africano tem lugar nesta lista.
Apesar deste animal não ser agressivo e não representar por si só um perigo, carrega um risco elevado, porque serve de alimento. É por essa razão que se encontra entre os animais mais perigosos. É por esse motivo que ele entra em contacto com as pessoas.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 10.000
- Maior perigo gerado por este animal: transmite doenças
- Caraterística deste animal: os caramujos podem transmitir doenças, quando consumidos por pessoas
3 – Mosca Tsé-Tsé
A picada da mosca Tsé-Tsé transmite um parasita denominado Trypanosoma brucei. Ora, este parasita origina a chamada “doença do sono”, que pode causar a morte. Este tipo de mosca é muito comum no continente africano.
A mosca Tsé-Tsé alimenta-se do sangue das pessoas. Por isso, não é fácil que ela se encontre por perto, sem dar uma picada para se alimentar.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 10.000
- Maior perigo gerado por este animal: picada pode transmitir um parasita
- Caraterística deste animal: as moscas são grandes transmissoras de doenças a humanos
2 – Cobra
Existem cobras de diversas espécies. Os seus comportamentos são bastante diferentes, consoante a espécie. Há algumas cobras que se apresentam mais tranquilas. No entanto, as cobras mais agressivas revelam-se seres bastante perigosos.
Entre os animais mais temidos destas espécies estão a coral, a cascavel, a surucucu e a jararaca, que se encontram entre as cobras mais venenosas do Brasil. Os encontros com estes animais podem gerar acidentes que se podem revelar fatais.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 80.000
- Maior perigo gerado por este animal: picada com veneno
- Caraterística deste animal: algumas espécies de cobras têm um veneno letal
1 – Mosquito
Estes animais representam um grande perigo para os humanos, apesar de se tratarem de animais pequenos. Podem ser aparentemente inofensivos. No entanto, as picadas de mosquito podem representar um risco para a saúde das pessoas.
Através de uma picada deste animal podem ser transmitidas diversas doenças, nomeadamente: a dengue, o zika vírus, a febre amarela, a malária e a chikungunya. Os mosquitos são bastante perigosos, porque é difícil evitar a sua picada.
- Mortes de pessoas por ano: cerca de 1 milhão
- Maior perigo gerado por este animal: picada transmite doenças
- Caraterística deste animal: os mosquitos são grandes transmissores de doenças a humanos
O trabalho apresenta resultado curoiosos, por inesperados.
Noto também que não foi considerado o animal mais perigoso para os humanos, o seja, o próprio ser humano, que mata m,uito mais anualmente, que o mosquito classificado em primeiro do ranking.
Cumprimentos.
ARTIGO DE ELEVADO INTERESSE CIENTÍFICO E PRÁTICO