Estes locais na Invicta asseguram fotos perfeitas para as redes sociais, nomeadamente o Instagram. São os 20 locais mais bonitos para fotografar no Porto.
A cidade do Porto é seguramente uma das cidades que mais tem crescido na área de turismo. Atualmente, a cidade recebe inúmeros estrangeiros, todos os dias. Percorrer as ruas e ruelas desta cidade implica perceber o encanto dos turistas a olhar para os monumentos da cidade. Eles encontram-se devidamente equipados de máquina fotográfica, pois desejam eternizar a sua estadia na cidade Invicta com fotos memoráveis.
Reunimos um conjunto de locais desta cidade incrível que asseguram fotografias de excelência. Ficam perfeitas para assegurar o sucesso desejado nas redes sociais, nomeadamente no Instagram. Quer conhecer os 20 locais mais belos para fotografias de sonho na cidade Invicta?
Os 20 locais mais bonitos para fotografar no Porto
- Casa da Música
- Ribeira
- Casa de Serralves
- Capela das Almas
- Estádio do Dragão
- Parque da Cidade
- Escadas dos Guindais
- Livraria Lello
- Painel de azulejos de Joana Vasconcelos
- Jardim das Virtudes
- Estação de São Bento
- Avenida dos Aliados
- Pérola do Bolhão
- Torre dos Clérigos
- Igreja do Carmo
- Ponte Luís I
- Igreja Monumento de São Francisco
- Jardins do Palácio de Cristal
- Parque de São Roque
- Sé do Porto
1 – Casa da Música
A Casa da Música é uma das obras arquitetónicas mais espetaculares do país. A beleza deste edifício criado pelo holandês Rem Koolhaas é inegável. No momento da sua construção, houve polémica e muita discussão.
No entanto, atualmente, é reconhecido como uma das grandes obras arquitetónicas de Portugal. A Casa da Música é uma construção mítica e tornou-se um ícone da cidade Invicta. Presente mesmo ao lado da Rotunda da Boavista, esta construção reivindica protagonismo na paisagem local.
É um edifício bastante encantador. Podem tirar-se fotografias fantásticas no interior da sala de espetáculos ou fotografias formidáveis no exterior da Casa da Música.
Informação útil
Morada: Avenida da Boavista, 604/610, Porto, 4149-071.
Horário: de segunda a sábado das 09h30 às 19h00, aos Domingos das 09h30 às 18h00.
Contactos: (+351) 22 012 0220
Mais informações, aqui.
2 – Ribeira
O Centro Histórico do Porto é Património Mundial da UNESCO. Existem várias atrações neste espaço emblemático da cidade. A Ribeira é um dos locais mais antigos e mais apreciados pelos portuenses e pelos diversos estrangeiros que visitam a Invicta.
A origem medieval da Ribeira faz-nos constatar que este é um local com muita história. Ao longo do tempo, foi uma zona de muito comércio. A proximidade do rio contribuiu para que este destino fosse local de movimentação de diversas pessoas.
Atualmente, a Ribeira continua a ser muito procurada, para receber inúmeras pessoas. Este local mítico tem muitos cafés e restaurantes e outros espaços que ajudam a manter a animação.
A Ribeira tem a ligação ao rio como atrativo, além de muitos outros encantos, das ruas estreitas e charmosas às casas coloridas e encantadoras. Por tudo isto, a Ribeira é uma das zonas mais interessantes do Porto.
Informação útil
Morada: Ribeira do Porto, Porto, 4050 Porto.
3 – Casa de Serralves
Antes do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (obra formidável projetada por Álvaro Siza Vieira) nascer e encantar as pessoas, já existia a Casa de Serralves. Atualmente, são experiências complementares. Podemos visitar o Museu para ver as exposições e, posteriormente, dar uma volta nos jardins deslumbrantes.
A casa cor-de-rosa não tem a imponência do museu, o que facilita no momento de a fotografar. A Casa de Serralves é um exemplar único de Art Déco. Esta propriedade tem nos jardins um dos seus maiores destaques.
Os jardins da Casa Serralves foram projetados na década de 1930 por Jacques Gréber. Para registar fotografias memoráveis, procure enquadrar o verde envolvente no momento de captar a fachada da casa.
Informação útil
Morada: Fundação de Serralves, Rua de Serralves, 1052, Porto, 4150-705.
Horário: seg-sex 10.00-18.00, sáb-dom 10.00-19.00
Contactos: (+351) 22 615 6500
Mais informações, aqui.
4 – Capela das Almas
A Capela das Almas é uma construção imponente que encanta quem passa por lá. Este templo é frequentemente designado Capela de Santa Catarina e está presente na freguesia de Santo Ildefonso.
O antigo mosteiro do século XVIII está presente na esquina que liga a Rua de Santa Catarina à Rua Fernandes Tomás, numa das artérias mais movimentadas da cidade Invicta.
Neste local, é frequente assistir-se a um número incomum de turistas equipados de máquina fotográfica. Estas pessoas caminham vagarosamente, enquanto vão procurando vários pormenores da Capela das Almas.
Informação útil
Morada: Rua Santa Catarina, 428, Porto, 4000-444.
Contactos: (+351) 22 200 5765
Horários: seg-ter 07h30-13h00/15h00-19h00, qua-sex 07h30-19h00, sáb-dom 07h30-13h00/ 17h30-19h00.
5 – Estádio do Dragão
Este é o estádio de uma equipa de futebol que compete regularmente na Liga dos Campeões. Por isso, o estádio do Futebol Clube do Porto é bastante procurado por portugueses e por estrangeiros que pretendem visitar o museu e fazer uma visita guiada ao estádio.
A imponência e beleza do Estádio permitem que se consiga tirar fotografias extraordinárias.
Informação útil
Morada: Via Futebol Clube do Porto, 4350-415 Porto
Contactos: (+351) 22 507 0500.
6 – Parque da Cidade
Este local tem espaços verdes que permitem que se vivam momentos bastante tranquilos. O Parque da Cidade é uma atração que permite que se respire ar puro, enquanto se contempla paisagens deslumbrantes.
Ao longo do Parque da Cidade, poderá encontrar diversas fontes de água que asseguram a hidratação indispensável. A água fresquinha sabe particularmente bem em pleno verão.
Além de se revelar um local perfeito para se relaxar, o encantador cenário que irá encontrar faz com que se torne num dos melhores espaços para se fotografar no Porto.
Informação útil
Morada: Estrada Interior da Circunvalação, 4100-083 Porto
Contactos: (+351) 22 532 0080
Mais informações, aqui.
7 – Escadas dos Guindais
As escadas dos Guindais permitem fazer a ligação da zona da Ribeira e da zona da Praça da Batalha. Elas encontram-se ao longo da muralha Fernandina. A escadaria é um ponto de interesse que encanta pelo cenário que a envolve. Está presente entre as casas, tem vista para o rio e tem a ponte Luís I ao fundo.
Este cenário é encantador e bastante fotogénico. As escadas dos Guindais são um dos recantos mais pitorescos da Invicta, uma memória viva do que se convencionou chamar o “Porto Antigo”.
Informação útil
Localização GPS: 41.141373, -8.608816.
8 – Livraria Lello
Esta livraria representa uma experiência fantástica. Quem visita a Livraria Lello, fica verdadeiramente encantado. Esta livraria parece um espaço mágico e proporciona-nos umaviagem inesquecível.
A preservação do edifício revelou-se fundamental para tornar esta livraria numa atração turística imperdível. A beleza da Livraria Lello é indescritível. Ela surge em revistas internacionais que a referem como uma das mais belas do mundo.
A ligação ao mundo mágico de J.K. Rowling é outra curiosidade associada à livraria. Embora a escritora britânica que criou a saga de Harry Potter tenha negado qualquer ligação, há quem defenda que existem muitas ligações.
Os fãs deste mundo fantástico encontram grandes semelhanças com a livraria portuguesa. Essas parecenças levaram a que ela fosse associada à escritora que chegou a viver no Porto, quando escrevia o primeiro livro de Harry Potter.
A beleza deste espaço é único, por isso a Livraria Lello é muito mais do que um local onde se pode comprar livros. A livraria integra aquele que foi o primeiro edifício em betão da cidade. Este edifício revela o charme desse tempo.
Esta livraria é um verdadeiro luxo, uma herança da visão dos novecentistas que sobreviveu até aos nossos dias. Não faltam razões para fotografar a livraria. São diversos os portugueses e turistas que visitam este local.
Informação útil
Morada: Rua das Carmelitas, 144, Porto, 4050-161.
Horário: de segunda a domingo, das 09h30 às 19h00.
Contactos: (+351) 22 200 2037
Mais informações, aqui.
9 – Painel de azulejos de Joana Vasconcelos
Esta obra é de Joana Vasconcelos, uma das artistas portuguesas mais reconhecidas internacionalmente. Esta artista revela um estilo contemporâneo, apresenta um trabalho com características peculiares, que recorre a diversos materiais do quotidiano, apresentando obras criativas, coloridas, com formas estilizadas e cheia de personalidade!
O painel de azulejos de Joana Vasconcelos é a maior obra pública desta artista portuguesa. O painel distingue-se pelo tamanho, pois é enorme. Esta obra de Joana Vasconcelos tem 20 m de comprimento, aproximadamente.
O painel é constituído por cerca de 8 mil azulejos, todos pintados à mão. Este painel da artista portuguesa é muito procurado por quem passa na cidade Invicta, nomeadamente por quem procura ter fotos de Instagram fantásticas.
O Painel de azulejos de Joana Vasconcelos encontra-se presente na fachada lateral do Steak’n Shake, muito perto dos Clérigos.
Informação útil
Morada: Praça Guilherme Gomes Fernandes, o número 67.
Contactos: (+351) 213 951 545 / [email protected]
Mais informações, aqui.
10 – Jardim das Virtudes
O Parque das Virtudes está presente no centro histórico do Porto, num espaço outrora ocupado pela Companhia Hortícola Portuense. O Jardim das Virtudes foi concebido por José Marques Loureiro (1830-1898), jardineiro paisagista. A Câmara Municipal do Porto
adquiriu-o em 1965, quando foram realizadas obras de recuperação, em 1998.
Este espaço proporciona momentos bastante agradáveis. É o local perfeito para colocar a leitura em dia. A vista para o rio é memorável. São várias as pessoas que procuram este local para passar momentos relaxantes. Muitas famílias também escolhem este sítio para realizar um piquenique, um momento de convívio onde se pode usufruir de ar puro, tranquilidade e um cenário de incrível beleza.
O Jardim das Virtudes é um local encantador, que fica particularmente belo quando ocorre o pôr-do-sol. As fotografias tiradas neste momento asseguram sucesso nas redes sociais.
Informação útil
Morada: Passeio das Virtudes, 14, Porto, 4050-366.
Horário: de outubro a março 09h00 às 18h00, de abril a setembro das 09h00 às 19h00.
Contactos: (+351) 22 532 0086
Mais informações, aqui.
11 – Estação de São Bento
A Estação Ferroviária de São Bento encontra-se presente no Centro Histórico do Porto, mais precisamente na Praça Almeida Garrett. Esta estação distingue-se de todas as outras pela sua singularidade e a sua beleza é ímpar. Por isso, ela centra as atenções de todos os que visitam esta parte da cidade Invicta.
Os azulejos presentes na Estação retratam cenas da História de Portugal. Os painéis da Estação de São Bento retratam cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos. Eles foram criados na Real Fábrica de Louça de Sacavém e pintados entre 1905 e 1908.
Os painéis são o resultado de um trabalho típico da época, que espelha o gosto nacionalista e historicista do início do século XX, época em que a pintura foi realizada. As composições dos azulejos são monocromáticas (azul e branco), mas formam um conjunto de azulejos de uma beleza deslumbrante.
No total, foram usados mais de 22.000 azulejos na na Estação de S. Bento!
Informação útil
Morada: Praça Almeida Garrett, 4000-069 Porto.
Contactos: (+351) 707 210 220.
Mais informações, aqui.
12 – Avenida dos Aliados
O nome desta avenida deve-se à histórica aliança entre Inglaterra e Portugal. Essa aliança foi estabelecida no final do século XIV. Esta avenida é uma atração que está presente no centro do Porto.
A Avenida dos Aliados destaca-se por ser larga e por apresentar uma rara beleza. Ela encontra-se encimada pela Câmara Municipal do Porto. Ao longo da avenida, encontram-se várias fachadas Art Nouveau e Art Deco. Existem diferentes espaços que podem ser fotografados na Avenida dos Aliados. Os edifícios imponentes revelam-se atrações interessantes.
Existem diversos locais particularmente fotogénicos. Além do edifício da Câmara Municipal, há o novo Palácio das Cardosas, atual Hotel Intercontinental. Outras atrações locais são o McDonalds “Império” e o café Guarany.
Na Praça da Liberdade, que se encontra ao fundo da Avenida dos Aliados, destaca-se no centro da praça uma grande estátua de Dom Pedro IV que se apresenta montado no seu cavalo.
Informação útil
Morada: Avenida dos Aliados, 4000, Porto.
Contactos: (+351) 22 332 67 51 / [email protected]
13 – Pérola do Bolhão
Esta atração é uma das mais surpreendentes, uma mercearia. Ela está situada em pleno centro do Porto. É bastante comum ver a expressão dos turistas encantados a tirar fotografias a este local.
A Pérola do Bolhão destaca-se por ser uma das mercearias mais antigas e mais belas da cidade e do país. O prédio tem mais de 200 anos e foi edificado antes do mercado do Bolhão.
A mercearia abriu as suas portas em 1917. António Reis foi o primeiro proprietário deste local, que permanece na vida de familiares (o neto do fundador integra a gestão deste espaço histórico).
Primeiro, começou por ser uma loja de chá, café e especiarias. Contudo, estendeu-se a outros produtos tradicionais e já vende outros produtos, nomeadamente enchidos e o queijo da Serra.
A sua fachada de Arte Nova tornou a mercearia bastante famosa. Ela encontra-se forrada de azulejos com referências à rota das especiarias. A beleza da fachada é tão fascinante que este tornou-se num dos pontos de interesse que merecem uma visita. As fotografias saem sempre bem. O cenário é deslumbrante.
Informação útil
Morada: Rua Formosa, 279, Porto, 4000-252.
Horário: de Segunda a sexta das 09h00 às 19h30 e aos sábados das 09h00 às 13h00.
Contactos: (+351) 22 200 4009
14 – Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos foi erguida em 1763. Este monumento é considerado um dos exemplares dos movimentos Rococó e Barroco mais emblemáticos do Porto. Este monumento é considerado o monumento mais emblemático da cidade.
Tal como a Torre Eiffel é um símbolo de Paris, a Torre dos Clérigos é um símbolo da cidade do Porto. Por isso, se se está na cidade do Porto, é obrigatório visitar e fotografar este espaço icónico da Invicta.
Por muito breve que seja a estadia, tem de haver sempre tempo para visitar este monumento. A Torre dos Clérigos é o ex-líbris da cidade, o monumento mais utilizado em postais ilustrados sobre o Porto.
Informação útil
Morada: Rua de São Filipe Nery, Porto, 4050-546.
Horário: Todos os dias das 09h00 às 19h00.
Contactos: (+351) 22 014 5489
Mais informações, aqui.
15 – Igreja do Carmo
Esta Igreja foi construída na segunda metade do século XVIII. A Igreja do Carmo é considerada um dos edifícios mais notáveis do rococó da cidade. A arquitetura e a talha que lhe molda o interior destacam-na entre os vários exemplares portuenses.
A fachada lateral da Igreja do Carmo foi coberta com um painel de azulejos, em 1912. Neles, encontram-se desenhos da autoria de Silvestre Silvestri. Foram pintadas composições figurativas alusivas ao culto de Nossa Senhora.
A Igreja do Carmo é um monumento nacional que tem muitos encantos. É um local perfeito para os amantes de fotografia. A “casa mais estreita do Porto” encontra-se entre a Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas.
Informação útil
Morada: R. do Carmo, 4050-164 Porto.
Contactos: (+351) 22 332 2928 +351 222078400
[email protected] | [email protected] | [email protected]
16 – Ponte Luís I
A Ponte D. Luís I destaca-se entre as 6 pontes que permitem que a cidade do Porto seja ligada à cidade de Gaia (e o inverso). É a ponte mais mítica. Esta ponte tornou-se num autêntico símbolo da cidade Invicta.
Passear por esta ponte é uma experiência singular. Permite-nos contemplar uma paisagem deslumbrante. Todos os dias, é possível ver diversos turistas a realizar esta experiência mágica e a levar a sua máquina fotográfica para registar o momento.
A Ponte D. Luís I foi projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, conhecido como discípulo de Eiffel que ficou para sempre associado à construção da torre Eiffel. Esta ponte foi inaugurada em 1886 e é considerada uma grande façanha da engenharia, uma maravilha portuguesa. Por isso, facilmente se justifica que este seja considerado um dos locais mais bonitos do Porto para tirar fotografias memoráveis.
Informação útil
Morada: Pte. Luiz I, Porto.
Contactos: (+351) + 22 332 67 51
Mais informações, aqui.
17 – Igreja de São Francisco
Esta obra emblemática da cidade Invicta foi edificada no século XIV. Este templo foi construído durante o reinado de D. Fernando. A Igreja de São Francisco foi construída no lugar de um templo modesto que pertencia à ordem dos franciscanos, uma ordem que se estabeleceu em 1223 na cidade do Porto.
No plano desta Igreja estão presentes as regras do estilo gótico mendicante. A Igreja de São Francisco apresenta três naves com elementos inovadores. Por exemplo, este templo tem a decoração de bolas nas frestas da capela-mor.
A Capela de São João Baptista presente no interior da Igreja de São Francisco foi desenhada por João de Castilho no século XVI. Ao longo do século XVIII, realizou-se uma campanha significativa de obras que elevou a outros patamares o esplendor barroco presente nesta construção religiosa.
Informação útil
Localização: Rua do Infante D. Henrique, 4050-297 Porto.
Mais informações, aqui.
18 – Jardins do Palácio de Cristal
Este local está presente no centro do Porto e foi criado no momento da construção do Palácio de Cristal. Os jardins do Palácio foram projetados pelo berlinense Emil David (1839-1873).
Se tivermos em conta o projeto original de Emil David, percebe-se que ainda se conservam o Jardim Emil David (que se situa na entrada principal) e o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro.
Também se conservam as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, espaço onde se pode encontrar a Concha Acústica, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e a Capela de Carlos Alberto da Sardenha.
Existem vários locais instagramáveis nos Jardins do Palácio de Cristal, espaços incríveis que são perfeitos para se tirarem fotografias fantásticas. Estes jardins deslumbrantes proporcionam dos momentos mais agradáveis e encantadores que se podem viver no Porto.
Os Jardins do Palácio de Cristal permitem-nos desfrutar de algum tempo ao ar livre. Além de se respirar ar puro, é possível contemplar uma paisagem arrebatadora, com vistas para o Douro.
Informação útil
Morada: R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto
Contactos: (+351) 22 532 0080.
19 – Parque de São Roque
O Parque de São Roque teve origem na divisão da Quinta da Bela-Vista. Este parque, também designado como Quinta da Lameira, foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto. Esse momento ocorreu em 1979. O parque foi comprado à família Calém, anterior proprietária deste local. O espaço ficou aberto ao público nesse mesmo ano. O parque foi mais tarde revitalizado, no início de 1990, mais precisamente.
Nesse momento, a Câmara Municipal do Porto instalou um conjunto de peças esculturais no Parque de São Roque. Também foi reconstruída uma capela que até então estava no Largo Ator Dias. Foi ainda nesse contexto que foi criado o labirinto de Buxus sempervirens, que apresenta o ambiente característico dum jardim romântico.
Neste espaço, existem recantos sombrios, mas os grandes destaques vão para o lago, a gruta, o chafariz em ferro forjado e o miradouro circular. O jardim em labirinto é deslumbrante, por isso facilmente se constata que o Parque de São Roque seja conhecido como um dos locais mais belos da cidade para assegurar fotografias formidáveis.
Informação útil
Morada: Rua de São Roque da Lameira, 2040, 4300-306 Porto
Horário: das 08:00 às 19:00.
Contactos: (+351) 225320080 /[email protected]
Mais informações, aqui.
20 – Sé do Porto
Este é seguramente um dos monumentos mais emblemáticos da cidade Invicta. A Sé do Porto é uma construção do século XII. Além de ter muita história, este monumento é particularmente bonito.
A Sé do Porto serve ainda de miradouro, pois proporciona a oportunidade de conhecer uma das melhores vistas sobre esta incrível cidade. Fotografar a partir deste local é eternizar momentos com o melhor da cidade do Porto como cenário, sinónimo de sucesso garantido nas redes sociais.
Informação útil
Morada: Sé Catedral do Porto, Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal.
Contactos: (+351) 222 059 028 / [email protected] / [email protected]
Mais informações, aqui.