Site internacional identifica os 10 castelos mais bonitos de Portugal. Quer saber quais são?
Os castelos são construções arquitetónicas que se revelaram fundamentais em determinados momentos da História. Normalmente, um castelo é uma construção realizada num lugar elevado, sendo uma infraestrutura imponente, com muralhas e torres.
Os castelos que hoje são atrações turísticas das cidades, destinavam-se à defesa de uma posição estratégica de uma cidade ou país. Estas fortalezas impediam (ou abrandavam) os avanços dos invasores.
Além dos castelos representarem um importante património histórico dos países, eles costumam enquadrar-se em cenários absolutamente deslumbrantes. Por isso, são sempre protagonistas de fotografias que são autênticos postais turísticos.
O site internacional The Culture Trip fez uma seleção dos castelos mais bonitos de Portugal. Quer saber quais são os castelos mais encantadores do país?
Os 10 castelos mais bonitos de Portugal
- Palácio Nacional da Pena
- Torre de Belém
- Castelo dos Mouros
- Castelo de Guimarães
- Castelo de Almourol
- Castelo de Tomar
- Castelo de Óbidos
- Castelo de Belver
- Castelo de Évoramonte
- Castelo de Viana do Alentejo
1 — Palácio Nacional da Pena
Este monumento imponente encontra-se no alto de uma colina arborizada de Sintra. O cenário é absolutamente deslumbrante. O Palácio da Pena de Sintra está emoldurado por jardins botânicos. Este é o castelo mais belo e famoso de Portugal, pois parece saído de um conto infantil da Disney.
O Palácio Nacional da Pena é considerado Património Mundial da UNESCO, sendo um monumento com importância nacional e repercussão internacional. Este palácio destaca-se pela sua aparência colorida.
Originalmente, foi criada uma capela dedicada à Senhora da Pena, ainda na Idade Média. Posteriormente, a capela foi sucedida por um mosteiro. Mais tarde, passou a existir um castelo. Na fachada do edifício, destacam-se os detalhes elaborados dos estilos de arquitetura manuelina e mourisca.
2 — Torre de Belém
A Torre de Belém tem origem no século XVI. Esta construção encontra-se adornada com os símbolos da casa de D. Manuel I, destacando-se a corda grossa que circunda o castelo que termina com nós elegantes e com cruzes que surgem em diferentes ângulos.
No exterior da Torre de Belém, é possível ver cruzes e enfeites de cordas torcidas que concedem uma beleza peculiar ao monumento. A torre serviu como uma prisão no final do século XVI, mais especificamente durante a invasão espanhola. A torre permitiu manter cativos os criminosos de classe alta. Os dissidentes políticos eram colocados nas masmorras.
A Torre de Belém é hoje um símbolo da capital, mas foi um monumento de capital importância na proteção da cidade portuguesa, pois Lisboa encontrava-se vulnerável a ataques de estados vizinhos e de piratas.
3 — Castelo dos Mouros
Este monumento foi construído durante os séculos VIII e IX. O Castelo dos Mouros é uma das mais antigas fortalezas do país que ainda se encontra bem preservada.
Situado no topo de uma colina íngreme, este forte mouro destaca-se facilmente no meio de uma floresta densa. O castelo é cercado por um muro alto que permitia assegurar a defesa. De forma a sobreviver a longos cercos, o castelo foi alterado ao longo do tempo.
No interior do castelo, foi construído um reservatório de água potável. Contudo, apesar da boa localização geográfica do Castelo dos Mouros, a fortaleza foi abandonada. Os habitantes abandonaram a fortaleza no século XV. Posteriormente, o monumento rapidamente perdeu valor e importância, compreensivelmente.
Atualmente, é possível subir ao topo do castelo e contemplar as impressionantes vistas sobre os deslumbrantes vales.
4 — Castelo de Guimarães
Esta é seguramente uma das fortalezas medievais mais importantes do país. As paredes do Castelo de Guimarães foram construídas em forma de pentagrama, completadas com 8 torres retangulares ameadas. Esta fortaleza foi construída no século X.
Mais tarde, serviu como residência real oficial do pai do primeiro rei de Portugal. Henrique de Borgonha. O pai de D. Afonso Henriques viveu neste castelo que conseguiu resistir à Batalha de São Mamede. Esta batalha decorreu no ano de 1128. O castelo foi um elemento importante na vitória de D. Afonso Henriques.
Este foi um momento importantíssimo da nossa história, pois representou o ponto de partida para um Portugal independente. O Castelo de Guimarães é considerado o berço da nação portuguesa.
5 — Castelo de Almourol
Este castelo de arenito encontra-se no topo de uma pequena ilha rochosa, no meio do rio Tejo. O Castelo de Almourol é seguramente uma das fortalezas mais pitorescas de Portugal.
Esta fortaleza está datada do século XII, mas encontra-se em boas condições. Esta fortaleza teve grande utilidade numa ilha que servia como ponto estratégico importante, controlando a via navegável ao longo do Tejo.
Segundo boa parte dos historiadores, o seu nome deriva da palavra árabe almorolan, termo que significa “pedra alta”, uma definição que descreve a localização do Castelo de Almourol na perfeição.
6 — Castelo de Tomar
O Castelo de Tomar pertenceu à Ordem dos Templários. Esta construção foi erguida no século XII, tendo sido ainda um convento. A estrutura desta fortaleza foi pioneira na época. No nosso país, era incomum ver a incorporação de torres invulgarmente arredondadas.
A missão original deste castelo era proteger os portugueses da invasão dos árabes. Estes eram conhecidos como mouros na Península Ibérica.
O Papa Clemente V dissolveu os Templários em 1312. Mais tarde, no século XV, o castelo foi residência do Rei D. Manuel I. O rei acabou por realizar as mudanças mais notáveis no projeto do castelo, destacando-se as decorações deslumbrantes em estilo manuelino.
7 — Castelo de Óbidos
Esta construção remonta à presença romana no país. O Castelo de Óbidos destaca-se pelas torres cilíndricas e quadradas. A fachada desta fortaleza é adornada com o calcário e o mármore.
O castelo é emoldurado por uma exuberante vegetação e por pitorescas ruas e vielas, destacando-se um cenário com paisagens atraentes e memoráveis. Apesar da sua longevidade, esta fortificação encontra-se muito bem preservada.
O Castelo de Óbidos escapou do destino de ficar em ruínas, como aconteceu com outras construções da mesma época. Atualmente, apresenta-se como um hotel imperdível, existindo segredos escondidos neste castelo que vale a pena desvendar…
8 — Castelo de Belver
Esta fortaleza foi construída com o propósito de impedir o acesso do inimigo ao rio Tejo. Na sequência da derrota de D. Sancho no século XII, o rei transferiu o castelo para a Ordem dos Hospitalários. Desta forma, o monarca consolidou o seu monopólio de poder sobre toda a região.
Ao longo dos séculos, o Castelo de Belver manteve-se inalterado por influências externas. Desta forma, a construção militar arcaica do período medieval manteve-se.
9 — Castelo de Évoramonte
Esta construção destaca-se pelas suas quatro torres cilíndricas. Foi neste castelo que a Concessão de Évoramonte foi assinada, momento importante que marcou o fim de uma guerra civil do século XIX que durou seis anos em Portugal.
O rei D. Afonso Henriques e a rainha Mafalda de Saboia usaram o Castelo de Évoramonte como residência de verão.
10 — Castelo de Viana do Alentejo
O Castelo de Viana do Alentejo não tem o mesmo impacto nos turistas que outros castelos da região, mas esta construção presente no coração do Alentejo merece maior popularidade.
Esta é seguramente uma das fortalezas mais belas do país. Uma autêntica obra-prima gótica. O Castelo de Viana do Alentejo destaca-se pela sua estrutura pentagonal branca e cinzenta. Esta construção está datada do início do século XIV, mas ao longo do tempo sofreu alguns restauros. O último aconteceu por volta de 2005.
Leia também:
- Novos e fantásticos passadiços de Castelo de Paiva, no Douro
- Encantos e mistérios do Palácio do Rei do Lixo em Portugal
- Castelo de Santa Maria da Feira: a obra emblemática da arquitetura medieval
NCultura
Se leu “Os 10 castelos mais bonitos de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Já os visitei todos e concordo