Herdeiro de um legado pesado e de muitas responsabilidades, o Rei Carlos III ascende ao trono, mas fica sem casa. Saiba porquê.
O recente falecimento da Rainha Isabel II ditou o fim de sete décadas de reinado. A monarca faleceu com 96 anos. Tinha 25 anos quando assumiu o reinado. Este ano ainda celebrou o seu Jubileu de Platina, marco que serve para enaltecer os 70 anos de reinado da monarca.
O seu filho assume o trono com 73 anos. Portanto, terá um reinado bastante mais reduzido e uma herança pesada. O Rei Carlos III deixou o título de Príncipe de Gales para o seu filho William, que ficou agora em primeiro lugar na linha de sucessão. Esta ascensão ao trono do Rei Carlos III origina uma série de mudanças na sua vida e na do povo britânico.
Herdeiro de um legado pesado e de muitas responsabilidades, o Rei Carlos III ascende ao trono, mas fica sem casa… Saiba porquê.
O Rei Carlos III ascende ao trono, mas fica sem casa
O rei
O filho da rainha Isabel II encontrava-se em primeiro na linha de sucessão, até ao momento do falecimento da monarca. Esse acontecimento triste fez com que o Príncipe de Gales tivesse a oportunidade de dar um passo em frente.
Carlos foi a pessoa que mais tempo passou como primeiro na linha de sucessão. Foram mais de 70 anos, pois já existia quando a sua mãe assumiu o reino. Agora, cabe a Carlos assumir os destinos do reino.
O Rei Carlos III deu um passo em frente, sentou-se no trono e ficou com a coroa. Ao colocar na cabeça a coroa, sente o peso do importante legado deixado pela sua mãe e o peso das suas responsabilidades, que são agora bem distintas.
O Rei sem casa
O Rei Carlos III ficou sem casa, após assumir o trono. Seguramente que por esta o novo rei do Reino Unido não esperava. Surpreendentemente, o filho de Isabel II “perdeu” a sua morada oficial. Por isso, o povo pode dizer “temos um rei sem palácio para viver”. Quer saber quais as razões para isso acontecer, não quer?
Expectativas
Atualmente, existem muitas expectativas sobre a forma como o Rei Carlos III vai assumir as suas funções. Será que o seu reinado será marcante? Naturalmente, terá menos tempo que a sua mãe como rei, mas terá tempo para fazer a diferença.
Nas poucas medidas já tomadas, já há especialistas a defender que o filho da Rainha Isabel II tem revelado que pretende primar pela diferença. O Rei Carlos III tem demonstrado nestas curtas semanas de reinado que quer ser um monarca diferente, especialmente no que diz respeito às despesas.
Embora se mostrasse atento aos gastos, o Rei Carlos III não esperava que ficasse sem casa… A notícia surpreendente de que o Rei Carlos III não vai viver no Palácio de Buckingham abalou-o, mas tem uma razão de ser.
A razão
Segundo revelou o reputado jornal britânico ‘The Sun‘, estão a ser realizadas obras na residência oficial dos monarcas e estas ainda vão demorar muito tempo. Previsivelmente, devem durar cinco anos, no mínimo.
O Rei Carlos III tem 73 anos, por isso, se tiver a longevidade dos seus pais (a mãe viveu 96 anos, enquanto o pai viveu 99 anos), é uma questão de tempo até poder viver na residência oficial.
Leia também:
- As surpreendentes excentricidades do Rei Carlos III
- Rei Carlos III tem 90 dias para salvar a monarquia. Saiba a razão
- Rei Carlos III e o relacionamento com a Família Real
A renovação
A renovação geral que está a acontecer no Palácio de Buckingham tem custado fortunas, cerca de 369 milhões de libras (423 milhões de euros, no câmbio atual) provenientes dos contribuintes britânicos.
Segundo confirmou uma fonte ao jornal britânico ‘The Sun’, “A reforma está muito atrasada, mas o monarca devia viver no Palácio de Buckingham, pois é o coração da monarquia em Londres. De outra forma, arrisca-se a torná-lo apenas numa atração turística. Efetivamente, temos um rei sem palácio para viver.”
O “teto”
Não se pense que o Rei Carlos III e a sua esposa, a rainha Camilla, vão viver para baixo da ponte. Enquanto o Palácio de Buckingham se encontra a sofrer obras de remodelações, terão de andar com as malas sempre prontas.
A sua semana já está organizada. Durante três dias da semana, o casal Real viverá em Clarence House, a mesma habitação em que os dois elementos da Família Real já vivem desde 2003. Esta casa encontra-se a poucos metros do Palácio de Buckingham.
A rainha Consorte e o rei também viverão em Windsor, nos restantes dois dias da semana. Aos fins de semana, o rei e a rainha mudam-se para Sandringham. Esta casa tem todas as condições para assegurar momentos familiares extremamente agradáveis. Sandringham House será o espaço onde o Rei Carlos III planeia reunir a família em datas especiais, nomeadamente no Natal deste ano.