O Queijo de Azeitão é português e está seguramente entre os melhores queijos nacionais, para além de ter toda a qualidade para estar entre os melhores queijos do mundo.
Ano após ano, ele tem cimentado a sua credibilidade, estando entre os queijos favoritos dos portugueses que muito apreciam este produto bastante complexo, apresentando um sabor que é um misto de salgado, ácido e picante.
Museu do Queijo de Azeitão
Existem espaços onde se pode conhecer o processo de fabrico do Queijo de Azeitão. No Museu do Queijo de Azeitão, situado na Quinta Velha Queijeira, há um enorme espaço, com 23 hectares, que permite conhecer melhor este petisco.
Este museu mantém o traço original, assim como os objetos tradicionalmente usados no fabrico do Queijo de Azeitão.
Assim, neste espaço, para além de poder aprender parte da história do produto, de conhecer a forma artesanal da sua confeção, pode também degustar o Queijo de Azeitão no final da sua visita.
O Queijo de Azeitão
Esta maravilha dos queijos nacionais tem origem na região de Azeitão, no distrito de Setúbal.
Existe proximidade no sabor e no aroma com o queijo da Serra (sendo o de Azeitão mais cremoso e mais intenso), mas ele tem conquistado por mérito próprio o seu lugar na mesa dos portugueses.
O queijo de Azeitão DOP (Denominação de Origem Protegida) é criado a partir do leite de ovelha, sendo apenas produzido nos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Curiosidade
A história que se conta frequentemente é que este queijo era para ser mais um queijo Serra da Estrela. Em 1830, o agricultor Gaspar Henriques de Paiva, que era natural da Beira Baixa, pretendia fazer um queijo da Serra da Estrela.
Por isso, resolveu recorrer a ovelhas da raça Bordaleira. Contudo, como se encontrava em Azeitão, que tem as suas particularidades, a sua criação originou algo diferente do desejado queijo da Serra da Estrela.
A região, com uma natureza muito própria e características únicas, proporcionou a produção de um queijo verdadeiramente especial.
Características físicas
O Queijo de Azeitão passa por um período de cura de vinte dias e é, normalmente, envolvido em papel vegetal. Ele tem como características físicas uma casca amarelada e macia.
Possui um diâmetro de 8cm, aproximadamente, forma cilíndrica e 5cm de altura. No que diz respeito ao peso, varia entre os 100gr e os 250gr. O Queijo de Azeitão possui uma pasta ligeiramente amarelada e amanteigada.
É um queijo inconfundível com uma pasta que se deforma lentamente. Tanto o seu distinto sabor como o seu aroma particular concedem a este queijo um lugar de honra nas mesas portuguesas.
Melhores queijos nacionais
Existem muitos queijos em Portugal com elevado valor. Para além do Queijo de Azeitão, existem diversos queijos que merecem ser mencionados numa lista que enumere os melhores queijos do país, nomeadamente:
Queijo da Serra da Estrela; Queijo de Cabra Transmontano; Queijo de Évora; Queijo de Nisa; Queijo de São Jorge; Queijo de Serpa; Queijo do Pico; Queijo do Rabaçal; Queijo Terrincho.