O azeite é um alimento milenar que é apreciado em todo o mundo. Mas há muitas coisas que você provavelmente não sabe sobre o azeite. Se calhar, acha que o azeite não esconde quaisquer segredos, uma vez que se trata de uma gordura que está habituado a usar diariamente. Este é um produto muito consumido no nosso país. Ele é usado para cozinhar, mas também para tratar da pele, na higiene, na limpeza, entre outras atividades.
A explicação para o sucesso do azeite está, em parte, no facto de se tratar de uma gordura saudável e que dá sabor à nossa comida. Há muitas variantes de azeite, mas a questão que se coloca é se realmente sabe tudo ou não sobre esta super gordura.
O que você provavelmente não sabe sobre o azeite
1 – O azeite não costuma ficar melhor com a passagem do tempo
À medida que o tempo passa, o azeite vai perdendo qualidades, como o sabor, a cor e a textura. Daí, ser importante tomar alguns cuidados na forma de conservação do azeite, mantendo-o em locais escuros.
No caso do azeite virgem extra, ele pode ser conservado por 24 meses, desde a sua data de extração, embora depois de aberto, deva ser consumido em apenas 3 meses. Deste modo, consegue tirar o máximo partido dos benefícios do azeite, como é o caso dos polifenóis e antioxidantes.
2 – Aprenda a ler bem o rótulo
O rótulo do azeite apresenta esta gordura e todas as suas caraterísticas. Entre as informações que constam no rótulo estão:
- acidez do azeite (quanto mais baixa, melhor);
- data de colheita e envase recente;
- embalagem escura;
- origem do azeite.
3 – A cor das azeitonas não tem relação com as castas
Ao contrário do que acontece com os vinhos, as diferentes cores das azeitonas estão apenas relacionadas com as várias fases de maturação das azeitonas e não têm qualquer influência no sabor ou qualidade do azeite que elas vão originar.
4 – Quantas azeitonas são precisas para fazer 1 litro de azeite?
Esta é uma questão pertinente e com uma resposta surpreendente. O azeite não é uma gordura barata e a explicação está em parte na porção de azeitonas necessária para fazer azeite. Só para ter uma noção, para produzir 1 litro de azeite são necessários cerca de 7 a 10 quilos de azeitona.
5 – Qual é o povo que mais consome azeite?
O azeite é muito consumido por todos os povos que praticam uma dieta mediterrânica, já que o azeite é uma gordura saudável e que faz parte de muitos pratos recomendados nessa dieta. Portanto, não é de admirar que sejam os gregos a consumirem mais azeite (cada grego consome 18 litros por ano); seguidos dos italianos (cada italiano ingere 13 litros por ano); e, depois, dos espanhóis e dos portugueses.
6 – Qual é o ciclo de vida da oliveira?
A vida da oliveira começa quando ela é plantada, regada e cuidada. Quando tem entre 5 a 10 anos de vida, ela começa a produzir azeitona. A partir daí, só quando chega aos 100 anos é que a sua produção reduz e a qualidade do azeite diminui. No entanto, sobrevive por milhares de anos.
7 – O azeite extravirgem é o melhor dos azeites
O azeite extravirgem ou virgem extra é considerado o melhor, pois é o que melhor conserva as propriedades do azeite, como é o caso dos polifenóis e dos antioxidantes. É também mais caro que os demais azeites, embora a sua qualidade justifique o seu preço.
8 – O que é que determina a acidez do azeite?
O grau de acidez do azeite está relacionado com a quantidade de ácidos gordos livres presentes na gordura, bem como com a variedade e o estado de maturação da azeitona, quando é colhida para produzir o azeite.
9 – Manteiga vs azeite: o que escolher?
Há muitas receitas em que pode substituir a manteiga pelo azeite. É, por exemplo, o caso dos bolos, em que pode antes optar por usar azeite, de modo a conseguir um resultado mais saudável e menos gorduroso.
Fique a conhecer outros usos:
- 50 usos para o chá surpreendentes
- 50 inteligentes usos do bicarbonato de sódio
- Os surpreendentes 11 usos da pasta de dentes
10 – Porque é que o azeite é saudável?
O azeite é tido como uma gordura mais saudável, porque tem compostos que geram diversos benefícios para a saúde. As variedades azeite mais saudáveis são o extra-virgem e o virgem
11 – Qual a composição do azeite?
O azeite possui ácidos gordos monosaturados, como o ácido oléico, que corresponde a 55% a 83% dos ácidos gordos totais. O azeite também contém compostos fenólicos, como tirosol, oleocantal, hidroxitirosol e oleuropeína.
Agora que conhece ainda melhor o azeite, não deixe de o usar nos seus pratos diários e, sempre que possível, substitua outras gorduras por este ouro líquido que é o azeite. Siga os princípios defendidos pela dieta mediterrânica e faça do azeite um aliado na cozinha e fora dela já que, como vimos, esta é uma gordura cheia de potencial que pode melhorar a nossa saúde a vários níveis.