Além de garantir um sorriso brilhante, possui utilizações incríveis que você nunca imaginou! Confira 11 usos da pasta de dentes surpreendentes. A pasta de dentes é um produto muito mais versátil do que imagina. Se só a usa para deixar os seus dentes mais brancos, fique a saber que este produto pode ter muitas outras utilidades. Se só sabe usar a pasta de dentes para escovar os dentes, então está a perder a enorme capacidade deste produto. Ele pode ser a solução para problemas que nem imagina!
Há diversos usos incríveis para este produto. Formas criativas e eficientes de usar a pasta de dentes. A pasta de dentes tem uma utilidade impressionante que vai muito além da higiene oral. Ela pode ser uma verdadeira aliada em diversas tarefas domésticas, da limpeza à estética.
Os surpreendentes 11 usos da pasta de dentes
1 – Limpar sapatilhas muito sujas
É bastante comum ver as solas das sapatilhas ficarem sujas, apresentando uma sujidade difícil de limpar. Contudo, se passar a pasta de dentes nessas partes escuras e manchadas, as sapatilhas ficarão novamente branquinhas.

2 – Remover arranhado de relógio ou óculos
Por vezes, somos descuidados a mexer as mãos. Por isso, batemos com o relógio na parede, causando riscos. Aplique a pasta de dentes no vidro e irá conseguir eliminar esses riscos.
No caso de apresentar arranhões mais profundos, pode deixar uma boa camada de pasta a atuar durante toda a noite. Posteriormente, na manhã seguinte, irá conseguir ver as horas sem problemas. Esta mesma solução pode servir para eliminar arranhões nas lentes dos óculos. No entanto, nesse caso, antes de passar a pasta, certifique-se com a ótica, porque os seus óculos podem ter lentes especiais e sensíveis às propriedades da pasta de dentes.
3 – Limpar tapetes
A pasta de dentes consegue tirar manchas de tapetes. Primeiro, com a ajuda de uma escova de lavar roupa, esfregue a mancha no tapete com pasta de dentes, gentilmente. Se necessário, repita o procedimento.
Tenha em consideração que nem todos os tapetes podem ser limpos assim. Não o faça com tapetes com pelos grandes, porque a pasta de dente pode danificá-los. Este produto versátil também é capaz de remover nódoas de roupas e de outros tecidos mais resistentes.

4 – Tirar manchas na madeira
A pasta de dentes até consegue tirar manchas da madeira. Com o tempo, é comum ver móveis de madeira apresentarem manchas de utilização, como marcas de copos ou outras.
Se passar na superfície da zona afetada um pano humedecido com um pouco de pasta de dentes branca, poderá fazer maravilhas pelo móvel. Depois, só tem de polir normalmente. Desta forma, a madeira ficará sem manchas. Contudo, tenha em conta que quando as manchas parecem impossíveis de tirar, deve solicitar a ajuda de uma empresa especializada em limpeza. Se tentar remover a mancha fazendo muito esforço é mau sinal. Nesse caso, se usar muita pasta de dentes, só irá danificar ainda mais as peças de madeira.
5 – Limpeza das unhas
Por vezes, fazemos a utilização de um produto de limpeza forte que mancha as unhas. Se tentar lavar com água e sabão, não sai. Contudo, a pasta de dentes pode ser usada para remover essas manchas.
Somente tem de aplicar uma pequena quantidade de pasta de dentes branca nas unhas manchadas. Depois, deixe que atue durante uns minutos. Após aguardar esse tempo, remova o produto com água. Desta forma simples, terá umas unhas encantadoras!
6 – Tirar riscos de CD ou DVD
Muitas pessoas continuam sem prescindir de usar CDs e DVDs. Apesar de estarmos numa era digital, onde facilmente se consegue usufruir de filmes e músicas. Para essas pessoas, pode ser importante saber que a pasta de dentes permite remover riscos e arranhões superficiais.
No entanto, este produto não é milagroso. Apenas funciona quando o dano apresentado não é muito grave. O procedimento é simples. Com a ajuda de um algodão ou pano (macio e limpo) espalhe a pasta de dentes pelos arranhões. Em seguida, aguarde alguns minutos para o seu CD ou DVD secar. Posteriormente, limpe e constate o óbvio: ficou novinho em folha!
7 – Deixar as joias a brilhar
É possível limpar as joias de prata com eficácia, recorrendo a este produto. Quando tem joias (anéis, brincos e pulseiras) deste material foscas ou arranhadas, passe nelas um pano húmido com pasta de dentes. Faça-o levemente. As joias ficarão a brilhar novamente, como se fossem novas.
8 – Desembaciar espelhos
Após um banho quente, o vidro dos espelhos fica todo embaciado. A pasta de dentes ajuda a desembaciar. Pode colocar uma pequena porção em espelhos e verá que basta secar, limpar bem com água e terá um espelho novamente operacional.
9 – Deixar o ecrã do telemóvel novinho
O ecrã dos smartphones também é feito de vidro. Por isso, a pasta de dentes também tem o mesmo efeito. Quando a tela fica riscada (como acontece com os relógios), esfregue delicadamente a pasta de dentes e aguarde 5 minutos até que os riscos saiam por completo.
Contudo, tenha cuidado em não repetir frequentemente este procedimento, porque a pasta poderá acabar por danificar a camada de verniz que protege o aparelho ou até deixar o ecrã fosco.
10 – Remover lápis de cera das paredes
Se tem filhos pequenos, este truque será muito útil. As crianças gostam de explorar a sua criatividade. Contudo, por vezes, não é positivo para o aspeto da casa, como acontece quando decidem desenhar na parede com lápis de cera.
Se aplicar uma camada fina de pasta dentes e esfregar com uma esponja levemente húmida, gentilmente, poderá ver o desenho a desaparecer. O que é uma pena, pois era seguramente uma obra de arte digna de museu…
11 – Remover o cheiro das mãos
É bastante comum ter nas mãos odores, após se cortar alimentos e cozinhar. As mãos ficam impregnadas com os cheiros fortes de alimentos como cebola, alho, peixe ou temperos fortes.
O sabonete tradicional não funciona neste caso. Se lavar as mãos com pasta de dentes, assegura o sucesso pretendido na eliminação dos maus cheiros. Posteriormente, pode usar o sabonete para lhe dar um aroma mais perfumado.
Aprenda mais dicas para usar em casa:
- Os melhores métodos de limpeza da placa vitrocerâmica
- Importante! Aprenda a limpar a esponja de cozinha corretamente
- 50 inteligentes usos do bicarbonato de sódio
As pessoas também perguntam
Para que serve a pasta dentífrica?
A pasta dentífrica tem como função principal promover a higiene oral. Ela permite limpar os dentes, deixá-los mais brancos e eliminar o mau hálito. Sempre que se escova os dentes, pretende-se remover a placa bacteriana e eliminar os resíduos de alimentos que permanecem na boca.
Além disso, esse hábito de higiene que se pode repetir algumas vezes ao dia permite evitar que as bactérias se acumulem na boca, nomeadamente na superfície dos dentes. A pasta de dentes contém flúor. Por isso, a escovagem diária permite fortalecer o esmalte dos dentes, além de prevenir a formação de cáries.
Como escolher uma boa pasta de dentes?
Existem alguns fatores que devem ser considerados no momento de escolher uma pasta de dentes. Por exemplo, a quantidade de flúor. Convém verificar se a pasta de dentes contém flúor, em quantidade elevada, porque é algo essencial para a prevenção de cáries e fortalecimento dos dentes.
Posteriormente, poderá escolher segundo algumas necessidades específicas, tais como: branqueamento, sensibilidade dentária, gengivas sensíveis. Se a pasta de dentes apresentar um selo de aprovação de organizações odontológicas ou de saúde, significa que o produto foi testado e aprovado por especialistas.
Em caso de dúvida, consulte o seu dentista para obter recomendações personalizadas, segundo a sua saúde bucal.
Qual a pasta de dentes com mais flúor?
Geralmente, as pastas de dentes apresentam flúor numa quantidade adequada. Trata-se de um mineral que permite assegurar a proteção dos dentes contra a formação de cáries. No entanto, a concentração de flúor pode variar conforme a marca e o tipo de pasta de dentes.
Se usar uma pasta com flúor aprovada por órgãos de saúde oral, seguramente que fará uma boa escolha.
Quem criou a pasta de dentes?
A pasta de dentes tem origens antigas. Ao longo dos séculos, várias culturas recorreram a substâncias para higienizar os dentes. Desde cedo que os povos demonstraram essa preocupação. Usavam pós e misturas com ervas para sentirem a boca devidamente higienizada.
Contudo, a primeira pasta de dentes moderna só foi comercializada no ano de 1873. Esse momento aconteceu nos Estados Unidos da América, devido a um dentista chamado Dr. Washington Wentworth Sheffield. A pasta de dentes em questão foi comercializada em potes de vidro.
Porém, desde esse momento, a fórmula e os ingredientes foram sendo aprimorados. Atualmente, existe uma grande variedade de pastas de dentes. Estão disponíveis no mercado opções muito distintas, com diferentes especificações e a preços muito distintos.