Desenhe o seu roteiro e parta à descoberta desta localidade encantadora com castelos, museus e grutas. Fátima tem muitos encantos. Saiba o que visitar em Fátima e arredores.
Milhões de portugueses e estrangeiros visitam, anualmente, Fátima. Independentemente de serem crentes, todos procuram a paz deste destino, conhecer a sua mística e contactar com o seu santuário.
Além disso, o turismo desta região não é apenas religioso. Além do Santuário, da capelinha da Aparições e do museu do Santuário, há muito mais para ver nas redondezas, como Ourém, as grutas de Mira de Aire e de Alvados e o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
Vídeo de: SKYNETLIS DRONES
Desenhe o seu roteiro e parta à descoberta desta localidade encantadora com castelos, museus e grutas. Um património natural, cultural e artístico digno de nota e, claro, de uma visita. Vá até lá e comprove por si próprio.
Leia também: As 12 grutas mais bonitas de Portugal
O que visitar em Fátima e arredores
Vila Medieval de Ourém
Além do castelo, esta vila atrai pelas suas ruas estreitas e cheias de recantos. Situada no topo do morro, Ourém conta com uma muralha rasgada por duas portas – a de Santarém (a sul) e a da Vila (a norte). Pelo seu centro histórico, existem vários exemplares de arquitetura dos estilos gótico, mudéjar, manuelino, barroco e pombalino.
Castelo de Ourém
O Castelo de Ourém fica no ponto mais alto de Ourém. É um dos castelos mais antigos, tendo sido construído entre os séculos XII e XIII. É acessível através de uma encosta. Diz-se que o nome deste concelho advém de uma moura, Fátima, que se apaixonou por um cavaleiro templário e se converteu ao cristianismo, adotando então o nome de Ouerana.
Museu de Cera
Este é um dos primeiros museus do género em Portugal. Neste espaço, as figuras de cera representam uma série de cenas relacionadas com a história de Fátima, retratando nomeadamente a história dos videntes de Fátima e dos seus acontecimentos históricos mais importantes.
Nascente do Agroal
O Agroal possui a maior exsurgência do Rio Nabão. Esta nascente é conhecida pelas suas águas frias e, segundo alguns, termais. Além disso, a sua área envolvente tem um particular interesse paisagístico e ecológico.
Aqui também pode visitar o Parque Natureza do Agroal, que tem a função de contribuir para a conservação da natureza. Alguns dos seus atrativos são as atividades do Centro de Interpretação Ambiental do Agroal e Alto Nabão, os percursos pedestres, a geologia, a flora e a fauna local. Passeie ainda pelo jardim interpretativo, com vegetação característica do local e ainda um parque de merendas.
Leia também: Pia do Urso (Batalha)
Grutas de Alvados
A 25 kms de Fátima ficam estas grutas, localizadas entre Alvados e a Serra de Santo António. Descobertas em 1964, aqui pode fazer um percurso de 450 metros através de várias salas, unidas por túneis e com lagos de águas cristalinas. As paredes têm um tom dourado e são várias as estalactites e as estalagmites.
Grutas de Mira d’Aire
Outras grutas icónicas da região são as Grutas de Mira de Aire, o maior conjunto visitável do país. Ficam a 15 kms de Fátima, numa aldeia chamada, precisamente, Mira de Aire. Estas cavernas foram descobertas em 1947. A visita prolonga-se por 600m, numa espiral descendente, que segue por vários túneis artificiais.
Grutas de Santo António
A 26 kms de Fátima, estas grutas ficam no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, em Leiria. Descobertas em 1955, este espaço conta com três salas, a principal com 4.000 metros quadrados! Há uma pequena galeria com concreções cor rosa e outra com um pequeno lago. As estalagmites são verdadeiramente impressionantes.