Visitar Troia: o que ver e o que fazer em Troia. A Península de Troia fica situada bem perto de Lisboa, mas é um destino super tranquilo e sossegado. Os seus areais brancos são o seu principal (mas não único) ponto de interesse. Troia fica enquadrada por outros locais incríveis, como a Serra Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Comporta.
Se, mesmo em tempos de pandemia da COVID-19, não prescinde de uns dias de descanso, numa região onde impere a calma e o silêncio, então equacione a possibilidade de ir até Troia e passar lá umas belíssimas férias em família. Eis tudo o que precisa de ficar a saber.
Visitar Troia: o que ver e o que fazer em Troia
Como já dissemos, os areais são mesmo a principal atração deste destino que faz as delícias dos amantes de praia. O mar calmo e de um azul translúcido convida a banhos e encanta miúdos e graúdos.
Leia também: São Martinho do Porto, uma das baías mais bonitas do mundo é portuguesa
Um dos areais mais conhecidos é o da Praia Troia Mar, onde ao areal extenso e branco se junta uma paisagem única sobre a Serra da Arrábida.
Mas esta não é a única praia à sua disposição em Troia. Ainda a norte, pode encontrar as praias Troia Galé e Bicos das Lulas. Já a sul, ficam as praias da Malha da Costa, da Comporta e do Carvalhal. As paisagens são sempre únicas e nenhum destes areais desilude quem os visita.
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
O que ver e fazer?
Além de ir à praia, há outras atividades e locais de interesse em Troia. Uma sugestão imperdível é ficar a conhecer a sua Marina, onde pode almoçar ou jantar e, também, apanhar um barco para ir ver os golfinhos que se passeiam entre o mar e o Rio Sado.
Mas há mais! Para os dias em que o clima não está tão agradável ou, simplesmente, quer tirar umas férias das idas à praia, há património e história para ficar a conhecer.
Em Troia, existem ruínas romanas, que datam do século I e que representam o maior complexo industrial de salga de peixe do império romano. Aqui pode observar as oficinas de tanques onde o peixe era salgado; umas termas e até uma necrópole.
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um local belíssimo, indica passa admirar o pôr do sol e as aves que por lá passam.
Mais a sul, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado, onde pode percorrer vários passadiços em madeira e observar a paisagem envolvente.
Arredores
Nas imediações de Troia também há muito para descobrir. Setúbal e Sesimbra ficam a apenas 30 minutos e pode seguir no ferry boat.
Para sul, encontra-se Grândola, a aproximadamente 40 minutos, onde pode ir à Praia da Costa de Santo André e/ou visitar o conhecido Badoka Park.
Leia também: 10 das praias fluviais mais bonitas de Portugal
Como chegar?
Para chegar a Troia, deve seguir todas as direções que indicam Setúbal, pois é aí que apanha o ferry boat para Troia (uma viagem de cerca de 30 minutos).
Onde dormir?
Há muito alojamento de qualidade em Troia. Se não prescinde do conforto, pode instalar-se numa das seguintes sugestões.
Apartamentos Troia Residence
Aqualuz Troia Lagoa Hotel & Apartments
Endereço: Alameda do Pinheiro Manso, 7570-789 GDL
Telefone: 265 499 000
Leia também: 16 fantásticas praias secretas do Algarve
Onde comer?
Comer bem em Troia é inevitável. Além disso, pode sempre fazer uma escapadinha a Setúbal e Sesimbra, onde o peixe fresco é sempre garantido. Na Marina de Troia, encontra ainda boas opções, essencialmente de marisco. Eis algumas sugestões:
Restaurante Dona Bia
Endereço: E. N. 261, Torre – Comporta
Telefone: 265 497 557
Restaurante São João
Endereço: R. 24 de Junho 2, 7580-643 Comporta
Telefone: 265 497 551