Elencamos os 20 melhores pontos turísticos da capital que todos devem conhecer. Quer saber quais são?
A cidade de Lisboa tornou-se num destino turístico de eleição. Atualmente, encontra-se entre as capitais da Europa mais atrativas. São várias as razões que levam pessoas de todo o mundo a escolherem visitar a capital portuguesa.
Selecionamos os melhores pontos turísticos, as melhores atrações desta cidade histórica. O presente artigo serve como um guia do essencial a ver, ou a fazer, na capital. Portanto, no momento de visitar Lisboa, tenha em consideração estas sugestões… Seguramente que terá uma estadia memorável!
O que fazer em Lisboa: os 20 melhores pontos turísticos
- Castelo de São Jorge
- Convento do Carmo
- Catedral da Sé
- Museu Nacional do Azulejo
- Monumento Cristo Rei
- Museu Nacional de Arte Antiga
- Oceanário de Lisboa
- Museu Berardo
- Torre de Belém
- Ponte 25 de Abril
- Alfama
- Miradouros de Lisboa
- Mosteiro de São Vicente de Fora
- O Museu do Fado
- Museu Calouste Gulbenkian
- Mosteiro dos Jerónimos
- Praça do Comércio
- Igreja de São Roque
- Palácio Nacional da Pena
- Castelo dos Mouros
1 – Castelo de São Jorge
Esta fortaleza está presente numa colina do centro histórico. É uma construção que nos transporta até à Idade Média. O Castelo de São Jorge está datado do século XI, altura em que a cidade de Lisboa se encontrava sob o domínio mouro.
Após visitar o castelo, aproveite para contemplar as vistas das muralhas sombreadas de pinheiros. A paisagem é verdadeiramente deslumbrante.
2 – Convento do Carmo
As ruínas deste convento gótico são enigmáticas e encantadoras. Os arcos e os pilares da nave estão a céu aberto. O Convento do Carmo destaca-se quando se passeia pelo elegante bairro do Chiado.
Este convento da ordem carmelita foi fundado em 1389. No entanto, esta construção foi devastada na sequência do terramoto de 1755.
O museu de arqueologia apresenta ainda uma capela que é uma atração imperdível. Encontra-se maravilhosamente revestida com azulejos barrocos, estando ainda presentes artefactos de ferramentas pré-históricas, entre outras curiosidades.
3 – Catedral da Sé
Esta catedral fortificada é uma referência de Lisboa. A Catedral da Sé tornou-se num ícone da capital portuguesa. Este monumento foi construído sobre as ruínas de uma mesquita.
Foi D. Afonso Henriques que ordenou a construção deste alto e poderoso monumento que se destaca pelos arcos góticos e pelas estátuas medievais que se encontram no seu interior abobadado. O primeiro rei de Portugal deu essa indicação após a cidade de Lisboa ter sido reconquistada aos mouros invasores.
4 – Museu Nacional do Azulejo
Os azulejos têm uma história longa. Está associada a Lisboa esta arte que está presente em diversos monumentos míticos portugueses.
O Museu Nacional do Azulejo revela-se assim uma atração imperdível que nos permite ficar a conhecer uma coleção que nos faz realizar uma travessia magnífica pelos 500 anos de artesanato em azulejo. Uma viagem que vai do Renascimento ao Barroco (e até ao Contemporâneo).
5 – Monumento Cristo Rei
O monumento do Cristo Rei não se encontra em Lisboa, tecnicamente, mas fica a uma viagem rápida.
Este monumento foi construído na época de Salazar, sendo uma construção realizada com inspiração na estátua do Cristo Redentor, que está presente no Rio de Janeiro. O Cristo Rei é uma construção que tem grande significado (religioso) e revela uma grande importância para a capital.
6 – Museu Nacional de Arte Antiga
Outro museu imperdível da capital portuguesa é o Museu Nacional de Arte Antiga. Este museu está instalado num palácio barroco. Ele apresenta uma das mais requintadas coleções de arte antiga de Portugal.
As esculturas egípcias e romanas fazem parte dos tesouros deste museu. Há também pinturas de antigos mestres. Neste museu, há ainda peças de ourivesaria portuguesa da época dos Descobrimentos. O Museu Nacional de Arte Antiga também contém tecidos preciosos, móveis lacados e cerâmicas da Ásia.
7 – Oceanário de Lisboa
Presente no Parque das Nações, este aquário é um local de passagem obrigatória, uma referência no país e na Europa. O Oceanário de Lisboa é o maior e o melhor aquário do género da Europa. Este espaço visa recriar ecossistemas terrestres e marinhos da Terra.
Neste Aquário, estão presentes animais de várias espécies, nomeadamente: pinguins, águas-vivas, peixes-lua, papagaios-do-mar, lontras marinhas, entre muitos outros animais encantadores. O Oceanário de Lisboa agrada miúdos e graúdos.
8 – Museu Berardo
Esta galeria de arte moderna e contemporânea é a estrela indiscutível do Centro Cultural de Belém (CCB). A coleção Berardo apresenta obras abstratas, surrealistas e expressionistas… até à Cinética e Pop Art.
As pinturas de artistas tão emblemáticos como Warhol, Pollock, Man Ray, Dalí e Picasso revelam bem a qualidade desta coleção. Existem ainda esculturas fantásticas de Antony Gormley e Henry Moore. Se realizar a sua visita ao sábado, a entrada é gratuita.
9 – Torre de Belém
A Torre de Belém é um monumento imperdível, Património Mundial da UNESCO. Esta construção foi fundamental na proteção da costa de Portugal durante um espaço temporal de grande relevância para os portugueses, a Era dos Descobrimentos.
Neste monumento, existe uma conjugação de arquitetura gótica e manuelina. A Torre de Belém é uma atração imperdível. Todos os que visitam a capital devem visitar este monumento.
10 – Ponte 25 de Abril
Esta é a ponte suspensa mais emblemática de Lisboa. A Ponte 25 de Abril de 2,27 km (1,41 mi) foi construída pela American Bridge Company, em 1966. Existem grandes semelhanças com a ponte Golden Gate Bridge, que serviu de inspiração para esta construção.
11 – Alfama
O antigo bairro de Alfama é forte pela história e pelas suas bases. Manteve-se de pé durante o terramoto de 1755, num contexto em que os danos foram visíveis em boa parte da cidade de Lisboa.
As ruelas sinuosas e empedradas deste bairro concedem a Alfama um charme especial. O fado melancólico que faz parte da cultura portuguesa está presente em todas as esquinas.
12 – Miradouros de Lisboa
Há bons miradouros em Lisboa. Embora, para chegar a eles, possa ser necessário fazer uma dura caminhada. Mas a recompensa é clara.
As vistas são emocionantes e a paisagem é maravilhosa. O Miradouro da Graça, o Miradouro Senhora do Monte e o Miradouro de Santa Catarina estão entre os mais populares da cidade.
13 – Mosteiro de São Vicente de Fora
Esta construção presente no bairro da Graça é uma referência da cidade de Lisboa. O Mosteiro de São Vicente de Fora foi fundado no século XII. Posteriormente, no século XVII, o mosteiro foi remodelado em estilo maneirista tardo-renascentista.
A decoração em azulejos azuis e brancos destaca-se e permite contar a história do mosteiro e do Cerco de Lisboa que ocorreu em 1147.
14 – O Museu do Fado
O fado é um estilo musical que é exclusivo de Portugal. O Museu do Fado permite que se conheçam melhor as origens do fado. Além dos mais famosos cantores, destacam-se ainda os talentosos guitarristas deste género musical.
Há no museu preciosos guias de áudio que permitem que sejam ouvidas gravações, enquanto se explora o espaço.
15 – Museu Calouste Gulbenkian
A coleção Calouste Gulbenkian é notável. A arte antiga presente neste museu é verdadeiramente fenomenal. Neste museu, há um pouco de tudo, desde máscaras funerárias egípcias a medalhões greco-romanos. Neste espaço, há desde relevos assírios a tapetes persas.
No Museu Calouste Gulbenkian, pode encontrar cerâmicas da dinastia Qing a tapeçarias flamengas. As criações art nouveau de René Lalique (joalheiro francês) representam outra atração deste espaço encantador. Assim, facilmente se constata que não faltam tesouros neste museu.
16 – Mosteiro dos Jerónimos
Este mosteiro foi mandado construir pelo rei Manuel I. Este monumento serviu como grito triunfal sobre os sucessos coloniais de Portugal em 1501.
O estilo manuelino fantasioso contribui para o magnetismo que o Mosteiro dos Jerónimos gera nas pessoas. Este monumento foi considerado Património Mundial pela UNESCO.
17 – Praça do Comércio
Esta praça de Lisboa é de passagem obrigatória. Encontra-se à beira do rio e proporciona 1001 encantos. As suas grandes colunatas são do século XVIII. Nela destacam-se o arco triunfal e a estátua equestre do rei D. José I.
18 – Igreja de São Roque
É uma experiência distinta e imperdível subir os degraus íngremes da Calçada do Duque da praça do Rossio. A igreja de São Roque encontra-se no topo.
É uma construção aparentemente despretensiosa por fora. Contudo, no seu interior, encontra-se fabulosamente ornamentada.
19 – Palácio Nacional da Pena
Sintra está próxima de Lisboa, existindo nesta cidade um conjunto extraordinário de atrações turísticas, como palácios, vilas e castelos da era romântica. Contudo, o Palácio da Pena é uma construção absolutamente encantadora, pelas cores, pelas linhas curvas, pela beleza.
Esta construção extraordinária está presente no alto de uma colina arborizada. O Palácio da Pena encontra-se emoldurado por jardins botânicos maravilhosos.
20 – Castelo dos Mouros
As ruínas românticas do Castelo dos Mouros encontram-se empoleiradas sobre colinas que estão densamente arborizadas.
Este castelo mouro medieval está presente na vila de Sintra, mais precisamente na freguesia de São Pedro de Penaferrim. As ruínas da Igreja de São Pedro de Canaferrim são outra atração local.
Leia também:
- 10 das melhores hamburguerias de Lisboa
- Os 20 destinos mais seguros da Europa (3 são portugueses)
- Portugal tem uma das cidades mais coloridas do mundo
NCultura
Se leu “O que fazer em Lisboa: os 20 melhores pontos turísticos” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…