A aquaplanagem, ou hidroplanagem, é um desafio enfrentado por condutores em dias chuvosos. Aprenda como lidar com este fenómeno da maneira mais segura! A condução quando chove deve ser distinta. Deve praticar uma condução defensiva ao longo do ano todo, mas nas estações frias, em que há aguaceiros constantes, existem mais perigos.
As estradas molhadas tornam-se mais perigosas e há mais acidentes. A aquaplanagem é um dos motivos para o aumento dos acidentes.
O que é a aquaplanagem e como reagir
As condições climatéricas no inverno e no outono são mais desafiantes e exigem atenções redobradas por parte do condutor. A água das chuvas tendem a acumular-se, propiciando as condições perfeitas para promoverem a ocorrência de aquaplanagem. Quando o carro se desloca em velocidade, a aquaplanagem pode ser bastante perigosa….
A aquaplanagem é o fenómeno que ocorre no momento em que o condutor perde o controlo do carro, devido à existência de água na estrada. Quando existe uma quantidade abundante de água na superfície, a aquaplanagem ocorre.
Devido à velocidade a que os pneus rodam, eles empurram a água para a frente, formando uma espécie de “parede” que leva a que o pneu seja elevado ligeiramente, perdendo o contacto com a estrada. Ora, quando tal acontece, o condutor fica impedido de assumir no imediato o controlo do carro em segurança.
Os fatores que contribuem para a ocorrência da aquaplanagem
- a velocidade
- o tamanho
- a pressão
- a condição do pneumático
- a quantidade de água presente na superfície da estrada.
A velocidade é o fator principal para ocorrer aquaplanagem. No entanto, com a junção de todos os outros fatores, este fenómeno torna-se ainda mais perigoso. Quanto maior for a velocidade de circulação do carro, maior é a ineficácia do pneu a canalizar a água para longe da superfície da faixa de rodagem.
Alguns dos conselhos essenciais para evitar a ocorrência da aquaplanagem consiste em ter uma atenção redobrada. Outra medida essencial é conduzir numa velocidade controlada. Esta condução defensiva permite impedir que o automóvel fique a patinar.
Em dias de chuva, deve moderar bastante a velocidade a que circula. Não basta cumprir a lei. É necessário reduzir a velocidade. Pode não circular em excesso de velocidade e estar a circular a velocidade excessiva, tendo em conta este contexto, porque as condições climatéricas e da estrada podem requerer uma velocidade reduzida.
Outra medida importante que deve ser realizada antes da circulação consiste em manter os pneus em boas condições. Deve certificar-se que se encontram com a pressão ideal, com piso suficiente para poderem ser eficiente nas condições climatéricas do momento em que conduz.
Legalmente, há a obrigação de circular com pneus com 1,6mm de piso, pelo menos. No entanto, para garantir a sua segurança, tenha o cuidado de mudar os pneus sempre que a altura dos sulcos do seu pneumático seja inferior de 3mm.
Em contextos de chuva extrema, evite usar o cruise control, porque se o automóvel entra em aquaplanagem e este componente se encontrar ligado, provavelmente perderá tempo de reação para recuperar o controlo do carro, o que é algo valioso nesse contexto…
Como devo atuar quando o carro entra em aquaplanagem?
1 – Manter a calma é essencial
Primeiramente, convém ter bem presente que é fundamental manter a calma. A aquaplanagem é efetivamente perigosa. No entanto, quando se circula com precaução, poderá evitar um acidente com relativa facilidade.
2 – Não caia na tentação de levar o pé ao travão
É também muito importante evitar levar o pé ao travão. Não pode cometer esse erro. Se as rodas não se encontram em contacto com o piso, colocar o pé no travão é um erro, porque as rodas irão bloquear automaticamente, o que levará a que perca ainda mais o controlo do carro.
3 – Nunca acelere
Outra ação que deve evitar a todo o custo consiste em acelerar neste contexto. Se acelerar neste cenário, as rodas irão patinar, porque não têm aderência ao piso, o que pode fazer com que perca totalmente o controlo do carro.
Idealmente, deve fazer o carro abrandar (mas com calma) e fazer com que as rodas voltem a tocar a superfície da estrada. É importante tirar o pé do acelerador. O carro irá perder velocidade naturalmente fruto da inércia. Os pneus irão voltar a retirar a água da estrada, o que permitirá que o condutor recupere o controlo total da viatura.
4 – Não mexa no volante
Neste cenário, também deve evitar mexer no guiador, enquanto sentir que não tem a viatura sob controlo. Se tentar fazer uma correção, poderá fazer com que o peso do carro seja transferido da parte traseira para a parte frontal demasiado rápido. Por isso, o carro poderá rodar sobre si próprio, promovendo um acidente, eventualmente.
A aquaplanagem acontece frequentemente nas rodas dianteiras. No entanto, se os pneus se encontrarem muito gastos, também pode acontecer nas rodas traseiras. Quando tal acontece, é mais difícil recuperar o controlo da viatura. Contudo, não é necessário ser um Lewis Hamilton para o fazer.
5 – Evite movimentos bruscos
Neste contexto, é essencial evitar fazer movimentos bruscos. Quando se perde a aderência nas rodas traseiras, nunca deve acelerar ou travar. O comportamento a adotar consiste em levantar o pé do acelerador. No entanto, deve procurar virar o carro muito suavemente no sentido contrário à direção que o carro está a fazer (contra-brecagem).
Quando sentir que o carro já se encontra a recuperar o controlo, então endireite ligeiramente o guiador, para ter a situação controlada. Apesar da teoria ser esta, a verdade é que nos momentos de aflição nem sempre se tem consciência daquilo que se pode e deve fazer.
Evidentemente, quando se pratica uma condução defensiva, consegue-se ter maior capacidade de evitar que aconteça este tipo de percalços.
Quando se entra em aquaplanagem, devemos evitar entrar em desespero e seguir estes conselhos. A diferença entre apanhar um pequeno susto ou sofrer um grande acidente pode estar na capacidade de reação. Uma atitude eficaz e assertiva poderá ser decisiva.
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Perguntas frequentes
Como se calcula a taxa de alcoolemia em Portugal para efeitos de condução sob a influência de álcool?
O cálculo da taxa de alcoolemia no nosso país para efeitos de condução sob a influência de álcool tem a seguinte fórmula:
- Taxa de alcoolemia (%) = (Concentração de álcool no ar expirado em g/l) / (2200)
A taxa de alcoolemia máxima permitida no nosso país é de 0,5 g/l para condutores em geral, com mais de 2 anos de carta de condução.
Para os restantes, para condutores com menos de 2 anos de carta de condução, a taxa de alcoolemia máxima permitida é de 0,2 g/l.
Quais são as regras para a utilização de dispositivos de retenção para crianças em automóveis?
Os dispositivos de retenção para crianças (com menos de 12 anos ou com menos de 150 cm de altura) em automóveis devem cumprir regras, usar sistemas de retenção adequados à sua idade, peso e altura. As regras para a utilização de dispositivos de retenção para crianças em automóveis são as seguintes:
Crianças com idade inferior a 3 anos
- Elas devem ser transportadas em dispositivos de retenção adequados ao seu peso e altura.
Crianças com idade entre 3 e 12 anos:
- Elas devem ser transportadas em dispositivos de retenção adequados ao seu peso e altura ou em assentos elevados.
Crianças com idade superior a 12 anos
- Elas podem ser transportadas no banco traseiro, com o cinto de segurança colocado corretamente.
O que é um sinal de prioridade em Portugal e como deve ser respeitado?
O sinal de prioridade consiste num sinal de trânsito que indica que o condutor / veículo tem prioridade de passagem sobre os outros veículos. Este sinal deve ser respeitado sempre que estiver presente. Quando os condutores dos veículos não respeitam o sinal de prioridade, podem ser multados.
No nosso país, os sinais de prioridade apresentam determinadas caraterísticas. São representados por um triângulo vermelho onde surge um contorno branco, com uma barra horizontal branca no meio.