Fique a conhecer tudo o que está programado para a grande feira em Pias, um evento imperdível! Confira aqui o programa da Feira da Foda 2023 completo!
A Feira da Foda está de regresso. Este evento tão esperado deixou o celibato de três edições para voltar na máxima força. Devido à pandemia, a célebre feira gastronómica deixou de ser realizada. A última vez foi em 2019.
No entanto, este ano a Feira da Foda volta a Pias, Monção. Este evento volta a trazer o que todos adoram. Além da oferta gastronómica, há tasquinhas, artesanato e muita animação com música popular e um arraial minhoto na aldeia de Pias.
Fique a conhecer tudo o que está programado para a Feira da Foda 2023, um evento imperdível!
O Programa da Feira da Foda 2023
Localização
Este evento é marcante para toda a região. A Feira da Foda está prestes a regressar à aldeia de Pias, que se encontra presente no concelho de Monção.
A data
Já há datas para a próxima edição da famosa Feira da Foda. Este evento dedicado a um prato de cordeiro típico irá ser realizado neste mês de março. Monção prepara-se para dar a conhecer uma maravilha gastronómica.
Este ano, a Feira da Foda irá decorrer de 17 a 19 de março. A Feira da Foda 2023 está agendada e ninguém irá querer perder a oportunidade de visitar a freguesia de Pias e de conhecer os encantos da Feira da Foda que nos proporcionam uma experiência imperdível.
O nome
O nome do evento é bastante picante e destaca-se pela ousadia. Pode dizer-se que o nome é mais picante que uma malagueta ou wasabi. A origem do nome Feira da Foda encontra-se relacionada com um petisco. Trata-se do nome do prato mais típico do concelho.
O prato especial que está na origem do nome do evento é o Cordeiro à Moda de Monção. Este prato típico da região foi elevado a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. Ora, este prato é conhecido como Foda à Monção pelos locais. Desta forma, foi este prato que inspirou o nome de Feira da Foda.
História
As artes culinárias são o resultado de saberes tradicionais. Elas refletem a evolução histórica e social de uma região singular. A confeção do Cordeiro à moda de Monção é feita em alguidar de barro, sendo levado ao forno de lenha.
Os atuais mestres da cozinha monçanenses recuperam o saber dos seus antepassados e adicionam-lhe um pouco de arte, carinho e profissionalismo. O prato, denominado “Foda”, revela-se um reflexo do caráter afável e bem-disposto do povo monçanense.
A lenda
Segundo reza a lenda local, a peculiar denominação de Foda à Monção deve-se às feiras que se destinavam à compra de animais. Os habitantes do burgo, como não tinham rebanhos, tinham de se dirigir às feiras para comprar o gado.
Naquela zona de Portugal, era frequente a realização destas feiras. Ora, como é habitual em todas as feiras, há bom e mau produto, havia gado bom e mau…
No entanto, os vendedores menos honestos (só para não dizer desonestos…) davam muito sal aos rebanhos. Ora, estes animais, coitados, ficavam cheios de sede e bebiam bastante água. Isto fazia com que os animais se enchessem de água e, dessa forma, eles apresentavam-se mais gordos, aparentemente.
Contudo, posteriormente, os compradores percebiam a realidade. Quando confirmavam que tinham sido enganados, estas pessoas expressavam a sua desilusão: “Que grande foda!”
O termo foi-se vulgarizando e o prato gastronómico local passou a designar-se “Foda“. Por isso, nas épocas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores, Natal e/ou Fim do Ano) tornou-se frequente ouvir as mulheres do alto Minho, exclamarem: “Ó Maria, já meteste a Foda?”
E foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção.
A origem do evento
Este evento teve o seu início no ano de 2017. A Feira da Foda demonstrou ter agradado às pessoas desde o primeiro ano. Esta feira rapidamente se tornou num dos principais eventos culturais e gastronómicos do concelho de Monção.
A Feira da Foda alcançou sucesso desde o momento da sua criação. Este evento apresentou um crescimento gradual que comprova o elevado interesse das pessoas. O mediatismo da Feira da Foda levou a um contínuo aumento do investimento, tornando o evento cada vez maior.
Sons do Minho – Vamos à foda
Vídeo de: Espacial Música
Leia também:
- Passadiços de Monção encantam Portugal
- 12 razões para visitar Castro Laboreiro
- Feira da Foda 2023: cartaz e receita
Programa Feira da Foda 2023
Dia 17 de março
16h Concertinas, Cantares ao Desafio, Bombos, Rusga de Moreira e “Rusga de Álvora”;
18h Abertura Oficial e Sessão Solene da Feira da Foda;
20h Grupo de Concertinas Os Magníficos;
21h30 Grupo THEMA SOLUS, Grupo PARALELOS;
1h Dj MORAT;
3h DJ NUNO;
18 de março
8h Abertura da tradicional Feira da Rés;
9h30 Arruada pelo grupo de bombos Toca a Bombar;
10h Demonstração da Tosquia das Ovelhas;
10h30 Pandereteiros de S. Xoan de Vila Cova;
12h Grupo Ronda do Sol Poente;
13h Grupo Folclórico das Lavadeiras de S. Pedro de Merufe;
14h Grupo Folclórico Estrela de Longos Vales;
15h Grupo Sons do Gadanha;
16h Grupo de Bombos Os Malinos;
17h Orquestra Lá Mi Ré;
18h30 Atuação All Styles Dance Project;
19h30 MARLENE – MAR DE FADO;
20h30 Grupo 6tás9;
22h20 HÉLDER BAPTISTA – Motard da Concertina;
00h30 Orxestra Pitagórica – Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra;
2h00 DJ PEDRO PAGODES;
03h30 Dj STEVEN ROD;
19 de março
9h Abertura da Tradicional Feira da Rés;
9h30 Grupo Pandereteiras da Marga;
10h30 Arruada pelo grupo de Bombos de Pias;
11h30 Atuação da Escola de Música de Pias;
12h30 APPACDM – Baquetas ao Rubro;
13h30 Atuação Monção Brass;
14h30 Rancho Folclórico de Pinheiros;
15h30 Grupo Marés Vivas;
16h30 Arruada Charanga A tu Ritmo;
17h30 Grupo Os Teimosos;
18h30 SONS DO MINHO – Padrinhos da Confraria da Foda