Esta é uma cidade com ligação a um dos nomes mais importantes da história de Portugal e que chegou a ser o centro do mundo durante parte do século XV.
O nosso país tem cidades emblemáticas, com muita história. Uma das cidades que merece ser mais conhecida é Lagos. Esta cidade portuguesa tem diversos atrativos. Além da beleza natural, reúne um conjunto de atrações que fascinam todos os seus visitantes.
Lagos tem uma riqueza histórica sumarenta, que fascina as pessoas que adoram curiosidades, especialmente as que estão ligadas à Era Dos Descobrimentos.
Fique a conhecer os encantos de uma cidade com ligação a um dos nomes mais importantes da história de Portugal, o Infante D. Henrique.
A cidade no Algarve que chegou a ser o centro do mundo
Localização
A cidade de Lagos encontra-se presente no sudoeste algarvio. A localização de Lagos permite-nos concluir que a beleza natural faz parte dos seus encantos. Esta é uma cidade que revela um passado histórico importante, com uma ligação ao mar.
Infante D. Henrique
O Infante D. Henrique nasceu no dia 4 de março de 1394, na cidade do Porto. Os seus pais foram o rei D. João I e D. Filipa de Lencastre. Duarte I, seu irmão, foi o décimo primeiro rei de Portugal. Portanto, o Infante D. Henrique foi um homem com poder.
Ele recebeu uma educação exemplar. Sendo filho do Rei D. João I, ele teve uma educação rigorosa, segundo a tradição da época, naturalmente, profundamente religiosa.
O Infante D. Henrique valorizava o conhecimento. Ao longo da sua vida, ele teve a oportunidade de exercer vários cargos. Muitos deles comprovam o seu interesse pela descoberta.
O Navegador
O Infante D. Henrique tinha como grande objetivo conhecer novos mundos. Este homem teve grande importância na Era dos Descobrimentos. O seu contributo (feito em terra firme) foi fundamental nas primeiras viagens expansionistas. Por isso, o Infante D. Henrique ficou conhecido como o Navegador.
Na época, o Atlântico era um oceano “virgem” de navegação. Foi o Infante D. Henrique que incentivou a exploração deste vasto oceano. Deve-se a este homem singular o primeiro impulso. Ele fez as primeiras viagens expansionistas que serviram de grande incentivo e que contribuíram para as navegações posteriores.
Ele ficará eternamente ligado a este período glorioso da História do nosso país. A ação do Infante D. Henrique no Norte de África e no Atlântico revelou-se crucial. O Navegador revelou-se um homem extremamente poderoso. Ele até foi nomeado dirigente da Ordem de Cristo.
Ligação
Lagos tem uma localização que lhe permite ter o oceano em frente. A cidade sempre abraçou o mar, tendo o norte de África num horizonte não muito distante. Por isso, o Infante D. Henrique fez um uso estratégico de Lagos, logo no início dos Descobrimentos, uma escolha que engrandeceu a cidade.
Momento histórico
Lagos foi o centro do mundo durante parte do século XV. A azáfama fazia parte do quotidiano da cidade. A chegada e partida das naus e outras embarcações era comum em Lagos. Estas embarcações iam e vinham de várias partes do mundo.
Lagos acolhia os mercadores que provinham de vários pontos da Europa. Estes homens eram atraídos por produtos exóticos e por escravos negros. Neste contexto de prosperidade, vários bancos instalaram-se por estas paragens, devido à riqueza de metais preciosos, nomeadamente a prata e o ouro africanos.
Leia também:
- Espanhóis recomendam escapadinha à antiga capital do Algarve
- Um dos destinos mais pitorescos e autênticos do Algarve
- Provavelmente, o segredo mais bem guardado do Algarve
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Atualidade
A cidade de Lagos vive atualmente um quotidiano distinto. Apesar de se manter a agitação e o ambiente trepidante, atualmente, é o turismo que traz tanta vida à cidade. Lagos encontra-se associada à diversão em período de férias, além de apresentar grande riqueza ao nível da gastronomia regional.
As praias
A cidade apresenta várias praias de uma beleza ímpar. Várias das praias desta cidade apresentam areais cercados por rochedos que se erguem junto de águas calmas. Fruto das falésias, os veraneantes encontram-se a salvo dos ventos e correntes.
Uma das grandes atrações locais é a Praia de Dona Ana, uma das praias mais belas do mundo. A Meia Praia prolonga-se por um areal de 5 km que se estica desde a marina de Lagos à Ria do Alvor.
Ponta da Piedade apresenta-se num registo distinto. As falésias e formações rochosas locais erguem e atingem mais de 20 metros de altura. Estas atrações assumem formas inesperadas que a imaginação torna ainda mais apelativas. As grutas locais são outras atrações que podem implicar a realização de um passeio de barco.
A costa de Lagos é recortada por reentrâncias e saliências. Por isso, este é um espaço considerado perfeito para a prática de diversas atividades. Há muito mais a fazer do que realizar passeios de barcos.
Existem várias atividades agradáveis que se podem fazer neste destino turístico. Esta é uma zona perfeita para a realização de mergulhos e de observação da fauna e flora marinhas. Esta zona e ótima para a realização de desportos náuticos. Neste espaço, encontram-se as melhores condições para a prática do parasailing, vela, windsurf, entre outros.
A Marina
Este marina encontra-se situada na Baía de Lagos. Este espaço é muito procurado por habitantes de Lagos e por visitantes. Aliás, viajantes de todo o mundo lançam âncora, colocando os olhos no centro histórico de Lagos.
As muralhas
Estes elementos arquitetónicos são um testemunho deixado pelos vários povos que passaram por esta cidade ou que decidiram estabelecer-se em Lagos. Nesta cidade, há vários vestígios que denunciam a presença de cartagineses, também se constata a presença de outros povos como os romanos, os árabes. Os cristãos da Reconquista traçaram o percurso que herdamos.
Aqui, destacam-se duas torres albarrãs. Estas construções visaram servir de proteção à entrada da porta de São Gonçalo. Segundo se crê, o resto das muralhas foi erigido durante o século XVI. Elas destinavam-se assegurar a proteção aos novos bairros que surgiram devido à prosperidade garantida pelas trocas comerciais realizadas com outros reinos.
O Castelo dos Governadores
Esta construção também não seria estranha ao Infante D. Henrique. Supõe-se que elemento arquitetónico teria começado por ser um alcácer, mas foi alterado ao longo do tempo.
Este espaço tornou-se a casa dos governadores do Algarve nos séculos XVI e XVII. Há quem defenda que o rei D. Sebastião tenha ouvido a missa antes de partir para Alcácer Quibir.
O escultor João Cutileiro (1937-2021), habitante de Lagos por algum tempo, realizou um painel evocativo daquela mítica batalha. Este painel foi colocado no jardim do Castelo dos Governadores. Neste espaço, também se encontra uma escultura criada em homenagem a Gil Eanes, o navegador.
Mercado de Escravos
Este é outro edifício de exceção. O Mercado de Escravos é composto por quatro arcadas, que se encontram a formar um pátio. Este edifício foi construído no local onde se julga ter havido o primeiro mercado de escravos da Europa.
A Igreja de Santo António
Esta construção religiosa é uma atração imperdível da cidade de Lagos. A Igreja de Santo António é um exemplar da arquitetura barroca. Esta igreja merece ser descoberta. O seu interior encontra-se profusamente ornamentado.
A talha dourada é um dos elementos que torna a Igreja de Santo António numa construção religiosa fascinante. O exterior bastante simples entra em contraste com o interior que apresenta grande riqueza. Este templo é classificado como Monumento Nacional.
O Museu de Cera dos Descobrimentos
Esta atração apresenta-se num registo distinto. Trata-se de um elemento recente que acaba por enriquecer a cidade. O Museu de Cera dos Descobrimentos apresenta-nos 22 figuras feitas à escala real. Além disso, este espaço reproduz 16 momentos emblemáticos da História de Portugal.