A Casa Ferreirinha já lançou o Barca-Velha. Fique a saber tudo sobre ele! O mítico vinho tinto Barca Velha 2011 chegou ao mercado.
A colheita do Barca Velha 2011, o conhecido vinho do Douro, já chegou ao mercado. A 2ª edição deste vinho vai ser comercializada a partir de setembro.
Esta é uma bebida absolutamente carismática e muito aguardada, sempre que se sabe que está uma nova colheita prestes a sair. O Barca-Velha 2011 já está no mercado e nós levantamos a ponta do véu!
O mítico vinho tinto Barca Velha 2011 chegou ao mercado
A origem desta história começou na década de 40 do século passado. Nessa altura, Fernando Nicolau de Almeida pensou num vinho tinto do Douro com qualidade e com o perfil dos Portos Vintage. De 1952 a 2011, foram lançadas 20 colheitas deste vinho que combinam de forma excecional a qualidade e o tempo.
O que diz a marca?
Segundo o enólogo Luís Sottomayor, da Casa Ferreirinha, a colheita de 2011 é um dos melhores vinhos de sempre do Douro e só é comercializado quando está pronto. Para Sottomayor, “esta é uma decisão puramente enológica, cem por cento alheia a pressas ou pressões”.
De acordo com a marca: “O Barca-Velha é muito mais do que um vinho, muito mais do que uma marca. A sua história conta-se e reconta-se, numa eterna busca pela perfeição que acontece não quando o homem quer, mas quando a natureza entende.”
Segundo Fernando da Cunha Guedes, presidente da Sogrape, este vinho propõe uma viagem pela ansiedade de desvendar e saborear a obra resultante de tão longa espera.
Leia também:
- Faça as melhores pataniscas de bacalhau tradicionais. Que pitéu!
- Como fazer molho de ketchup caseiro e poupar dinheiro
- Frango assado no forno com cerveja é de comer e chorar por mais!
- As melhores batatas assadas com casca de sempre. Tome nota!
A vindima e o vinho
A colheita deste vinho reporta a uma vindima com nove anos, realizada na Quinta da Leda.
Para os produtores, a Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011 é “como um leão, nobre e valente. Um vinho cheio de garra, que se doma a si próprio. Reflete na perfeição o terroir do Douro Superior e uma notável maturidade só ao alcance de alguns vinhos”.
O Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011 é o resultado do blend das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão.
Colheitas já lançadas pela Casa Ferreirinha Barca-Velha
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1952;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1953;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1954;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1955;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1957;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1964;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1965;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1966;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1978;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1981;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1982;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1983;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1985;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1991;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1995;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 1999;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 2000;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 2004;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 2008;
Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011.
A Casa Ferreirinha
A história da Casa Ferreirinha é indissociável do nome de Antónia Ferreira. Ferreirinha, como ficou conhecida, morreu em 1896, deixando uma grande fortuna, como trinta quintas, entre as quais a simbólica Quinta da Leda, situada em Almendra, Vila Nova de Foz Côa de onde “sai”, precisamente, o icónico Barca Velha.
Atualmente, a Casa Ferreirinha é responsável pela gestão de muitas dessas quintas e pela atribuição do Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira que distingue figuras femininas portuguesas que, de algum modo e em algum setor, tenham honrado o legado de Ferreirinha.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…