O Spirit of Innovation é o primeiro avião elétrico da Rolls-Royce. Conheça a razão por que há cortiça portuguesa no avião elétrico mais rápido do mundo!
Portugal é um país pequeno, repleto de encantos que o tornam particularmente procurado por viajantes de todo o mundo. Contudo, há no nosso país muitas outras qualidades do que ser um destino turístico.
Há diversos produtos que tornam o nosso país uma referência em determinada área. O vinho do Porto, o vinho, os pastéis de nata, os sapatos, a cortiça são algumas das coisas que os portugueses fazem bem e os estrangeiros procuram. A cortiça é um material que contribui para distinguir o nosso país.
O avião elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa
A cortiça
A cortiça um material retirado do tronco do Sobreiro, tarefa realizada a cada nove anos. Este procedimento é feito sem danificar a árvore. As maiores áreas de floresta de sobro (montado) estão presentes em países do Mediterrâneo Ocidental, nomeadamente: Portugal, Espanha, Itália, França, Marrocos, Tunísia e Argélia.
A cortiça no avião
É possível sentir a influência portuguesa em diferentes áreas, há um avião elétrico que usa a famosa cortiça portuguesa. O primeiro avião elétrico da Rolls-Royce tem o nome “Spirit of Innovation”. Esta invenção tem cortiça portuguesa (da Corticeira Amorim) que integra a invenção e desempenha uma missão crucial.
O avião
Esta invenção conhecida como “Spirit of Innovation” foi reconhecida oficialmente como o veículo 100% elétrico mais rápido do mundo. Este avião atingiu a velocidade de 387,4 milhas por hora, o mesmo é dizer que se deslocou a uma velocidade de 623,45 km/h.
Estes valores foram conseguidos durante os voos de teste que foram realizados em novembro do ano passado. Este fantástico feito só foi conseguido por via do avião contar com um motor elétrico de 400 kW, o equivalente a 544 cv de potência. Este motor especial permite acionar uma hélice que se encontra montada na dianteira.
Além do recorde de velocidade o avião Rolls-Royce Spirit of Innovation conseguiu obter mais três recordes conseguidos. A aeronave 100% elétrica bateu os recordes em 2021, mas os recordes só foram oficialmente em janeiro de 2022, após serem verificados pela Federação Aeronáutica Internacional.
A função
A cortiça tem uma função especial. A Electroflight é responsável pelo desenvolvimento do sistema de propulsão e pela bateria do “Spirit of Innovation”. Após a Electroflight se ter deparado com um problema constatou que necessitava de um material que fosse estruturalmente robusto, ele devia ainda ser leve e extremamente resistente ao fogo. Este material deveria ficar na caixa da bateria. A Electroflight pretendia assim proteger a bateria (com 6480 células) que alimenta o sistema elétrico de 750 V.
A parceria
A empresa viu nos aglomerados de cortiça da Amorim Cork Composites que tinha encontrado o parceiro indicado. Esta unidade de negócio da Corticeira Amorim consegue desenvolver produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mais sofisticadas do planeta.
O produto
A parceria criada entre Electroflight e a Amorim Cork Composites visou desenvolver uma solução que estivesse à altura de do “Spirit of Innovation”, uma máquina especial. Assim, trabalharam em conjunto e o resultado foi a criação de uma invenção única. A invenção já patenteada. A solução foi produzida com cortiça nacional, um material natural e sustentável.
Reação
O presidente e diretor-executivo da Corticeira Amorim teve a oportunidade de reagir, António Rios de Amorim, afirmou acerca deste projeto: “Tem sido uma honra trabalhar com empresas de classe mundial (…) para progredir ainda mais no caminho para a descarbonização da aviação. O facto de termos criado uma nova solução que agora pode ajudar outros nesse caminho é extremamente gratificante”.
A importância da solução
O diretor técnico da Electroflight, Douglas Campbell, teve a oportunidade de relembrar: “A caixa da bateria foi uma peça de engenharia extremamente desafiante, pois todo a cadeia cinemática está conectada à frente da aeronave”.
Campbell ainda defendeu: “a caixa da bateria está, portanto, a fazer um trabalho extremamente importante, não fornecendo apenas contenção no caso de um incêndio na bateria, mas também a manter a frente da aeronave conectada à estrutura da fuselagem. Além disso, tivemos que manter o peso no mínimo absoluto e garantir que o produto usado para a caixa da bateria fosse altamente resistente ao fogo”.
Leia também:
- Portugal tem uma das 27 piores atrações da Europa
- Portugal tem um dos 30 lugares famosos do Mundo
- 12 locais em Portugal saídos de contos de fadas
- Portugal tem duas das 15 melhores caminhadas na Europa
- Portugal tem um dos 50 destinos mais românticos do mundo
- Portugal tem duas das praias mais bonitas da Europa
- Tuga, o carro elétrico feito em Portugal
NCultura
Se leu “O avião elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Adorei ler este artigo. Muito informativo para além da função da cortiça no avião.