A Serra da Estrela é um dos melhores destinos para uma escapadinha. Além da beleza natural, esconde algumas atrações imperdíveis, como a Nave da Mestra.
As escapadinhas são uma boa forma de fugir aos stresses do quotidiano. Há quem escolha dias de férias junto de feriados e fins de semana para realizar escapadinhas de alguns dias. Uma escapadinha consiste numa viagem em lazer de curta duração que permite que se conheça o melhor do país: cidades, vilas ou aldeias.
Normalmente, procuram-se locais tranquilos, onde a Natureza tem protagonismo, com paisagens deslumbrantes. Como se procura descansar, muitas pessoas preferem destinos onde haja sossego e silêncio.
Um dos locais mais indicados para uma escapadinha é a Serra da Estrela, que pode ser visitada durante todo ano. Tem neve no inverno e uma beleza natural deslumbrante, com paisagens que são arrebatadoras em qualquer estação.
Além disso, esconde algumas atrações imperdíveis, como a Nave da Mestra. Provavelmente, nunca ouviu falar, mas depois de saber mais sobre ela, irá querer fazer uma visita ao local.
Nave da Mestra, um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela
O destino para uma escapadinha
A Serra da Estrela é um destino fascinante, incomparável. Este local proporciona a oportunidade de alimentar o nosso espírito aventureiro. Convida-nos a ir à descoberta.
Por isso, independentemente da estação, existe muito para explorar, muitas riquezas para desvendar. Entre as diversas atrações de Serra da Estrela, há uma particularmente fascinante.
A atração
Esta atração é conhecida como Nave da Mestra (ou como Nave da Barca) e está presente em pleno planalto da Serra da Estrela. Apesar de ser uma atração incrível, a Nave da Mestra é desconhecida por muitos, por isso é como descobrir um local quase secreto.
Altitude
A Nave da Mestra é um local especial. Encontra-se a 1700 metros de altitude e trata-se de um espaço mágico do planalto. O cenário do local é verdadeiramente encantador. A paisagem é arrebatadora. O contexto torna o espaço ainda mais invulgar.
Deste local é possível ver a cavidade do Vale Glaciar. Quando nos encontramos de frente neste local, também vemos a Lagoa Comprida e os Cântaros do lado direito. O Covão d’Ametade aparece como que metido nos Cântaros Magro e Gordo. O Vale da Candeeira e a depressão do Vale Glaciar apresenta-se à nossa frente. Manteigas encontra-se à nossa esquerda.
Como chegar
As coordenadas para chegar à Nave da Mestra são as seguintes: 40.3714893, -7.6408185. A Nave da Mestra não é fácil alcançar. Existem alguns trilhos e caminhos que permitem fazer-nos chegar ao local.
Existem trilhos de dificuldade elevada. Entre as opções possíveis, estão as seguintes possibilidades:
- A Rota do Carvão abrange mais de 20 quilómetros de extensão.
- Rota do Maciço Central abrange mais de 10 km.
Dificuldades
Ambas as opções são bastante exigentes, por isso deve evitar-se levar crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Pessoas com determinadas doenças que tenham de evitar grandes esforços não devem fazer estes percursos.
As pessoas também devem evitar fazer estas caminhadas em dias de mau tempo, de chuva. Em dias de calor excessivo, também se deve evitar fazer estas caminhadas.
Dicas
A localização da Nave da Mestra representa um desafio. O acesso não é fácil. O percurso tem dificuldades. É necessário que haja bom senso ao longo do caminho. Uma pessoa deve estar em boa forma física para fazer bem o percurso.
É aconselhável que se leve muita água e alimentos para se ter o indispensável ao longo do percurso. Outra sugestão ao fazer estes percursos é fazer-se acompanhar de um mapa físico. É importante ter uma alternativa ao telemóvel, porque nesta área da Serra da Estrela a rede de telemóvel pode ficar indisponível.
Aventura
É necessário passar por uma fenda enorme para se alcançar a Nave da Mestra. Ela está presente num penedo enorme. Desta forma, para lá chegar, é necessário passar por uma espécie de porta secreta. Por isso, vive-se uma aventura incrível para se desvendar este tesouro.
Após se passar a fenda, o cenário que se encontra é imperdível, com o riacho e os pastos verdejantes a destacarem-se na paisagem.
O cenário
A beleza do local é encantadora. A Nave da Mestra está presente num local rodeado de pastos verdes. Existem também pedaços de rochas de granito de grandes proporções, o que permite deixar os visitantes ainda mais intrigados.
Ao fundo, um pequeno riacho corre livremente, elemento que concede à paisagem um toque rústico e campestre.
Características
O percurso para chegar até esta atração é difícil, mas o local merece o nosso esforço. A Nave da Mestra é uma atração invulgar. Parece que uma nave extraterrestre gigante aterrou no local e por lá permaneceu muito tempo.
A Nave da Mestra é um grande bloco de granito com a forma de um barco, por isso também é frequentemente designada como Nave da Barca. Entrar pela fenda permite-nos contactar com um fenómeno geológico impressionante que nos leva a um local memorável.
O cenário tem uma beleza natural incomum, que parece extraída de um livro infantil, um conto de fadas, com locais mágicos para explorar.
Função
Ao longo ano de muitos anos, os pastores usaram o penedo para abrigarem os seus rebanhos. Este local ainda é utilizado como abrigo pelos caminheiros que por aqui passam. Este espaço permite que se pare, se descanse uns minutos, enquanto se aprecia o cenário e a experiência. Após se recuperarem as forças, a caminhada irá prosseguir.
A lenda local
Segundo reza a lenda, neste local secreto, existe algo misterioso que deixa os visitantes desconfiados e intrigados. É algo que contrasta com a pureza que é associada à montanha.
Em 1910, a família Matos Preto terá achado que aquele era o espaço ideal para construir uma casa de férias. A beleza do local permitiria passar umas férias de verão de sonho.
É preciso contextualizar e explicar que na época em questão havia muitas diferenças. Por essa altura, não existiam grandes transportes, por isso a matéria-prima necessária para a construção da casa de férias terá sido transportada em mulas. Os próprios trabalhadores também tinham um grande percurso a fazer. O percurso teria de ser feito desde Manteigas, a uma grande distância. Um dos grandes mistérios está na forma como a enorme laje de granito que serve de teto à casa foi colocada.
Um grupo de comuns mortais não conseguiria levantar estas pedras gigantescas. Por isso, a conclusão a tirar é que para fazerem tal obra foi necessário usarem macacos hidráulicos para conseguirem fazer o levantamento das pedras, que eram enormes. Esta ferramenta revelou-se uma preciosa ajuda para levantar pesos pesados com um esforço mínimo.
Diferentes interpretações
Dizem que uma dessas pedras é a que atualmente serve de telhado à casa. Na altura, serviu de anexo, um espaço onde se guardavam os cavalos e as mulas. No entanto, a crença é que esta obra foi muito anormal. Foi necessário um certo grau de loucura e podia não dar bom resultado. O que acabou por acontecer, porque a casa ficou em ruínas, não é verdade?
Ora, essa realidade leva a que cada um dos visitantes possa imaginar o fim da história à sua maneira. Há quem defenda que a casa terá servido de local de reuniões dos apoiantes da República e que terá sido nessa casa que se planearam as lutas contra a Monarquia.
Desta forma, o propósito da construção desta casa não teria qualquer intenção de servir como refúgio de férias, mas sim como espaço para reuniões clandestinas, antirregime.
A sua construção teria sido incentivada pelo juiz José Pereira de Matos. Na verdade, esta casa tem o contexto perfeito para ali se realizar todo o tipo de tramoias, pois é um local quase secreto, que garante grande privacidade.
Outros destaques da Serra da Estrela
No verão
Praia Fluvial de Loriga
Esta praia encontra-se no Vale Glaciar de Loriga. Esta praia apresenta boas infraestruturas de apoio. A Praia Fluvial de Loriga proporciona todas as condições para ótimos dias de verão. Podem ainda realizar-se atividades de aventura e passeios pedestres.
Outras opções para dias de praia são a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros (conhecida também como Caniça), que se encontra a apenas 8 quilómetros de Seia, ou a Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira, cujas águas límpidas são normalmente muito frias…
No Inverno
Estância de Ski
A Serra da Estrela proporciona uma experiência maravilhosa: o encontro com a neve. A Serra da Estrela no inverno encontra-se coberta por um manto branco deslumbrante, por isso muitas pessoas procuram a Serra da Estrela para viverem momentos de pura diversão.
É na Serra da Estrela que se encontra a única Estância de Ski do país. Esta estância de Esqui está situada na Torre, no centro do Parque Natural. Neste espaço, poderá divertir-se à grande. Localizada a uns “meros” 2000 metros de altitude, esta estância de Esqui revela-se um espaço incrível e imperdível. Ele permite que se viva um inverno memorável.
Informação útil:
Morada: Estrada Nacional nº 339, Apartado 332 – 6200-073 Covilhã, Portugal
Contactos: [email protected] (+351) 275 334 933
Conheça mais, aqui.
Em qualquer estação do ano
O Geopark Estrela
Este parque foi formado recentemente. O Geopark Estrela é reconhecido pela UNESCO pelo seu valor geológico. A oportunidade de explorá-lo revela-se verdadeiramente enriquecedora. Visitar a Serra da Estrela e o Parque Natural permite apreciar paisagens de um encanto singular.
Mais informações, aqui.
Visita à Torre
A torre está no ponto mais alto de Portugal Continental na Serra da Estrela. Visitar este espaço permite conhecer as vistas no alto dos seus 1993 metros de altitude. Por isso, fazer uma visita à Torre revela-se uma experiência imperdível.
Este local permite que se contemplem vistas fantásticas. A paisagem é verdadeiramente arrebatadora. Uma vez neste espaço, há que aproveitar a oportunidade e comprar o famoso queijo da Serra da Estrela e deliciar-se.
O Museu do Pão
o Museu do Pão é um local de passagem obrigatória. Este local presente em Seia permite conhecer a diversidade de pão. No Museu do Pão, também poderá conhecer sobremesas fantásticas (nomeadamente, o arroz-doce e as peras bêbadas).
Neste museu, poderá também conhecer um vasto buffet. Este espaço proporciona a oportunidade de experimentar os diversos pratos regionais da zona.
Informação útil:
Morada: Rua de Santa Ana • Quinta Fonte do Marrão, 6270-909 Seia, Portugal
Contactos: 238 310 760 / [email protected]
Informação útil sobre Serra da Estrela
Posto de Turismo de Seia
Este espaço está presente em pleno centro da cidade. Este local serve como um espaço de divulgação do concelho, onde se pode obter diversas informações turísticas e materiais sobre o Município e a Região da Serra da Estrela.
No Posto de Turismo de Seia pode obter informação útil sobre determinadas atrações, sobre espaços museológicos, sobre espaços arquitetónicos, sobre locais de lazer, sobre oferta hoteleira, cultural, desportiva, gastronómica, entre outros.
Informação útil:
Morada: Rua Pintor Lucas Marrão, 6270-513 Seia
Contactos: 238 317 762 / [email protected]
Horários:
De segunda-feira a sábado, abre das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Aos domingos, abre das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Posto de Turismo de Loriga
O Posto de Turismo de Loriga serve como um local de divulgação e promoção turística do município.
Morada: EN 231, 6270 Loriga
Contactos: 238 951 175
Horário:
De terça a sábado, abre das 9h às 12h30 e das 14 às 17h30
Aos domingos, abre das 9h às 13h
Leia também:
- Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela
- Serra da Estrela: a incrível Casa da Fraga
- Queijo Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo
Quer saber onde pode comer em Serra da Estrela?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Alkimya
Morada: Avenida Frei Heitor Pinto 1, Covilhã 6200-113 Portugal
Contactos: (+351) 275 334 174
Lenda Viriato
Morada: Rua Santo Aleixo Nº 16 Rua Santo Aleixo 16, Detrás Da Igreja, Unhais da Serra 6215-696 Portugal
Contactos: (+351) 275 971 252
Restaurante O Albertino
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
Restaurante Margarida
Morada: Senhora do Desterro, São Romão, Portugal, 6270-277
Contactos: (+351) 238 321 136 / [email protected]
Restaurante Medieval
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas Da Saúde, Serra da Estrela 6200-073, Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300
Quer saber onde pode dormir em Serra da Estrela?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Morada: Quinta do Convento, 6230-045 Fundão
Contactos: (+351) 275 249 670 / [email protected]
Hotel Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels
Morada: Estrada Nacional 232 – Penhas Douradas, Manteigas, Portugal, 6260-200
Contactos: 275 249 730 / [email protected]
Resort Aqua Village, Health Resort
Morada: Avenida Principal número 1, Caldas de São Paulo, 3400-521 Oliveira Do Hospital Coimbra, Portugal
Contactos: +351 238 249 040 / [email protected]
Hotel Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels
Morada: Penhas Douradas, 6260-200, Manteigas, Portugal
Contactos: (+351) 275 981 045 / (+351) 963 384 026 / [email protected]
Hotel Madre De Água Hotel Rural
Morada: Estrada de Moimenta, Quinta da Caramuja – 6290 Gouveia
Localização GPS: 40°29’12.2″N, 7°36’44.4″W
Contactos: [email protected] / (+351) 238 493 113 | 966 240 264