Monumentos de Portugal: 15 que nos enchem de orgulho. Se puder, aproveite o seu fim de semana para visitar uma destas maravilhas que, pela sua história e importância, nos enchem a todos de orgulho.
Mosteiro dos Jerónimos, Belém

Construído no século XVI por iniciativa do rei D. Manuel I, foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal em 2007.
Torre de Belém, Belém

É um dos monumentos mais imponentes da cidade de Lisboa e localiza-se na margem direita do rio Tejo. Foi considerado Património Mundial pela UNESCO.
Palácio Nacional da Pena, Sintra

Representa uma das principais expressões do romantismo arquitetónico do século XIX no mundo. Assenta em enormes rochedos e está dividido em 4 áreas principais: a couraça e muralhas; o corpo do Convento antigo e a Torre do Relógio; o Pátio dos Arcos e a zona palaciana.
Castelo dos Mouros, Sintra

Isolado num dos cumes da Serra de Sintra, o castelo tem uma vista privilegiada sobre toda a sua envolvente até ao oceano Atlântico. A beleza é indescritível!
Torre dos Clérigos, Porto

Foi construída entre 1754 e 1763 e é um dos cartões de visita da cidade do Porto. Tem 6 andares e 75 metros de altura. Tem uma escada em espiral com 240 degraus. À data de construção era o edifício mais alto de Portugal.
Templo Romano, Évora

Classificado como Património Mundial pela UNESCO e como Monumento Nacional pelo IGESPAR, foi construído no século I d.C. na praça principal de Évora. Apesar de ser frequentemente chamado de Templo de Diana, sabe-se que o monumento foi eventualmente construído em homenagem a Augusto, imperador muito venerado no seu tempo.
Mosteiro da Batalha, Batalha

Foi mandado edificar em 1386 por D. João de Portugal, em homenagem à virgem Maria pela vitória na batalha de Aljubarrota. Foi restaurado no século XIX, sob a direção de Luís Mouzinho de Albuquerque.
Convento de Mafra, Mafra

É a obra de maior referência do reinado de D. João V, em virtude de uma promessa que havia feito caso a rainha D. Maria de Áustria lhe concedesse descendência. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Quinta da Regaleira, Sintra

Esta quinta tem 4 hectares e ali podemos encontrar o palácio, rodeado de jardins luxuriantes, lagos, grutas e construções enigmáticas. Envolta em simbolismos esotéricos, relacionados com a alquimia; maçonaria, templários e rosa-cruz, este sítio é mágico!
Portugal dos Pequenitos, Coimbra

É um parque temático, concebido como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar a cultura e o património português em construções de escala reduzida. Foi inaugurado em 1940.
Santuário de Fátima, Fátima

Um dos mais importantes santuários marianos do mundo. O atual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.
Basílica de Santa Luzia, Viana do Castelo

Considerada o ex libris da cidade, destaca-se pela vista deslumbrante sobre o mar e o rio Lima e toda a sua envolvente montanhosa. As suas rosáceas com vitrais são as maiores da Península Ibérica.
Cristo Rei, Almada

Monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla vista sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril.
Bom Jesus de Braga, Braga

Trata-se de um complexo arquitetónico-paisagístico constituído por uma igreja; uma escadaria de 116 metros dividida em 3 lanços; um parque e um elevador.
Ruínas Romanas de Milreu, Faro

Vestígios da época Romana, foram postos a descoberto em 1877 pelo arqueólogo Estácio da Veiga. Conta-nos a história de uma importante villa áulica romana, habitada desde a Era Cristã no século I até ao século X.
Portugal é lindo!
Tantos anos que lá vivi e não aproveitei. Hoje encontro-me no estrangeiro e agora tenho pena de não ter feito mais viagens pela minha terra.