Fique a conhecer o Monte Brasil, as suas características, a sua história e a singularidade desta maravilha natural que só se encontra no nosso país.
Portugal apresenta um crescimento assinalável na área do turismo. Todos os anos fica claro o sucesso nesta área. Os números revelam que o nosso país se encontra bem visto pelos estrangeiros. Há cada vez mais turistas no nosso país.
Eles não se encontram apenas nas cidades mais populares. Espalham-se pelo país para conhecer as nossas atrações, a nossa beleza natural. Um dos locais mais notáveis encontra-se no Arquipélago dos Açores, que possui um património natural verdadeiramente impressionante.
Trata-se do Monte Brasil. Fique a conhecer o Monte Brasil, as caraterísticas, a história e a singularidade desta maravilha natural que só se encontra no nosso país.
Monte Brasil: uma obra-prima da natureza em Portugal
Localização
O Monte Brasil encontra-se em Portugal. Apesar do nome nos fazer viajar até ao outro lado do Oceano Atlântico, ele encontra-se no nosso país, numa das ilhas. O Monte Brasil está presente na freguesia da Sé, que integra a bela cidade e município de Angra do Heroísmo.
Portanto, localiza-se na costa sul da ilha Terceira, no arquipélago dos Açores. O Monte Brasil apresenta uma beleza verdadeiramente singular, sendo considerado uma autêntica obra-prima da Natureza.
Características
O Monte Brasil trata-se de um cone vulcânico. Os vestígios de um cone que foi criado após a antiga erupção do vulcão Guilherme Moniz. Encontra-se a sul da cidade de Angra do Heroísmo.
Os números
O Monte Brasil apresenta-se com 205 m de altitude máxima. Há ainda a destacar-se a cratera afundada até 30 m de altitude. Ela encontra-se rodeada por cumeiras (com 104 m, a norte, 159 m, a sul, e 198 m, a ocidente).
O Monte Brasil é constituído por escórias vulcânicas e por materiais piroclásticos finos, sobre basaltos andesíticos no istmo, num conjunto que forma uma península proeminente da costa sul, um espaço que abriga o lugar e o porto da cidade de Angra do Heroísmo.
História do Monte Brasil
Muitos especialistas defendem a tese de que a origem do Monte Brasil se deve à erupção do vulcão que ocorreu há mais de 20.000 anos, momento que surgiu num contexto com grandes explosões e com nuvens ardentes a surgirem por todos os lados.
Foi este fenómeno que levou à criação da península do Monte Brasil. Ela surgiu como resultado da acumulação de cinzas por queda direta do material lançado pelo vulcão, enquanto este se encontrava na sua erupção.
Este momento levou a que a Ilha Terceira tivesse ganho 500 m de comprimento e 500 m de largura, aproximadamente. Recomenda-se uma subida ao Monte Brasil, para se ter uma melhor visualização deste local. Deste espaço, é possível observar esta junção entre a ilha e o vulcão extinto. O Monte é considerado o maior aparelho vulcânico do litoral dos Açores.
Atrações
O Castelo de São João Baptista foi construído na zona do Monte Brasil no final do século XVI. Trata-se de uma verdadeira fortaleza filipina. Este castelo apresentou-se como uma das maiores fortificações da época em que foi construído. O principal objetivo da sua construção era promover a defesa da região.
O Castelo de São João Baptista permitiu defender a população local dos diversos ataques realizados por piratas e corsários. Estes homens queriam obter as riquezas que eram trazidas pelas naus da Carreira da Índia.
No ano de 1615, foi levantada outra construção importante: a Ermida de Santo António da Grota. O acesso até à Ermida realiza-se ao entrar na Fortaleza de São João Baptista pelo Nascente, após se ultrapassar a casa do guarda na direção do Monte Brasil.
A experiência
A experiência de chegar a este local vale por si. Embora haja pessoas que façam o percurso de carro, que permite que se chegue ao topo numa questão de minutos, muitas pessoas quando estão na cidade preferem ir a caminhar.
As caminhadas são mais saudáveis e permitem aproveitar melhor as vistas. Os acessos até aos picos são complicados, mas vale a pena fazer o esforço para chegar até lá. Apesar de se reconhecer que a subida se pode revelar-se um pouco onerosa, vale a pena realizar esta experiência, uma vez que cada passo dado é recompensado pelas impressionantes vistas. Trata-se realmente de uma experiência incrível, algo que nos proporciona uma sensação maravilhosa de puro deleite!
Ao longo do percurso encontram-se várias fortificações, destacando-se ainda paredes de pedra seca, além de outros atrativos, como ver veados a pastar pelo caminho. No cenário, irá encontrar vegetação de buxo, louro, urze e zimbro, entre outras curiosidades.
O topo
No ponto mais alto, irá encontrar uma coluna com uma cruz de Malta, que serve como comemoração da ocupação portuguesa dos Açores, que foi realizada no momento histórico mais dourado para os portugueses, na Era dos Descobrimentos.
Reserva Natural do Monte Brasil
O antigo vulcão que se encontra extinto teve origem no mar e juntou-se à cidade de Angra do Heroísmo. Atualmente, o Monte Brasil é considerado uma Reserva Natural. Toda a fauna, flora e área marinha do Monte Brasil é pertencente ao Parque Florestal da Ilha Terceira. Destaca-se o percurso pedestre que é devidamente sinalizado e homologado pela Direção Regional de Turismo, designado por Monte Brasil.
O cenário deslumbrante apresenta-se como uma paisagem protegida. Neste local, existe o parque natural da cidade, um espaço com espécies arbóreas e arbustivas de especial interesse. Uma visita a este local permite dar a conhecer excelentes miradouros com acesso a vistas incríveis.
O Castelo de S. João Baptista encontra-se implantado no Monte Brasil. Trata-se de uma das maiores fortalezas filipinas e das mais importantes. Este local é particularmente convidativo a caminhadas relaxantes.
Leia também:
- Açores: São Miguel e os 18 locais absolutamente imperdíveis
- As Pirâmides dos Açores
- Algar do Carvão, nas entranhas de um vulcão nos Açores
O Trilho
O Trilho Monte Brasil – Terceira PRC04 TER revela-se uma experiência imperdível. Esta é uma rota circular que se desenvolve em pleno Monte Brasil. Trata-se de um geossítio que foi formado devido a um antigo vulcão extinto com origem no mar e que se ligou mais tarde à cidade de Angra do Heroísmo, classificada pela UNESCO como Património Mundial.
A extensão do trilho pedestre é de cerca de 7,5 km. Ao longo do percurso, passará por diversas atrações, destacando-se fortaleza, muralhas, paióis, guaritas, entre outras edificações.
Fazer este trilho permite que se possa desfrutar de vistas panorâmicas da Ilha Terceira. São paisagens deslumbrantes sobre a singular cidade Angra do Heroísmo. Este trilho permite ainda conhecer a abundante variedade de fauna e flora do local.
Pode começar o percurso junto ao parque do Relvão, fazendo a subida em direção à fortaleza. Depois, deve virar à esquerda após a arcada. Em seguida, deve transpor a ermida de Santo António. Ao longo do percurso, vá aproveitando as vistas locais, pois são incríveis. As vistas sobre a parte Sudeste da ilha, baía e cidade de Angra do Heroísmo representam uma parte importante da experiência.
O percurso continua a ser feito através do atalho à direita que permite a subida para um parque de merendas, passando pelo Pico do Facho, local onde se encontra um Posto Semafórico.
O trilho deste local contorna a caldeira, onde a vegetação predominante é composta pela endémica Urze (Erica azorica). Continue o percurso passando pelas ruínas do Forte da Quebrada, que se encontra integrado no conjunto defensivo da Fortaleza de São João Baptista.
Posteriormente, regresse ao caminho principal, espaço onde a vegetação começa a dar lugar a outros elementos, como a Incensos (Pittosporum undulatum). Em seguida, faça um desvio, à esquerda, para a vigia da baleia e para chegar a um antigo posto da 2ª Guerra Mundial.
Depois, volte pelo mesmo atalho e siga o percurso em direção ao Pico das Cruzinhas, que está integrado na Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil. Trata-se de algo que constitui um local privilegiado. Este local permite contemplar a cidade de Angra do Heroísmo de uma forma única.
Neste espaço, encontram-se alguns viveiros de aves e de outros animais. Além disso, por aqui, é possível encontrar antigas peças de artilharia antiaérea da 2ª Guerra Mundial e o monumento ao V Centenário do Povoamento da ilha Terceira (1432 – 1932). Desde aqui, o caminho faz-se descendo, passando pela Fortaleza indo em direção ao parque do Relvão, local onde o percurso termina.
Dados úteis
- Categoria – Percurso Circular
- Dificuldade – Média
- Extensão do Percurso – 7.4 km
- Tempo Médio para percorrer – 2h30