Montalegre pode ser o destino ideal para uma escapadinha, um local perfeito para descomprimir. É imperdível.
O nosso país é pequeno, mas uma atração turística. Muitos estrangeiros procuram Portugal para passar férias. Normalmente, vão para as cidades mais populares. No entanto, há diversos locais que são merecedores de uma visita.
Montalegre representa um desses destinos fantásticos, com tudo o que se necessita para se viver uma experiência memorável. Conjuga uma beleza natural com monumentos encantadores, além de uma gastronomia fantástica.
Conheça todas as razões que levam uma pessoa a querer “passar a viver em Montalegre”. Todos os visitantes pensam que uma breve visita é sempre escassa.
Montalegre: terra de lendas num cenário encantador
- Montalegre
- Aldeias de Montalegre
- Trilhos memoráveis
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Gastronomia de Montalegre
- Castelo
- Ecomuseus
- O ponto mais alto de Montalegre
- Mitos e lendas
- Neve na paisagem
Montalegre
Este é um destino transmontano memorável. Montalegre encanta pela sua beleza singular. As gentes hospitaleiras de Montalegre são uma das suas muitas atrações. A gastronomia é outra razão que torna Montalegre tão apreciada. A sua comida é verdadeiramente saborosa.
Por isso, não faltam razões para a realização de uma escapadinha nesta terra fantástica. Prepare-se para descobrir um pouco mais sobre Montalegre, realize uma viagem às suas origens e constate um património valiosíssimo, ímpar.
Aldeias de Montalegre
Montalegre tem as aldeias como parte das suas atrações mais fantásticas. Conhecer algumas das aldeias de Montalegre é obrigatório. A experiência de percorrer os pequenos povoados revela-se extremamente enriquecedora.
Não faltam encantos nestas aldeias especiais, que se distinguem pelas suas construções típicas em granito. Estas localidades proporcionam uma viagem no tempo aos seus visitantes.
Nestas aldeias vive-se como se viveu noutros tempos. O espírito de comunidade permanece vivo. Os habitantes destas aldeias conhecem-se bem. Todos se ajudam nas atividades diárias, nomeadamente quando estas atividades estão ligadas à agricultura e à pecuária.
Existem várias aldeias em Montalegre que podem ser visitadas. Embora o tempo seja sempre escasso para conhecer tudo, há aldeias que são mais populares. Vilarinho de Negrões, Pitões das Júnias e Travassos proporcionam momentos de puro deleite. Por isso, são imperdíveis.
Trilhos memoráveis
Os percursos pedestres são muito procurados, atualmente. São uma forma de conhecer o mundo que permite manter o corpo saudável, pois aliam a atividade física com a contemplação da beleza da Natureza.
Todas as pessoas que gostam de caminhar terão em Montalegre um destino de sonho. Existem trilhos excelentes, realizados num ambiente natural absolutamente deslumbrante. A rede de percursos pedestres presentes neste local cobre todo o território do município.
Nestes trilhos, há diversos encantos naturais e um património cultural fascinante. Entre os trilhos mais populares, estão o Trilho de D. Nuno, o Trilho do Rio e/ou o Trilho do Ourigo. Pode ainda realizar a Rota do Contrabando.
Realizar os trilhos implica o desconforto de caminhar muito. Por isso, deve levar uma roupa quente e confortável. Aventure-se pelos trilhos montanhosos. Revela-se uma experiência fantástica passear pelas ruelas das aldeias. É algo memorável.
Contudo, convém ter umas sapatilhas confortáveis e adequadas para caminhadas. A beleza das albufeiras irá agradar a todos e Montalegre não desilude ninguém.
Visitar, fazendo estas caminhadas, é uma experiência que ficará para sempre na nossa memória, mas convém levar muita água na mochila para hidratar devidamente o corpo.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um espaço icónico. Uma atração que é imperdível para quem passa por Montalegre. Sabia que o parque nacional tem 26% da sua área total inserida no concelho de Montalegre?
No Parque Nacional da Peneda-Gerês, poderá contemplar uma paisagem selvagem arrebatadora. Existem fragas, desfiladeiros e precipícios que nos deixam boquiabertos. As aldeias centenárias são charmosas e encantadoras. As suas igrejas, capelas e espigueiros permanecerão para sempre nas nossas memórias.
As albufeiras são outro elemento que encanta. Faz parte da paisagem barrosã. Elas são responsáveis pelo crescimento económico e demográfico do concelho. É possível praticar nelas vários desportos náuticos e realizar várias atividades de lazer. Entre as mais populares, estão as de Pisões, Venda Nova, Sezelhe e Paradela.
Gastronomia de Montalegre
Montalegre é um daqueles destinos que não só conquista pela beleza natural, pelo património, como ainda se revela um local excelente para se comer. Montalegre proporciona excelentes experiências gastronómicas.
Este é um destino famoso pelo seu cozido, pela posta barrosã e pelo cabrito. Aproveite a sua estadia para comprar produtos locais e típicos, nomeadamente o fumeiro, o pão de centeio, as compotas e o mel.
Castelo
O castelo de Montalegre é o ex-libris local. Por isso, visitar este monumento Nacional que se destaca na paisagem revela-se uma experiência obrigatória. A torre de menagem presente no castelo revela um cenário deslumbrante, pitoresco, imperdível.
O castelo está datado de final do século XIII. Esta construção serviu como ponto estratégico de defesa da fronteira.
Ecomuseus
Ecomuseus são espaços dedicados ao território. Sabia que Montalegre foi pioneiro nesta matéria? Este Ecomuseu dedica-se ao estudo e à divulgação da memória coletiva. Este espaço funciona como um centro de divulgação das tradições de Barroso.
A sede deste museu está situada junto ao Castelo. No entanto, existem outros polos do museu que se encontram espalhados pelo município, nomeadamente: a Corte do Boi em Pitões das Júnias, o Centro Interpretativo das Minas da Borralha em Salto ou a Vezeira e a Serra em Fafião.
Morada: Terreiro do Açougue, 5470 – 214 Montalegre.
Contactos: +351 276 510 203 / [email protected]
O ponto mais alto de Montalegre
A Serra do Larouco é um espaço mítico. Tem uma altitude superior a 1500 m, o que faz com que seja o ponto mais alto de Montalegre. A sua altura torna este ponto num excelente miradouro. A partir daqui é possível admirar a beleza arrebatadora da Serra do Gerês, os encantos da Serra do Barroso e ainda a icónica Barragem dos Pisões.
Desta forma, as vistas do ponto mais alto da Serra do Larouco são incríveis. Este local mágico tem ainda um interesse do ponto de vista arqueológico. Por ali terá existido um templo romano.
Mitos e lendas
Todas as localidades terão os seus mitos e lendas e Montalegre não foge à regra. Uma das lendas mais populares de Montalegre é a da Ponte da Misarela (ou Ponte do Diabo).
Segundo a lenda, a ponte terá mesmo sido construída pelo Diabo. Um serviço que realizou, após combinar a troca da alma com um criminoso que estava foragido. Enquanto este homem tentava atravessar o rio Rabagão, a ponte surgiu para o salvar. A ponte também foi ligada a rituais de fertilidade feminina.
Neve na paisagem
Toda a paisagem em Montalegre é belíssima, marcadamente rural, memorável. Ela ajuda a contar a história da região, a evolução da sua economia. É evidente a ligação do homem com a terra.
Há manchas florestais e lameiros a marcar o cenário. A raça autóctone da região, o gado barrosão, a pastar, enriquece a paisagem. No entanto, há um elemento que, quando surge, torna a paisagem arrebatadora, a neve. Este elemento torna o cenário particularmente atrativo, sobretudo para as pessoas que nunca viram neve.
Normalmente, fruto da posição geográfica de Montalegre, das respetivas elevadas altitudes, este é um dos primeiros concelhos portugueses a apresentar neve. Desta forma, até no inverno se pode (e deve!) visitar este destino transmontano.
Leia também:
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes
- Pitões das Júnias: o que ver e fazer nesta aldeia no Gerês
NCultura
Se leu “Montalegre: terra de lendas num cenário encantador” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…