Análise a algumas afirmações que são frequentemente ditas na cozinha. Fique a saber se estes mitos da culinária são verdade ou mentira.
O universo da cozinha possui inúmeros segredos e técnicas que não são do domínio de todas as pessoas. No entanto, as famílias vão adquirindo ao longo do tempo muita experiência e muitos conhecimentos com a vida gastronómica. Cozinhar duas refeições por dia durante anos permite ir adquirindo uma mão mais instruída para a matéria. Há tempo para muitas experiências, para trocar informações com pessoas e adquirir outros conhecimentos.
Do passa a palavra, há muitas afirmações que são feitas com grande convicção, mas que podem não ser verdadeiras. São mitos, mitos culinários: já ouviu dizer… Mas será verdade ou mito?
Leia também: Mitos sobre viagens que muitos acreditam
Mitos da culinária: verdade ou mentira?
Mito 1
“Juntar sal à água faz com que esta ferva mais depressa.”
Será verdadeiro ou será falso?
Falso.
A água com sal pode adquirir um sabor mais agradável (se não for temperada em excesso), mas garantidamente não ferverá mais rapidamente. A água ferve a 100ºC. Se for colocado algo dentro dela, como o sal por exemplo, então ela até levará um pouco mais de tempo a ferver. Pode, por isso, optar por juntar sal só depois da cozedura para não perder tempo. Use moderadamente o sal, optando mais por ervas aromáticas.
Mito 2
“A parte branca do limão amarga o sumo.”
Será verdadeiro ou será falso?
Verdadeiro.
É verdade que a parte branca do limão amarga o sumo, onde é adicionada. Ao fazer a limonada, coloque apenas o sumo do limão. Se o limão for com a polpa e por arrasto com a parte branca, fácil e rapidamente irá amargar.
Mito 3
“Mergulhar a cebola na água permite diminuir o seu ardor.”
Será verdadeiro ou será falso?
Verdadeiro.
Sim, é verdade. A cebola fica com o ardor diminuído, pois a água equilibra e neutraliza a ardência característica da cebola. Assim, na hora de cortar a cebola, haverá menor possibilidade de “choradeira”… A substância que nos faz lacrimejar ao cortar a cebola degrada-se na água.
Mito 4
“Não se devem colocar os ovos na porta do frigorífico.”
Será verdadeiro ou será falso?
Verdadeiro.
Não se devem colocar os ovos na porta do frigorífico, pois eles podem absorver odores do ambiente. Além disso, o movimento de abrir e fechar a porta pode quebrar os ovos.
Deve, por isso, guardá-los nas prateleiras, em recipientes fechados.
Mito 5
“O vinho branco serve para acompanhar peixe e o vinho tinto para acompanhar carne.”
Será verdadeiro ou será falso?
Falso.
Há efetivamente bons vinhos brancos que acompanham na perfeição pratos de peixe. Como também há muitos vinhos tintos que acompanham bem pratos de carne. Contudo, é um erro dividir os vinhos dessa forma, pois existem vinhos tintos e vinhos brancos com características muito distintas.
Leia também: 10 mitos sobre Vinho Tinto e Branco. Verdade ou mentira?
Por isso mesmo, há bons vinhos tintos para acompanhar pratos de peixe e bons vinhos brancos para acompanhar na perfeição pratos de carne. Além do mais, é também uma questão de gosto. Portanto, experimente e, se gostar de determinado vinho tinto a acompanhar peixe, por exemplo, siga o seu gosto.
Mito 6
“Bater no bife com o martelo amacia a carne.”
Será verdadeiro ou será falso?
Falso.
Se usar o martelo para bater o bife, não tornará a carne mais macia. Isso é um mito. Ao fazê-lo, está a destruir as fibras da peça de carne e ainda está a fazer com que esta perca propriedades. Essa carne até pode ficar mais dura. Para amaciar a carne pode usar sumo de frutas como, por exemplo, uma marinada com limão e laranja.