Aprenda a restaurar o fluxo de água da sua cozinha! Vamos ensinar-lhe dicas preciosas para desentupir o lava-loiças sem complicações. Ter um lava-loiças entupido revela-se uma experiência bastante desagradável. Apesar de aparentar ser um pesadelo, um problema difícil de resolver, há soluções eficazes para desentupir o lava-loiças.
Reunimos um conjunto de dicas de especialistas para que possa aprender a desentupir o lava-loiças como um profissional. Desta forma, poderá ficar a conhecer o passo a passo que assegura o correto desentupimento do lava-loiças, com dicas práticas que asseguram o fim do entupimento em pouco tempo.
Métodos eficazes para desentupir o lava-loiças
Ter as canalizações e tubagens entupidas pode estragar-nos o dia. Desentupir o lava-loiças não é algo que se faça por instinto. Muitos serviços e profissionais são caros. Chamar um canalizador é uma solução eficaz, mas cara.
Contudo, quando o problema é de gravidade ligeira, não é necessário fazer esse contacto. Pode conseguir resolvê-lo e poupar alguns euros! O primeiro passo deve ser o de compreender a origem do entupimento, o que fez com que o lava-loiças ficasse entupido.
Possíveis causas para entupimento
– É normal que no quotidiano da cozinha se preparem diversas refeições ao longo de vários dias, semanas, meses. Ora, a gordura e restos de comida acumulam-se na canalização. Neste caso, a melhor solução é a prevenção. Ter cuidados para evitar que esse problema ocorra.
– A acumulação de calcário é outro problema que pode ocorrer. Trata-se de uma possibilidade que pode levar a um entupimento. Isso acontece devido ao pH da água canalizada.
– O estado dos canos pode ser outra causa para um entupimento. Os equipamentos mais antigos podem apresentar danos de desgaste, algo que pode originar entupimentos.
Nota: É importante apostar na prevenção. Ter cuidados diários que no momento são muito fáceis de colocar em prática.
Dicas para conseguir evitar o entupimento do lava-loiças
Reunimos um conjunto de boas práticas que são essenciais para manter o lava-loiças em bom estado. Eis algumas recomendações:
- Evite colocar restos de alimentos, óleos ou gorduras no lava-loiças.
- Deve manter o ralo sempre limpo e sem gordura.
- Faça uma higienização regular dos sifões dos lavatórios e dos lava-loiças. Podem ficar partículas maiores e restos de alimentos retidas no local.
- Recorra a uma grelha de proteção no ralo. Isso impedirá a acumulação de restos de comida no cano.
- Faça um check up regularmente (1 vez por mês). Nesta tarefa, verta 1 litro de água a ferver no cano.
- Ocasionalmente, coloque um pouco de detergente da loiça no ralo e adicione um pouco de água a ferver no imediato.
- Pode realizar o mesmo procedimento com refrigerantes com gás, como a coca-cola.
- Caso possua uma caixa de retenção de gorduras, limpe-a com frequência.
- Não deve abusar dos produtos corrosivos para limpar ou desentupir as suas tubagens.
Saiba como desentupir o lava-loiças de forma muito simples e prática
Há no mercado diversos produtos específicos para resolver problemas na canalização da cozinha. Quando o entupimento acontece, convém intervir o mais rapidamente possível, porque o problema pode tornar-se mais difícil de resolver.
Se esperar, a situação pode piorar e ser forçado a contactar um profissional da área. Caso não tenha esses produtos específicos, pode apostar em truques caseiros que revelam uma boa eficácia.
Soluções para resolver o problema de canos entupidos
Usar água a ferver
Se experimentar verter 1 litro de água a ferver pelo cano do lava-loiças, poderá desentupir canos com gordura. No entanto, tenha em conta que é preciso ter cuidado caso tenha canos de plástico, porque estes são menos resistentes às temperaturas elevadas. Se o procedimento não se resolver à primeira, repita até o cano ficar desentupido.
Usar a dupla bicarbonato de sódio e vinagre
Outra solução para resolver este problema consiste em verter no cano 1/2 chávena de bicarbonato de sódio. Faça-o diretamente. Em seguida, verta uma solução caseira composta por 1 chávena de vinagre com 1 chávena de água quente.
Posteriormente, deve tapar o ralo. Então, aguarde, deixe que a solução atue ao longo de 15 minutos. Por fim, use água quente corrente, vertendo-a durante alguns minutos.
Veja como resolver mais problemas na sua cozinha:
- Aprenda a limpar a gordura da cozinha sem esforço
- Evite problemas! Nunca deite estas coisas na pia da cozinha
- Como limpar o filtro e exaustor de cozinha eficazmente
Eis alguns acessórios que permitem manter a sua canalização em bom estado
O desentupidor funciona através da pressão que se exerce no sentido vertical, manualmente. O procedimento é simples: coloca-se a parte de borracha que parece uma boca na zona a desentupir. Posteriormente, com as saídas de excesso de água tapadas para não perder a pressão somente tem de exercer pressão de modo vigoroso.
Outro item importante é recorrer a um arame simples. É especialmente eficaz quando o entupimento se encontra visível. Neste caso, deve utilizar um arame que deve ficar dobrado na ponta em forma de U. Assim, irá conseguir desobstruir o entupimento e retirar o objeto que está na sua origem.
Outra solução pode ser recorrer a cabos em aço com forma de mola. Quando se recorre a um desentupidor clássico e ele não resolveu o problema, experimente utilizar cabos com guias em espiral. Este item pode apresentar vários tamanhos (3, 5 ou 9 metros) e ter pontas especiais. São específicas para desentupir canos. Eles podem ser encontrados à venda em lojas de especialidade.
Por isso, este acessório pode funcionar. Só tem de introduzir o cabo e levá-lo até ao local do entupimento. Posteriormente, deve girar o cabo. Desta forma, poderá forçar a zona do entupimento com a ponta do cabo.
Outra solução pode ser a retirada e limpeza do cano. Primeiro, remova o sifão, cuidadosamente, girando no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Em seguida, deve retirar as substâncias que se encontram a causar o bloqueio.
Após os tubos serem limpos, monte as peças e deixe que a água corra ao longo de alguns segundos, para assegurar que não existem fugas na canalização e de que a água flui da melhor forma.