Num vasto universo de trilhos, selecionamos os melhores. Eis a lista de 10 dos melhores e mais bonitos trilhos e percursos pedestres de Portugal.
No nosso país, não faltam percursos pedestres de qualidade. Os amantes das caminhadas são atraídos por estes trilhos incríveis que podem ser encontrados de norte a sul de Portugal.
Há centenas de trilhos que beneficiam de paisagens memoráveis, com vistas arrebatadoras. O cenário pode ter montanhas, vales, rios, florestas, castelos, igrejas ou outras atrações.
Saiba quais são os trilhos pedestres identificados como os melhores pelo NCultura. Se está a planear caminhar no próximo fim de semana, deve ter em consideração esta lista.
10 dos melhores e mais bonitos trilhos e percursos pedestres de Portugal
- Passadiços do Paiva, Arouca, Aveiro
- Trilho dos pescadores (Rota Vicentina), Odemira, Alentejo
- Rota dos Penedos Mouros, Gouveia, Guarda
- Trilhos da aldeia histórica de Piódão, Arganil, Coimbra
- Trilhos do geoparque litoral de Viana do Castelo, Viana do castelo
- Rota do Javali, Manteigas, Guarda
- Trilho do Vinho do Porto, Lamego, Alto Douro Vinhateiro
- Trilho Terras de Granito, Mata da Penoita, Viseu
- Circuito pré-histórico Fiais/Azenha, Carregal do Sal, Viseu
- Trilho da aldeia de Drave, Geoparque de Arouca, Aveiro
-
Passadiços do Paiva, Arouca, Aveiro
Distância: 8 Km.
Este é um dos trilhos pedestres mais populares do país. Este trilho integra o famoso Geoparque de Arouca, que atrai diversos visitantes todos os anos. Este trilho faz a ligação entre Espiunca e Areinho, sendo considerado por muitos um dos trilhos mais bonitos de Portugal.
Este percurso apresenta vertentes rochosas e escarpadas ao longo da margem esquerda do rio Paiva. Pode escolher fazer este percurso de Espiunca a Areinho ou fazer o caminho inverso. Trata-se de um percurso linear e não circular.
-
Trilho dos pescadores (Rota Vicentina), Odemira, Alentejo
Distância: 9 – 20 Km.
Poder percorrer a pé parte da costa alentejana e vicentina. Revela-se uma experiência verdadeiramente incrível. O trilho dos pescadores é uma das melhores formas de conhecer a beleza local, completando a Rota Vicentina.
Este trilho permite acompanhar a linha de costa, podendo ser feitas escolhas entre vários torços que podem ser realizados. Estas opções podem ser realizadas de acordo com as capacidades de cada um, fazendo-se assim apenas os quilómetros que as pessoas se sentem capazes de fazer.
Segundo os amantes das caminhadas, o trilho dos pescadores é um dos trilhos pedestres mais belos que se pode realizar em Portugal.
-
Rota dos Penedos Mouros, Gouveia, Guarda
Distância: 20,26 Km
O trilho Rota dos Penedos Mouros faz a travessia pelas freguesias de Nespereira, Arcozelo, Rio Torto e Vinhó. Este trilho é considerado pelos amantes das caminhadas como um dos trilhos mais belos de Portugal, apresentando uma riqueza incomum de fauna e flora. Algo que facilmente se constata ao longo do percurso.
Neste trilho, poderá encontrar diversas áreas de interesse arqueológico. Ao longo do percurso circular, não faltarão cenários encantadores.
Além das paisagens arrebatadoras, poderá encontrar outras atrações, nomeadamente as duas sepulturas antropomórficas esculpidas que se encontram no topo de um rochedo. Elas podem ser observadas na área dos Penedos Mouros.
-
Trilhos da aldeia histórica de Piódão, Arganil, Coimbra
Distância: 6,7 Km
A aldeia de Piódão é uma das aldeias históricas mais populares do país. Além de ser das mais antigas, esta aldeia é considerada uma das mais bonitas de Portugal. Os trilhos pedestres neste local permitem contemplar a beleza singular desta atração.
Ao longo do trilho, terá de lidar com um declive pouco acentuado, com algumas exceções. Muitas pessoas aproveitam para comprar os famosos produtos gastronómicos locais. No final da caminhada, estas pessoas deliciam-se com produtos que ali são produzidos, enquanto descansam.
-
Trilhos do geoparque litoral de Viana do Castelo, Viana do castelo
Distância: 6 – 9,3 Km
A possibilidade de visitar 5 geossítios que se encontram junto ao mar é uma das várias riquezas dos trilhos do geoparque litoral de Viana do Castelo. Os amantes das caminhadas ficam maravilhados com este percurso pedestre que lhes permite contemplar as salinas da Idade do Ferro.
Além desta atração, há ainda as pinturas rupestres da praia de Fornelos. Uma porção do percurso do Geoparque Litoral de Viana do Castelo é realizado num passadiço litoral. Estando sempre presente junto à costa, proporciona diversos encantos, contribuindo de forma substancial para a realização de um passeio bastante agradável.
-
Rota do Javali, Manteigas, Guarda
Distância: 11 Km
A Rota do Javali encontra-se em Manteigas, na Guarda. Ao longo deste percurso, é possível contemplar uma beleza natural incomum. Os amantes de caminhadas ficam fascinados, pois podem conseguir explorar o interior de florestas belíssimas.
Outra experiência encantadora é poder subir ao topo da ribeira de Leandres. A oportunidade de tirar fotos no cenário é imperdível e permite eternizar a beleza que se encontra.
Estas pessoas que exploram a Rota do Javali adoram passar pela famosa cascata do Poço do Inferno. A casa do Guarda-florestal do Carvalhais ou o Viveiro Florestal das Moitas são duas das atrações que encantam quem faz este percurso.
-
Trilho do Vinho do Porto, Lamego, Alto Douro Vinhateiro
Distância: 7,8 Km
O trilho Vinho do Porto permite que se atravesse as famosas vinhas da zona do Douro.
Esta região que produz vinho há mais de 2000 anos! Este trilho tem como cenário as paisagens mais deslumbrantes do país.
Ao longo do percurso, poderá encontrar como companheiro o belíssimo rio Douro. Apreciar a beleza do alto douro vinhateiro é uma experiência singular, sendo um território que foi classificado como património mundial (em 2001) pela UNESCO. Por isso, este é um dos percursos pedestres mais belos de Portugal.
-
Trilho Terras de Granito, Mata da Penoita, Viseu
Distância: 8 Km
O trilho Terras de Granito está presente no concelho de Vouzela. Neste percurso, que atravessa a floresta do Parque Natural Vouga Caramulo, poderá encontrar uma beleza incomum e várias atrações.
Como o nome sugere (Trilho Terras de Granito), irá encontrar no percurso diferentes trilhos e caminhos esculpidos em pedra granítica. A época mais bonita para se fazer este trilho é no outono e no final do inverno.
Nessa altura, as paisagens ficam mais deslumbrantes por via da água que sobe nas albufeiras, tornando o cenário verdadeiramente encantador. Contudo, o trilho pode ser realizado em qualquer altura do ano, sendo sempre uma experiência agradável.
-
Circuito pré-histórico Fiais/Azenha, Carregal do Sal, Viseu
Distância: 4 Km
Neste percurso, poderá viver uma experiência que conjuga a beleza do rio Mondego com os encantos da riqueza arqueológica que se encontra ao longo do percurso. Por isso, este é considerado um dos trilhos mais fascinantes do país. Pode não ser tão belo como outros aqui presentes, mas revela uma riqueza histórica incomum.
No Circuito pré-histórico Fiais/Azenha, poderá encontrar uma quantidade elevada de indícios da presença humana na pré-história. Este trilho encontra-se bem sinalizado, existindo no local vários painéis que explicam bem o que temos perante nós.
-
Trilho da aldeia de Drave, Geoparque de Arouca, Aveiro
Distância: 8 Km
A aldeia de Drave encontra-se no coração da Serra da Freita, no Geoparque de Arouca. Este percurso inicia-se na aldeia de Regoufe, fazendo-nos chegar até à aldeia Drave, e depois termina no ponto de partida. Apesar de Drave estar desabitada, é frequentemente visitada por escuteiros, que lhe dão nova vida.
Esta aldeia tornou-se num fenómeno nas redes sociais. As pessoas que fazem uma caminhada neste percurso e rendem-se aos encantos desta “aldeia mágica”, como é frequentemente denominada.
Os amantes de trilhos pedestres ficarão verdadeiramente fascinados com este percurso. Esta é uma caminhada obrigatória para essas pessoas, pois o trilho da aldeia de Drave é considerado um dos percursos pedestres mais belos do país. Ele representa a ruralidade do interior de Portugal.
Leia também:
- Os melhores trilhos e percursos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
- 5 trilhos incríveis em Portugal e Ilhas
- Trilho português considerado um dos melhores da Europa
NCultura
Se leu “10 dos melhores e mais bonitos trilhos e percursos pedestres de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…