Na Serra da Estrela, a Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. Aventure-se nestes lugares que não pode perder na Serra da Estrela.
A Serra da Estrela é um ponto turístico de eleição, um destino perfeito para uma escapadinha de sonho. Sendo a montanha mais alta de Portugal Continental, com uma altitude máxima de 1993 metros, a Serra da Estrela é vista como um destino particularmente atrativo no inverno, onde a neve em abundância transforma a paisagem e faz as delícias de miúdos e graúdos.
No entanto, a sua beleza natural é tão distinta que a torna num espaço encantador, todos os dias do ano, em qualquer estação. Aqui, na Serra da Estrela, encontra-se uma das zonas verdes mais extensas de Portugal, existindo um conjunto notável de atrações verdadeiramente incríveis.
Por isso, é sempre uma decisão sensata escolher a Serra da Estrela como destino de férias ou escapadinhas, independentemente do mês ou da estação em que se esteja. Neste local, assegura-se uma plena comunhão com a Natureza.
Além da beleza natural, existem alguns pontos de interesse que são de passagem obrigatória. São atrações maravilhosas. Na Serra da Estrela, a Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. Fique a conhecer alguns dos locais mais notáveis deste ponto turístico de excelência.
8 lugares que não pode perder na Serra da Estrela
1 – Centros de Interpretação da Serra da Estrela
Nestes espaços, pode viver um tipo de experiências distintas de todas as outras que iremos destacar. Nestes espaços, é possível ficar a conhecer a região ao máximo, por isso sugerimos que visite um dos centros de interpretação existentes na Serra da Estrela.
Por exemplo, pode visitar o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE); Estrela Geopark – Centro de Interpretação; Museu e Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, Serra da Estrela; Centro Interpretativo de Seia e o seu Centro Histórico.
2 – A Torre
O ponto mais alto de Portugal continental está presente na Torre. O alto da Torre encontra-se a 1993 metros de altitude. Este ponto da Serra da Estrela é o segundo cume mais alto do nosso país. Só é ultrapassado pelos 2351 metros do cume da Montanha do Pico, que se encontra nos Açores.
Nos meses de inverno, quem visita a Serra da Estrela sobe à Torre, onde o cenário fica particularmente deslumbrante pela presença da neve. O manto branco transforma a paisagem, tornando-a memorável.
Muitos procuram a Serra da Estrela no inverno, porque a neve assegura muita diversão. Além da prática de desportos de inverno, como ski ou snowboard, há a possibilidade de se fazer o anjo de neve, um boneco de neve ou uma batalha de bolas de neve. Desta forma, a Serra da Estrela proporciona bons momentos a toda a família, dos miúdos aos graúdos.
No Alto da Torre há ainda a Igreja, que merece uma visita. Pode ainda visitar várias lojas que comercializam produtos da região, tais como o popular Queijo da Serra ou outros, como mel e pão.
3 – Praia Fluvial de Loriga
Esta praia está presente no Parque Natural da Serra da Estrela. Esta é uma das muitas atrações que se encontram na região que comprovam que este também é um destino maravilhoso no verão ou noutra estação qualquer.
A Praia Fluvial de Loriga é a única praia portuguesa que se encontra presente num vale glaciar. As suas águas puras e cristalinas são alguns dos elementos que tornam este local fascinante num autêntico paraíso para os amantes da Natureza.
Esta praia coloca à disposição dos seus visitantes todas as infraestruturas indispensáveis para desfrutar de um dia de praia verdadeiramente encantador. As qualidades da praia, o cenário de uma beleza deslumbrante, a tranquilidade do local, tornam esta praia numa atração imperdível.
E ainda permanecem visíveis alguns dos vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale da Loriga.
4 – Vale Glaciar do Zêzere
Este vale é considerado um dos maiores da Europa. O Vale Glaciar do Zêzere tem 13 quilómetros de extensão. Este vale, vai desde a nascente do Zêzere até à vila de Manteigas. O Vale Glaciar do Zêzere revela-se um autêntico testemunho da última época da glaciação, algo que ocorreu há milhares de anos.
Por isso, o Vale Glaciar do Zêzere é considerado um dos locais mais emblemáticos da Serra da Estrela. Além da sua importância histórica, existe a sua beleza colossal. A experiência de fazer o Percurso Pedestre é imprescindível. Fazer o caminho que liga o Covão d’Metade a Manteigas, implica viver uma aventura que dificilmente irá esquecer.
A paisagem que se encontra ao longo dos 10.2 kms do percurso é deslumbrante. Este percurso é quase sempre feito junto ao Zêzere. É linear e tem uma duração de cerca de 2h40m, mas, como é de nível fácil, assegura uma experiência agradável.
5 – Covão d’Ametade
Esta atração é imperdível. Trata-se de uma antiga lagoa de origem glaciar. O Covão d’Ametade encontra-se a uma altitude de 1420 metros e está presente no sopé do maciço do Cântaro Magro (um afloramento granito).
O Rio Zêzere ganha forma neste local, que se encontra repleto de relva natural, estando arborizado por vidoeiros.
O Covão d’Ametade encontra-se num cenário verdadeiramente paradisíaco. Este local é perfeito para viver tranquilamente uma experiência de verdadeira comunhão com a Natureza.
Existem infraestruturas que permitem que se faça piqueniques, assegurando momentos inesquecíveis de convívio com familiares ou amigos.
6 – Lagoa Comprida
Esta lagoa é outra atração fascinante que se encontra na Serra da Estrela. Existem 6 lagoas maravilhosas. No entanto, a Lagoa Comprida, é a maior lagoa do maciço superior da Serra da Estrela.
Nesta lagoa há um potencial hidroelétrico que levou à construção da barragem. Esta construção foi realizada em 1911. A barragem de Lagoa Comprida é uma das primeiras obras de engenharia desta natureza construídas no nosso país. A partir deste local, pode visitar-se outra lagoa que tem grande popularidade, a Lagoa do Covão dos Conchos.
Leia também:
- 5 trilhos para descobrir e explorar a Serra da Estrela
- 5 lugares paradisíacos para descobrir na Serra da Estrela
- 10 das mais belas Aldeias da Serra da Estrela
7 – Lagoa do Covão dos Conchos
Esta Lagoa não é tão grande como a anterior. No entanto, tem outros atributos. A Lagoa do Covão dos Conchos é talvez uma das lagoas mais icónicas e uma das atrações mais surpreendentes da Serra da Estrela.
À primeira vista, somos iludidos por uma “ilusão de ótica”, um buraco misterioso que surge na lagoa e nos assusta. A origem deste buraco e a história deste buraco remonta ao ano de 1955. Nesse ano, um túnel foi construído.
Este túnel criado em betão e granito tem 1.5 km de comprimento. O seu propósito é encaminhar as águas da ribeira das Naves, levando-as até à Lagoa Comprida. Quem desejar visitar a Lagoa do Covão dos Conchos deve fazer um trajeto com grau de dificuldade reduzida.
O percurso com 4.5km de extensão começa no lado esquerdo da Lagoa Comprida. Fazendo as contas, são 9km para fazer o trajeto, incluindo ida e 1volta. São 3 a 4 horas. A caminhada faz-se com relativa facilidade, tornando-se numa experiência bastante agradável.
8 – Poço do Inferno
O Poço do Inferno é outra atração popular. Trata-se mesmo de um dos pontos mais visitados da Serra da Estrela. Esta é uma atração imperdível para os amantes da Natureza. Por aqui, poderá ver uma cascata de 10 metros.
As pessoas, que ousam visitar este local, encontrarão um espaço tranquilo e romântico. No Poço do Inferno, é possível encontrar uma zona rodeada por áreas de floresta densa. Visitar este espaço, no verão, tem o encanto de se poder mergulhar nas águas do poço.
No entanto, se visitar o Poço do Inferno no inverno, também vive outra experiência inesquecível. A cascata encontra-se presente a 1080 metros de altitude, por isso, no inverno, em anos particularmente rigorosos, a cascata até pode gelar devido às baixas temperaturas. O cenário fica verdadeiramente encantador, parecendo que se encontra a pairar no ar.