Explore as joias escondidas perto da capital portuguesa. Descubra 15 lugares fantásticos perto de Lisboa que são de visita obrigatória! A cidade de Lisboa é um destino fantástico, com uma riqueza inesgotável. Por isso, diariamente, tem de lidar com a presença de diversos turistas. Há diversas pessoas que optam por visitar outros destinos nas proximidades de Lisboa do que estar a lidar com essa agitação.
No presente artigo, reunimos vários pontos turísticos incríveis que estão próximos a Lisboa. São espaços fantásticos ou atrações merecedoras dos maiores elogios.
15 lugares fantásticos perto de Lisboa de visita obrigatória
1 – Ericeira
Esta vila piscatória tradicional está situada a cerca de 50 km de Lisboa. A Ericeira localiza-se numa zona de fácil acesso. Este é um destino de sonho para quem aprecia praias. Os areais da Ericeira são muito procurados durante o verão. Os surfistas adoram a Ericeira. Trata-se de uma das melhores zonas a nível europeu para a prática de surf.
2 – Aldeia Típica José Franco
Esta atração é conhecida por vários nomes, Aldeia Típica do Sobreiro, Aldeia Saloia ou Aldeia Típica de José Franco. Ela é reconhecida como uma das aldeias musealizadas do país.
A pequena localidade do Sobreiro está situada entre a Ericeira e Mafra. José Franco foi o oleiro que criou esta aldeia típica. Neste espaço, encontram-se réplicas à escala humana de várias atrações que se encontram em aldeias históricas, como muralhas de castelos, um parque infantil, moinhos de vento, uma pequena adega.
3 – Salinas da Fonte da Bica
Estas salinas encontram-se num extenso vale junto à Fonte da Bica. Estão presentes num local designado por Marinhas do Sal, no sopé da Serra dos Candeeiros, a 3 km de Rio Maior.
Salinas da Fonte da Bica cobrem o solo com um manto branco ou cinzento. Formam uma paisagem distinta em plena montanha, devido aos talhões planos recortados geometricamente.
4 – Convento dos Capuchos
Este convento contrasta com os edifícios faustosos e exuberantes que se encontram em Sintra. O Convento dos Capuchos está presente em plena Serra de Sintra, mas trata-se de um convento franciscano marcado pela simplicidade, um edifício completamente desprovido de luxo e de conforto.
5 – Castelo de Palmela
Este castelo é um monumento fascinante. Ao longo da história, teve diversos episódios relevantes. O Castelo de Palmela foi ocupado, conquistado, perdido e recuperado. Por isso, serve como uma testemunha de diversas batalhas relevantes que foram travadas ao longo da primeira dinastia – de 1143 a 1383. O Castelo de Palmela foi classificado como Monumento Nacional por Decreto – Lei de 16 de junho de 1910.
6 – Quinta da Regaleira
O Palácio da Regaleira é também conhecido como Palácio do Monteiro dos Milhões. Esta associação deve-se à alcunha do antigo proprietário, o empresário António Augusto Carvalho Monteiro.
O palácio encontra-se presente na encosta da serra. A sua construção foi feita pelo traço do arquiteto italiano Luigi Manini. Nos 4 hectares da propriedade, é possível encontrar muito mais do que um palácio. Há jardins luxuriantes, lagos encantadores, grutas sinistras e construções enigmáticas, como o poço iniciático.
7 – Pia do Urso
Este é um espaço que foi reaproveitado com originalidade, criatividade e humanismo. A Pia do Urso apresenta um parque temático e sensorial (adaptado a invisuais). Fazer um circuito pedestre revela-se uma experiência singular.
Ao longo do percurso, é possível ver algo que está na origem do nome do local, formações geológicas que têm o nome de “pias”. Antigamente, os ursos que estavam no território bebiam água nestes locais. Por isso, este lugar incrível tem o nome de Pia do Urso.
8 – Aldeia da Mata Pequena
Este é uma típica aldeia saloia, localizada nos arredores de Mafra. A Aldeia da Mata Pequena está situada a meia hora da agitada Lisboa. Poder relaxar um pouco neste local onde se destaca o verde dos montes revela-se uma experiência bastante agradável.
A única rua da aldeia leva-nos até uma pequena praça central. As pequenas habitações da Mata Pequena são iluminadas por candeeiros. Estas casas, quase todas de pedra, apresentam-se “protegidas” por uma mancha verdejante densa, destacando-se a presença de heras, vasos cheios de flores e uma mata abundante.
9 – Sesimbra
Esta vila piscatória é bastante pitoresca. Sesimbra encontra-se presente junto a uma baía abrigada. Este destino encantador tem muita história. D. Afonso Henriques conquistou o território em 1165. Sesimbra foi fundada no topo da colina, em torno do castelo dos Mouros.
Devido à riqueza piscícola do mar, o núcleo populacional desceu do alto da colina, deslocando-se para as suas proximidades. O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se nas redondezas, estando junto de uma falésia onde são visíveis algumas pegadas de dinossauros. Por isso, esta atração também merece uma visita!
10 – Palácio de Monserrate
Este palácio serviu como retiro de escritores. Vários viajantes estrangeiros foram atraídos a Monserrate, maioritariamente ingleses. Muitos destes amantes de viagens exaltaram a beleza deste local deslumbrante, fazendo relatos de viagens e gravuras sobre as suas aventuras.
Uma das personalidades que se rendeu aos encantos locais foi Francis Cook, um industrial inglês rico do século XIX que era reconhecido como um grande colecionador de arte. Francis Cook materializou aqui o seu sonho, ajudou a transformar Monserrate, criando exuberantes jardins e um palácio que se revela numa autêntica ode à arquitetura romântica.
11 – Parque e Palácio da Pena
Este é a atração mais popular da Serra de Sintra. O parque proporciona uma experiência verdadeiramente memorável. O Palácio apresenta tons coloridos.
Esta construção é considerada o expoente máximo do Romantismo do nosso país. Ele ficou para a história como a obra eterna de D. Fernando II, Rei-Artista. Se o palácio encanta, o parque desperta emoções. O mistério e a aventura à descoberta dos recantos faz parte da magia desta atração.
12 – Aldeia Galega da Merceana
Esta aldeia tem um nome incomum. No entanto, visitar este destino rural revela-se uma experiência encantadora. A aldeia Galega da Merceana está localizada perto de Lisboa, mais precisamente no município de Alenquer.
Este recanto é um local pitoresco, perfeito para uma escapadinha onde se pode descansar tranquilamente. A beleza natural que circunda a aldeia contribui para proporcionar essa experiência relaxante. Por aqui, vive-se um quotidiano tranquilo.
13 – Convento da Arrábida
Esta construção religiosa tem uma origem antiga, remonta ao século XVI. Este convento está presente numa propriedade alargada que abrange 25 hectares.
Neste território, há o Convento Velho, presente na parte mais elevada da serra, existindo também o Convento Novo, que se situa a meia encosta. Outros destaques são o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.
Fique a conhecer outros espaços que valem a pena a visita:
- Praia do Ribeiro do Cavalo, um paraíso perto de Lisboa
- 5 sítios românticos para passear perto de Lisboa
- 8 aldeias perto de Lisboa para visitar pelo menos uma vez na vida
14 – Tapada de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra é uma área verde presente na freguesia de Sobral da Abelheira. Esta atração é também conhecida como Tapada de Mafra, simplesmente. Este local é ainda reconhecido como uma Zona de Caça Nacional.
15 – Azenhas do Mar
Esta atração é um autêntico tesouro. Parece algo escondido num penhasco. As Azenhas do Mar encontram-se a meros 40 km de Lisboa. Estão integradas no concelho de Sintra, na Freguesia de Colares. Visitar este lugar implica viver uma experiência inolvidável. O cenário local é de uma beleza incrível, indescritível. A paisagem que se encontra neste destino é simplesmente arrebatadora, de cortar o fôlego!
Como teve a oportunidade de confirmar, não faltam tesouros próximos da capital que merecem ser conhecidos. Faça-se à estrada!