Conheça 12 locais famosos mas pouco visitados em Portugal. Portugal é um território relativamente pequeno, mas isso não significa que não continue a ter locais por conhecer. Seja porque o seu acesso é difícil, seja porque ficam distantes das atrações que vêm nos guias e roteiros, estes sítios passam muitas vezes despercebidos, mesmo a quem passa por lá bem perto.
As fotografias destes locais encantam, normalmente, os seguidores das redes sociais, mas estes destinos estão muitas vezes desertos e, por isso, são opções 100% válidas para explorar neste verão, que se quer especialmente calmo e seguro. Tome nota e siga o roteiro!
12 locais famosos mas pouco visitados em Portugal
Portas do Rodão
Fica entre Vila Velha de Rodão e Nisa e as vistas são absolutamente incríveis. As suas ravinas atingem uns impressionantes 45 metros de altura e proporcionam uma paisagem fantástica e avassaladora.
Mais do que pessoas, aqui encontrará essencialmente grifos e o Castelo do Rei Wamba, de onde pode melhor aproveitar o cenário envolvente.
Achada do Gamo
Nas imediações da Mina de São Domingos, ficam as ruínas da antiga exploração mineira. A paisagem é marcada por um tom ferrugem que denuncia os efeitos da extração das pirites e da libertação do enxofre.
Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
Ainda assim, as vistas são magníficas e a visita a este local absolutamente segura.
Arrifana
Na popular Costa Vicentina, existe esta pequena enseada com vistas sobre o mar. A sul, fica a Pedra da Agulha e a norte a fortaleza. Isso faz desta uma zona calma, propícia à nidificação de diversas aves migratórias.
Este local é, essencialmente, conhecido e frequentado por surfistas, embora os seus encantos sejam muitos e este seja um excelente sítio para ficar a conhecer em família.
Foz D’Égua
Perto de Piódão, a cerca de 4kms, fica a Foz D’Égua. Trata-se de outra aldeia típica, situada na encosta do Açor, com as tradicionais casas de xisto e uma paisagem deslumbrante.
Nesta época do ano, pode ainda contar com o encanto dos campos floridos e com a frescura da sua praia fluvial.
Vídeo de: Paulo André Carvalho
Berlengas
Apesar de ser um dos mais incríveis patrimónios naturais portugueses, este arquipélago ainda é pouco visitado. Porém, razões não faltam para ir até lá, já que possui águas cristalinas, velhas fortalezas e uma paisagem de tirar o fôlego. Além disso, há várias atrações naturais e Peniche ali bem perto.
Fraga Amarela
Fica no Douro este exemplar da Natureza dura e selvagem. Perto de Miranda do Douro, há escarpas e vales rochosos acompanhadas pelo rio que vale a pena admirar.
O seu miradouro da Fraga Amarela fica numa elevação, em Picote. Além de permitir admirar melhor as vistas, o espaço ainda conta com uma fortaleza que remonta ao Mesolítico.
Santa Susana
Esta é uma aldeia recente que fica perto de Alcácer do Sal, no Alentejo. A sua imagem de marca são as casas típicas, pintadas de branco e azul. Apesar de ser um local de passagem (para quem vai para a Comporta, por exemplo), esta é uma aldeia ainda pouco conhecida, mas que vale muito a pena explorar.
Vídeo de: Portugal do Ar
Algar de Benagil
Em pleno Algarve, fica esta formação rochosa, alcansável de barco ou a nado. Trata-se de uma gruta enorme, com uma perfuração no teto que deixa entrar a luz do sol, formando efeitos encantadores e surpreendentes. Leve máquina fotográfica, pois é mesmo imprescindível!
Leia também: Aldeia portuguesa eleita uma das 5 joias mais bem escondidas da Europa
Loriga
Na Serra da Estrela, fica esta localidade, cuja paisagem é marcada pelas encostas da serra e por uma zona de socalcos. Além das vistas magníficas, este sítio tem ainda para oferecer uma fantástica praia fluvial, ideal para os dias quentes de verão.
Vídeo de: EFA Hobby S
Gimonde
Em Trás-os-Montes, na confluência entre os rios Onor e Sabor, fica esta pequena aldeia, com poucos habitantes, mas muitos encantos. Além da magnífica paisagem envolvente, os atrativos gastronómicos são mais que muitos. Como fica perto do parque de Montesinho, nada melhor do que aproveitar para visitar este belíssimo parque natural.
Vilarinho de Negrões
Em Montalegre, perto do Rio Rabagão, fica esta aldeia, considerada uma das aldeias mais belas de Portugal. A partir da Serra do Larouco, é possível admirar esta aldeia semi-submersa, onde as construções se misturam com a água e os magníficos reflexos que ela proporciona.
Monsanto
Conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, esta é uma localidade plena de atrativos. Pelo caminho, irá encontrar um velho castelo, o forno da aldeia, as ruas e veredas típicas, os palheiros, as furdas e demais construções tradicionalmente rurais.