Uma região que esconde tesouros que guardam muita história e tradição. Aventure-se nestes 5 locais escondidos para descobrir no Minho.
O termo escondido é adjetivo, que significa que se escondeu; que se manteve oculto. Pode ser visto como sinónimo recôndito que é adjetivo e significa escondido, retirado. Este termo pode ter outros significados, como: profundo; íntimo; encerrado; ignorado. Enquanto nome masculino, significa recanto, escaninho, âmago
O termo recondito vem do latim recondĭtu-, com o mesmo sentido. É particípio passado de recondĕre, «esconder». É no sentido de recanto ignorado que entendemos os destinos escondidos que iremos partilhar consigo. Locais que não são tão populares como outros no mundo, mas que apresentam uma grande riqueza.
Apesar destes lugares merecerem maior popularidade do que a que têm, são destinos ignorados por muitos. Fique a conhecer os encantos destes lugares escondidos em pleno coração do Minho.
5 locais escondidos para descobrir no Minho
1 – Corno do Bico
Este é um local mágico presente numa área classificada. A Paisagem Protegida deste local foi criada em 1999. Corno do Bico é uma atração imperdível presente em pleno Minho. O cenário que se encontra é simplesmente deslumbrante, uma floresta encantada que parece saída de um livro de contos infantis.
Corno do Bico apresenta muita beleza ao longo de um território que se estende por 5 freguesias (Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões), no município de Paredes de Coura, parte do Maciço Ibérico. Este lugar imperdível apresenta uma singular beleza ao longo dos seus 2.200 hectares.
2 – Aldeia de Pontes
Esta aldeia pode ser de tamanho reduzido. No entanto, este local faz-nos sentir grandes emoções. Aldeia de Pontes continua a ser revitalizada, estando devidamente preparada para receber os visitantes da melhor forma. Esta aldeia encontra-se presente num espaço mágico, sendo uma aldeia circundada por uma beleza bestial.
Esta aldeia tem um conjunto de alojamentos que asseguram todas as condições que se deseja e que permite aos visitantes deste lugar terem uma oportunidade única de descansarem num cenário deslumbrante.
Poder repousar neste local em pleno conforto, após se realizar um passeio pelas redondezas, revela-se bastante recompensador. O cenário deslumbrante que se encontra a circundar a Aldeia de Pontes é encantador. A Natureza típica do Alto Minho apresenta-se no seu máximo esplendor.
3 – Branda da Aveleira
Este destino encantador encontra-se presente na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A aldeia Branda da Aveleira situa-se na freguesia de Gave, mais precisamente, que se localiza no concelho de Melgaço.
A transumância (trata-se de mudança periódica de lugar) de pessoas e animais é um modo de estar que levava as gentes desta terra a ter dois lares. Havia a branda destinada para os verões e a inverneira destinada para os invernos. A deslocação periódica de rebanhos (ovinos, maioritariamente) que eram acompanhados pelos pastores.
No verão, a deslocação era realizada pelos vales e planícies (onde os pastos desapareceram), passando posteriormente para as altas pastagens das montanhas (transumância ascendente).
Depois, no começo do inverno, ocorria a deslocação destas montanhas (da Serra da Peneda, onde a neve deixava os animais sem ter o que comer). Os animais deslocavam-se para as zonas baixas (transumância descendente), onde os pastos reapareceram.
Esta aldeia representa a tipicidade da região, apresentando um conjunto arquitetónico interessante. Além da enorme beleza, a aldeia Branda da Aveleira encontra-se presente num cenário particularmente encantador, estando perfeitamente enquadrada num cenário singular, com uma paisagem deslumbrante.
Esta aldeia apresenta um conjunto de casas rústicas. As casas que tanto encantam os visitantes são chamadas de cardenhas. São construções muito típicas da região e destacam-se pela beleza singular que apresentam.
Algumas destas casas foram recuperadas para serem destinadas ao turismo. Elas foram recuperadas e decoradas com mobiliário rústico, para manter o estilo local. A traça original das casas foi respeitada.
Leia também:
- A igreja mais estranha de Portugal está em Vieira do Minho
- Branda da Aveleira, uma joia à entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês
- 5 lugares paradisíacos para descobrir no Minho
4 – Estorãos
Esta aldeia revela-se uma experiência imperdível. Estorãos apresenta-nos um ambiente medieval. Há muitas razões para visitar Estorãos. Existe na aldeia um conjunto de atrações encantadoras.
Esta aldeia também beneficia das caraterísticas das paisagens típicas da região minhota, que são sempre deslumbrantes. A aldeia de Estorãos encontra-se localizada no concelho de Ponte de Lima, sendo uma aldeia especial que proporciona a todos os que a visitam uma experiência bastante agradável.
Esta pequena aldeia minhota é impressionante. Estorãos é uma aldeia encantadora onde a ribeira que está na origem do seu nome corre e reivindica protagonismo na paisagem. As águas desta ribeira apresentam-se a serpentear por entre pinheiros, num espaço onde também há vinhas e campos no cenário, formando no local pequenos lagos e represas que tornam a paisagem particularmente deslumbrante.
Neste local, destaca-se ainda a presença de uma velha ponte românica. Este é um elemento importante que permite unir as duas margens da ribeira local. Por isso, Estorãos é uma aldeia bastante pictórica.
5 – Moinhos de Rei
O nome estranho deve-se ao facto de terem sido construídos moinhos no local a pedido de um monarca, D. Dinis. Este homem realizou obra, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do país. Ele foi dos reis que mais estimulou a agricultura e as atividades a ela associadas. Por isso, ficou conhecido como “O Lavrador”.
Moinhos de Rei encontra-se presente na Serra da Cabreira, em Cabeceiras de Basto. O conjunto de moinhos, construídos sobretudo no Entre-Douro-e-Minho, incentivou e desenvolveu a indústria da moagem que, anteriormente, era quase exclusivamente realizada pelo esforço do homem ou do animal.
Este espaço acolhe uma agradável área de lazer com condições para a ocupação salutar dos tempos livres. Tem um parque agradável, onde é possível passar um bom tempo em família. É possível realizar momentos de convívio e usufruir da paisagem natural.