Acabe com as moscas e formigas na cozinha. Confira os nossos métodos eficazes muito fáceis de colocar em prática! Se quer proteger a casa de insetos invasores, tem de aprender com os melhores. Reunimos um conjunto de dicas que permitem assegurar uma proteção contra formigas, mosquitos e moscas.
É mais fácil do que pensa evitar a presença destes insetos, seja na cozinha, na sala ou nos quartos. Pode fazer de qualquer divisão uma fortaleza bem protegida destes invasores. O melhor de tudo é que pode fazê-lo com facilidade e de forma prática e natural.
Livre-se das pragas! Diga adeus às moscas e formigas na cozinha
A presença de insetos invasores pode ser bem frustrante. Querer receber pessoas em casa e ter esse problema é algo humilhante. No entanto, há solução para os afastar de forma natural.
Quando estes insetos invadem áreas de armazenamento e confeção dos alimentos, além da frustração, há o desperdício de ter que deitar ao lixo alimentos. Contudo, com as dicas que reunimos para si, não terá mais de lidar com esse problema.
Os aromas e as propriedades açucaradas de alimentos que costumamos ter por casa atraem estes insetos, podendo marcar a sua presença em vários espaços, nomeadamente nos nossos armários e gavetas ou nos caixotes de lixo.
Com as estratégias que reunimos para si, não só irá resolver o problema quando ele surge, como irá conseguir prevenir, para que não volte a acontecer.
Atrair insetos
O verão é muito esperado pela maioria das pessoas. No entanto, nem tudo são rosas. Um dos problemas da estação é que nos faz lidar mais com a presença de insetos. Esta estação apresenta condições agradáveis que os insetos invasores adoram, como o clima quente e húmido.
Os visitantes saem à procura de novos locais onde possam viver melhor. Normalmente, encontram nas nossas cozinhas as condições ideais. As zonas que apresentam humidade e/ou com vegetação revelam-se um espaço encantador para os insetos, um alojamento bastante atrativo.
Outro problema que acontece é que estes invasores apresentam uma grande capacidade para encontrar bons esconderijos na nossa casa, estabelecem-se em locais improváveis e encontram neles as condições ideais para se reproduzirem.
Existem estratégias para prevenir que se viva com este pesadelo. Por exemplo, evitar que haja acumulação de lixo e/ou resíduos orgânicos. O lixo, os resíduos e as migalhas representam um banquete para insetos, como formigas, mosquitos e moscas.
A limpeza tem que ser geral, seja dentro da casa, seja num espaço exterior. A higienização dos espaços é importante para afastar formigas e moscas da cozinha. Desta forma, conseguirá proteger utensílios, acessórios e a comida destes invasores.
Solução caseira
Na nossa casa, temos vários produtos que podem ser usados como inseticidas domésticos. Podemos afastar esses invasores com soluções naturais. Os cheiros fortes podem ser uma arma importante para usar a nosso favor.
A colocação estratégica de condimentos pode funcionar melhor do que julga. Também pode usar plantas. Estas soluções caseiras podem ser usadas como repelentes para afastar insetos da cozinha, nomeadamente formigas, mosquitos e moscas.
Cravo da Índia e limão
O processo é simples: espete cravos em gomos de limão. A conjugação dos cheiros fortes destes produtos permite que o conjunto atue como um sinal químico negativo que irá contribuir para afastar alguns insetos destes dois ingredientes.
Louro, eucalipto, manjericão
Coloque estes ingredientes num pequeno saco de pano, preferencialmente com pequenos furos. Depois, distribua estes sacos com folhas de louro, manjericão e eucalipto por diferentes locais estratégicos, nomeadamente armários e gavetas. Desta forma, irá conseguir afastar as formigas.
Água, álcool e cravo da índia
O cravo da Índia revela-se um excelente repelente de insetos. Este ingrediente deve ser misturado com água e álcool, porque o álcool irá intensificar o odor do cravo. O processo é simples: reúna 145ml de álcool, 50ml de água e 5gr de cravo e misture.
Posteriormente, deixe o preparado apurar qualidades durante 3 dias. Finalmente, use essa mistura para limpar a banca, após ter cozinhado.
Água, álcool e arruda
Esta opção pode ser vista como uma alternativa ao cravo. Pode usar a arruda, especialmente se o objetivo for afastar moscas. Pode usar as mesmas dosagens apresentadas na solução anterior.
Se não tiver a arruda, pode usar alternativas, como algumas especiarias, nomeadamente a pimenta ou a canela.
Antes prevenir que lidar com o problema
É importante compreender o modo de funcionamento dos insetos invasores. Entre os insetos que invadem a nossa casa com mais frequência estão as moscas, os mosquitos e as formigas.
Mosca
Este invasor deposita os ovos em fezes ou em material em decomposição. É nesse espaço que as larvas se desenvolvem. Por aí, permanecem até crescerem. Posteriormente, este inseto voador adulto sente-se no direito de reivindicar o espaço como a sua casa.
Como evitar a presença destes insetos: coloque no frigorífico ou congelador alimentos como carne, fruta, legumes, verduras e outros frescos. Estes devem ficar armazenados em recipientes. Assim, as moscas não pousam nos alimentos, nem os assumem como seus.
Mosquito
Provavelmente, este será o inseto que demonstra ter melhor capacidade de adaptação ao ambiente urbano e contemporâneo. Estes insetos encontram nas casas das grandes cidades (e nas ruas) tudo o que necessitam, nomeadamente águas paradas, temperaturas elevadas e também… pipas humanas, isto é, muito sangue disponível.
As picadas dos mosquitos não deixam apenas marcas na pele. Elas podem ser bastante incómodas e perigosas. Os mosquitos podem originar doenças indesejadas, nomeadamente dengue, zika ou febre amarela, ainda que algumas sejam mais específicas noutras partes do planeta.
Como evitar a presença destes insetos: deve ter o cuidado de não ter nenhum reservatório de água parada na habitação, nem no quintal. A higienização dos pratos das plantas deve ser feita regularmente.
Além disso, deve fazer uma limpeza nas calhas dos esgotos e tubos de água. As redes mosquiteiras representam uma estratégia eficaz que impede que os insetos entrem na sua casa. A aplicação de protetor na pele é outro procedimento que deve realizar.
Aprenda a cuidar dos insetos:
- O que fazer se for picado por abelhas ou outros insetos
- Diga adeus aos insetos em casa
- Faça repelentes de insetos eficazes
Formiga
As formigas não andam sozinhas. Dadas as caraterísticas de organização destes insetos verá sempre uma fila de formigas. Ora, essa forma de ser destes insetos dificulta muito a eliminação da praga.
Se tivermos em conta que cada formiga pode transportar 14 tipos de bactérias, temos mesmo de tentar combater a praga. As formigas são culpadas por muitas infeções que acontecem nos humanos.
Como evitar a presença destes insetos: não deixe expostos os alimentos abertos. Deve ter um cuidado extremo, porque em poucos minutos ficam com um exército de formigas. Não é preciso muito para as atrair. Basta um conjunto de as migalhas que estes insetos ficam logo a achar que lhes foi oferecido um banquete.
Há truques caseiros e inseticidas industriais que são eficazes. No entanto, o seu efeito é apenas passageiro, se não existir uma limpeza regular do espaço. Tenha uma atenção particular com a cozinha. Trata-se de uma divisão que necessita de apresentar mais limpeza, porque há migalhas e restos de comida que podem ser bastante atrativos para estes insetos.
Se a ocorrência de insetos for significativa, estes procedimentos podem ser insuficientes.
Se houver pragas recorrentes em sua casa, pode ser necessário recorrer a um serviço profissional que terá produtos mais poderosos e eficientes para lidar com um problema mais grave.