Espaço icónico, é um dos restaurantes mais antigos do mundo e um dos mais fascinantes de Portugal, com uma história rica e encantadora!
Segundo podemos confirmar no seu sítio: “O restaurante Tavares é um dos maiores símbolos da gastronomia e arquitetura de Lisboa”. A elegância e o requinte deste estabelecimento encantam qualquer um.
A sua antiguidade é um posto, pois poucos no mundo conseguem ombrear na experiência adquirida na arte de bem servir. Quer saber mais sobre um dos restaurantes mais interessantes do nosso país?
Um dos restaurantes mais antigos do mundo é português
Antiguidade no mundo
Há um restaurante português entre os restaurantes mais antigos do mundo. Numa lista de restaurantes enigmáticos e fascinantes, há estabelecimentos de diferentes continentes, América, Ásia, Europa.
São espaços pioneiros que se mantiveram, apesar de todos os países terem atravessado guerras, crises económicas, entre outros problemas. Na lista onde o restaurante Tavares, representante português, se encontra num honroso 9.º lugar, há restaurantes de diversos países, nomeadamente: Áustria, China, Suécia, Japão, França, Alemanha, Estados Unidos da América, Espanha e Índia, como pioneiros na área da restauração.
A história
No coração do Chiado, em Lisboa, podemos encontrar um dos restaurantes mais antigos do mundo. O restaurante Tavares (também conhecido por Tavares Rico) tem como data de origem 1784.
Abriu à época como café, com o nome de “Talão”. Os irmãos Manuel e António Tavares adquiriram o negócio no ano de 1823. Pouco depois, em 1826, devido a conflitos entre Miguelistas e Liberais, o estabelecimento passou por um período conturbado e delicado, por se tratar de um refúgio liberal. Suspeitou-se que havia no estabelecimento quem apoiasse os opositores do rei D. Miguel, que se apoderou do trono de Dona Maria II.
A compra
Vicente Marques Caldeira comprou o estabelecimento em 1861, transformando o espaço no lugar mais chique da capital. Depois de uma profunda renovação e transformação do interior do café, passou então a usar o nome “Café-Restaurant, Tavares”.
Beleza
O espaço tornou-se icónico, um dos mais luxuosos de Portugal. A riqueza apresentada era muita, dos vitrais à talha dourada, dos espelhos aos lustres de cristal. Os motivos rococó combinavam com a elegância dos estilos belle époque e art nouveau.
Celebridades
O restaurante tornou-se bastante famoso. Tavares Rico era um estabelecimento popular no final do século XIX e atraía diversos intelectuais. Entre outros políticos, aristocratas e burgueses, muitos foram os que por lá passaram, nomeadamente: Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Oliveira Martins, Guerra Junqueiro e Sidónio Pais.
A morte
Vicente Marques Caldeira faleceu no ano de 1888. Manuel Caldeira assumiu a gerência do restaurante até 1923, quando também morreu. O restaurante foi comprado por Miguel Villan Monroy (numa sociedade com o filho José Marques).
Posteriormente, no ano de 1940, abriu falência. O recheio do restaurante foi leiloado em hasta pública. Nos anos que se seguiram, até ao ano de 1956, o restaurante foi gerido por algumas sociedades de forma intermitente.
A vida
O restaurante é Imóvel Classificado e integra a Zona Especial de Proteção, por via dos seus 200 anos de história. Uma história com muitos protagonistas, vendas, compras e falência. É importante destacar o surgimento de Fernando Lopes e o seu papel num restaurante que conta com 200 anos de história.
Entre os anos de 1973 e 2002, Fernando Lopes foi proprietário do espaço e uma das figuras mais importantes na existência do restaurante. Tavares recebeu a sua primeira estrela Michelin, no ano de 2009. A responsabilidade do feito coube ao talento do famoso chef José Avillez.
O conceito
Tavares é muito mais do que um restaurante. Tem uma história riquíssima e um ambiente único. Tornou-se um símbolo da gastronomia nacional. Uma referência que proporciona uma viagem no tempo, em que as memórias e emoções fazem parte da experiência.
Numa viagem memorável pela gastronomia portuguesa, pode optar pelo Linguado Meuniére e pela Perdiz à Convento de Alcântara, que são pratos clássicos do Tavares.
Informação útil
Morada: Rua da Misericórdia, 37, 1200-270 Lisboa, Portugal.
Contacto de email: [email protected]
Pode saber mais sobre o Restaurante Tavares, aqui.
Leia também:
- 5 igrejas em Lisboa que tem mesmo de visitar
- 10 das melhores hamburguerias de Lisboa
- 16 curiosidades sobre Lisboa para contar aos seus amigos
NCultura
Se leu “Lisboa tem um dos restaurantes mais antigos do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Deveriam ver historia e restaurante do Grande Hotel do Porto
Rua de santa Catarina
Um dos hoteis mais antigos ainda com arte de stucco.