Língua Portuguesa: escreve-se Eminente ou Iminente?
Ambas as palavras eminente e iminente existem na língua portuguesa. Com significados diferentes, devem ser usadas em situações diferentes.
Em que situações se usa eminente e iminente?
O adjetivo eminente quer dizer «muito acima do que o que está em volta; proeminente, alto, elevado; que é superior aos demais; sublime, excelente.
Exemplo
- O eminente presidente deve assinar a lei
- Jorge de Sena foi um eminente estudioso da obra camoniana
- A cidade é dominada por uma torre eminente
- Esteve também presente Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal…
- O eminente maestro conduziu a orquestra de forma magnífica
Quanto ao (também) adjetivo iminente, significa «que ameaça concretizar-se, que está a ponto de acontecer; próximo, imediato.
Exemplo
- A estrada foi cortada devido a um desabamento iminente de terra
- Os bombeiros precisam evacuar o prédio devido ao risco iminente de queda
- A sua promoção na empresa ficou iminente depois daquela reunião
- Há risco iminente de morte daquele paciente
Eminente e iminente: palavras parónimas
As palavras parónimas têm significados e significantes diferentes, mas aproximam-se fónica e graficamente, dando lugar a algumas confusões.
São várias as palavras parónimas:
Assim, por exemplo, as palavras “ilegível” e “elegível” são distintas, sendo que a primeira significa “indecifrável, que não se consegue ler”, e a segunda que “pode ser eleito, eletivo”: “a tua caligrafia é ilegível”; “aquele candidato é elegível com a maioria absoluta”.
O adjetivo “emergente” significa “que surge, que se manifesta”, enquanto “imergente”significa “que mergulha, que afunda”: “o Brasil é um país com uma economia emergente”; “aquele barco imergente estava abandonado”.
As palavras “emigrante” e “imigrante” também se confundem.
O “emigrante” é aquele que saí da sua terra natal e o “imigrante” é aquele que é recebido no país para o qual emigrou. Por isso dizemos: “os emigrantes portugueses procuram melhores condições de vida fora de Portugal”, “o nosso país recebeu muitos imigrantes dos países do Leste”.
“Eminência” provém do latim “eminentia” e significa “qualidade do que é eminente, elevação, superioridade moral, título que se dá aos cardeais”. Serve de exemplo a seguinte frase: “sua eminência, o cardeal de Lisboa, esteve presente na cerimónia”. No entanto, “iminência” provém do latim “imminentia” e significa “qualidade do que iminente, do que está prestes a acontecer”: “na iminência de uma derrocada, os moradores do prédio foram evacuados”.
Mais alguns exemplos:
- descrição e discrição
- evasão e invasão
- comprimento e cumprimento
- adereço e endereço
- acender e ascender
- descrição e discrição
- despensa e dispensa
- …
_